Literatura

Tirinhas são porta de entrada para hábito da leitura das crianças

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Com imagens atrativas e linguagem acessível, histórias em quadrinhos são mais consumidas por crianças no Ensino Fundamental I, segundo o IPL

As tirinhas ainda são um fator essencial para comunicação, tanto que estão presentes em revistas, jornais, gibis e até mesmo programas de televisão. O gênero também é capaz de ser a porta de entrada das crianças para o hábito da leitura.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), em 2019, os públicos que mais consomem histórias em quadrinhos são crianças no Ensino Fundamental I e jovens universitários, mostrando que ela faz parte da rotina de aprendizado de estudantes de idades variadas.

Para a diretora da Catapulta Editores no Brasil, Carmen Pareras, pensar e publicar livros que ajudem as crianças é o principal foco da editora: “As tirinhas como um todo fazem parte do imaginário da população, assim como são ferramentas de aprendizado. Seja para entreter ou transmitir uma mensagem, elas são capazes de despertar emoções e gerar identificação com os leitores”, comenta.

Além disso, as tirinhas também possuem o poder de cativar pessoas de todas as idades, proporcionando momentos de descontração e reflexão. A combinação de texto e imagem torna a comunicação mais dinâmica e acessível, contribuindo para a disseminação de ideias de forma criativa e atraindo a atenção das crianças e jovens.

Segundo Pareras, as tirinhas desempenham um papel essencial na educação das crianças por diversas razões:

  • Incentivam a leitura: Elas apresentam textos curtos e imagens, o que torna a leitura mais leve e divertida para as crianças. Isso pode fazer com que elas despertem o interesse pela leitura desde pequenas.
  • Desenvolvem o senso de humor: As situações cômicas e o humor presente nas tirinhas ajudam os pequenos no desenvolvimento do senso de humor e na compreensão do uso da ironia.
  • Ensinam valores: Muitas tirinhas abordam temas como amizade, família, respeito, empatia, pensamento crítico e outros valores importantes de forma lúdica e acessível.
  • Estimulam a criatividade: As tirinhas incentivam as crianças a criarem suas próprias histórias e personagens, estimulando a criatividade e a imaginação.
  • Facilitam o aprendizado: podem ser utilizadas em aula para facilitar o ensino de diversos conceitos, como gramática, interpretação de texto e até mesmo temas mais complexos, de uma forma mais divertida.

Diante disso, personagens icônicos como Gaturro, com suas histórias engraçadas e situações cotidianas, tornam-se uma ferramenta para introduzir as crianças no mundo da leitura e da literatura de forma lúdica e prazerosa. O gato argentino, criado há 32 anos por Nik, junto de Ágata e Gaturrinho – vizinha e sobrinho de Gaturro, respectivamente –, traz pequenas histórias divertidas que podem despertar nos pequenos a paixão pela leitura.

Coleção Gaturro pela Catapulta Editores

Com mais de 50 livros, revistas e volumes de quadrinhos publicados, além de um filme animado e até mesmo um jogo online multiplayer baseado no personagem, Gaturro se tornou um ícone da cultura pop latino-americana. E, agora, ganha uma coleção de dois volumes publicada pela Catapulta Editores. “Com seu humor peculiar e situações hilárias do dia a dia, as tirinhas de Gaturro oferecem momentos encantadores para os fãs do universo dos quadrinhos”, explica Pareras.

A história dele gira em torno das peripécias e da vida cotidiana, nas quais acontecem aventuras em casa, com a família adotiva e nos telhados do bairro, onde ele interage com diversos personagens, incluindo Ágata e Gaturrinho. A relação especial de Gaturro com sua família humana é um dos pontos altos da narrativa, mostrando como os laços familiares podem ser tão importantes.

Desde 1992, as tiras de Gaturro tem encantado leitores na Argentina, em toda a América Latina e até mesmo na Ásia. “A trajetória de Gaturro é marcada por momentos divertidos, reflexões sobre amizade e inspirações para toda a família. O sucesso contínuo dessa história mostra como ela continua relevante e querida entre diferentes culturas ao redor do mundo”, finaliza Pareras.

Todas as opções de livros podem ser encontradas nas principais livrarias do país, tanto em lojas físicas quanto online, além do e-commerce da editora no www.distribuidoralibrum.com.br, com preços sugeridos ao varejo de R$39,90.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qui, 23 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page