Vida e Saúde

O que é Ghosting nos relacionamentos?

Sending
User Review
0 (0 votes)

*Por Lorena Mariana

Imagina a cena:

Ana: Estou apaixonada, conheci um homem maravilhoso em um site de aplicativo e já tivemos 03 dates…

Paloma: Maravilhoso, amiga, estou feliz por você!

Ana: Mas, ontem mandei mensagem para ele e até agora ele não respondeu…

Paloma: Relaxa, ele deve responder você em breve…

Uma semana depois…

Paloma: E aí amiga, quando vou conhecer seu date?

Ana chorando aos pratos: Amiga, ele não me responde, não sei o que aconteceu…

Paloma: Eu acho que ele Ghost you, amiga!

Ana: Ghost? O que é Ghost?

Ana, não é a única que já foi vítima do ghosting, vamos entender melhor o que ghosting realmente significa e melhor ainda como superar se alguém ghost you!

O termo ghosting é derivado da palavra ghost, que significa fantasma em inglês.

Ghosting é um fenômeno muito comum que tem acontecido nas relações atuais e que acontece com pessoas de todos os gêneros sexuais.

Quando uma pessoa com quem você se relacionava desaparece como um fantasma

(nesse termo, só consigo me lembrando do fantasminha camarada, que no caso de ghosting não é nada camarada).

Pois, basicamente no ghosting, tudo parece ok, até que uma das partes simplesmente desaparece, para de responder suas mensagens, não atende quando você liga e todas as suas formas de contato são mal sucedidas. Isso se repete durante dias, até que você percebe que não tem mais nenhum tipo de relação com essa pessoa.

Quem pratica o ghosting pode acreditar que está fazendo um favor a outra pessoa. Pois, para não ter uma conversa sincera (e por vezes, dolorosa), prefere diminuir o contato até não ter mais relação nenhuma.

Porém, o praticante entende que essa é uma estratégia para não lidar com o enfrentamento e uma forma de evitar uma situação desconfortável.

Apesar de ser muito comum em relacionamentos amorosos, essa atitude de ghosting someone, não se limita apenas em relacionamentos amorosos.

Ghosting, pode acontecem em diversos tipos de relacionamentos, como: relacionamento familiar, profissional, social e até em alguns casos uma quem ghost someone, depois de um longo tempo, volta tentando reativar contato (tipo um fantasma que ressurge do nada).

Sabe aquele tipo de pessoa que vem com um “Oi sumido”… Você já passou por essa situação? Esse pode ser considerado também um ghost intermitente ou benching (derivado da palavra bench, banco em inglês).

É quando você conhece alguém, começa a ter intimidade com a pessoa e, então, ela desaparece, o ghosting acontece. De repente, ela some, não dá nenhum sinal, você tenta contato e nada.

Porém, a diferença desse ghost é que a pessoa retorna quando quer intimidade novamente. Ou seja, a pessoa aparece, pode desenvolver uma intimidade, desaparece, deixa a outra pessoa “no banco” e retorna quando quer alguma coisa de você.

Independente do tipo de relacionamento, o Ghost, pode sim ser muito doloroso e cruel, pois traz consigo uma série de sentimentos confusos e difíceis de lidar.

As pessoas vítimas de ghosting podem ficar com um sentimento de impotência. Afinal, a pessoa simplesmente desapareceu e você não consegue contato com ela. Diante dessa situação, surge o sentimento de rejeição, um sentimento de que você não interessante e ou não tem capacidade de fazer nada para consertar a relação e nem para entender o porquê de isso ter acontecido.

Para muitas pessoas, pode ser bem complicado passar por um término de relacionamento “normal”. Mas, no caso de ghosting, a situação é muito mais difícil. Pois as marcas que ficam na pessoa que foi a vítima podem ser bem mais profundas trazendo insegurança em relacionamentos futuros, autoestima baixa, traumas emocionais, que podem impactar a saúde emocional.

Sim, ghosting pode ser muito cruel, por isso saiba de alguns sinais comuns de que a pessoa tem intenção de ghost you:

Não ter assunto para conversar, atitude apática e falta de tempo para fora, essa última é o mais clássico de todos…

“Ah, eu não tenho tempo, I am busy…”

Será mesmo que a pessoa não tem tempo ou não está interessada em ter tempo para aquela pessoa? Fica aqui a reflexão!

E, como superar um ghost?

Se você já foi vítima de ghosting, deve ter percebido que na primeira impressão você tenta racionalizar o ocorrido, se convencendo de que a pessoa deve ter perdido o celular, está cheia de coisas para fazer, ou por qualquer outro motivo, não está conseguindo se comunicar – mesmo tentando insistentemente, não é mesmo?

Quando acontece o ghosting, a pessoa se encontra perdida, não conhece as motivações e nem sabe se um dia terá contato com o ghost novamente. Quando se entende o que está acontecendo, é necessário lidar com o término desse relacionamento, mesmo que não haja explicação clara.

Sendo assim, o ideal é que não gaste muito tempo e energia tentando entender o porquê que a pessoa não retorna à comunicação, para isso, estabeleça um limite para esse número de tentativas. Assim, caso não tenha sucesso, encerre essas tentativas: não pergunte mais pela pessoa, pare de mandar mensagens e ou ligar. 

Não se torture em ficar lendo mensagens antigas, vendo fotos antigas, evite o máximo que poder de agir dessa forma, pratique coisas saudáveis e mais interessantes que estão ligadas seu crescimento pessoal.

E busque alternativas e opções que tire essa situação do seu foco, ou seja, vire a página, segue o baile… Não alimente expectativas de que a pessoa vai voltar e dar explicações sobre desaparecimento. Pode ser doloroso inicialmente, mas considere que ela não voltará. Assim, você iniciará o processo de virar a página.

E o mais importante, não se culpe, não tem nada a ver sobre o que você fez ou o que deixou de fazer, o ghosting aconteceu por limitações da outra pessoa, foi por dificuldades dela, e não suas.

Infelizmente estamos todos sujeitos de vivenciar algo tipo de ghosting, seja em relacionamento amoroso, social, amizades, familiar, sendo assim cabe a investir em seu autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, praticando o bem-estar, o amor-próprio e o auto-cuidado, pois essa será a chave mestra para lidar com todas as situações cotidianas, inclusive ghosting de forma mais assertiva e harmoniosa com uma visão positiva para coisas novas e boas que estão para vir em vez de se prender a pensamentos e experiências desagradáveis do passado.

*Lorena Mariana é especialista em relacionamentos, com graduação em Pedagogia, Psicoterapeuta, Consultora Internacional de Análise de Perfil Comportamental, Internacional Master Love & Life Coach, Especialista em meditação, Palestrante com foco em transformação pessoal.

Informações de contato:

Instagram: https://www.instagram.com/lorenamarianaoficial/

Facebook: https://www.facebook.com/lorenamarianaoficial

Youtube: https://www.youtube.com/c/LorenaMariana

Website: www.lorenamariana.com

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 26 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page