User Review
( votes)Apesar de muito mais comuns em mulheres, a Dra. Amanda Abe, médica vascular e endovascular da HAS Clínica, explica que as varizes também acometem homens
As varizes são veias doentes que possuem alterações estruturais que dificultam o retorno venoso para o coração, geralmente nos membros inferiores. Os principais sintomas são dores nas pernas, inchaço, sensação de peso, câimbras e queimações.
Devido a questões hormonais e genéticas, as mulheres são mais acometidas pelas varizes, contudo, os homens também podem ser afetados pela doença. As causas de varizes no sexo masculino são diversas, porém, a principal é o fator genético. Fatores como ocupação profissional, sedentarismo e obesidade também podem ser responsáveis pelo acometimento. “A doença nos homens, segue o mesmo padrão da doença nas mulheres e os principais sintomas são inchaço e cansaço nas pernas principalmente no final do dia”, explica a Dra. Amanda Abe, Médica Vascular e Endovascular da HAS Clínica.
O tratamento das varizes no sexo masculino é igual ao tratamento do sexo feminino. Se dá, inicialmente, por meio de medidas comportamentais como perda de peso, alimentação saudável e balanceada, atividade física regular, uso de meias elásticas e venotônicos (medicamento).
As cirurgias, dependendo do caso, podem ser as convencionais, com a realização das flebectomias e aplicação de espumas densas dentro dos vasos doentes, ou as mais modernas, como o laser transdérmico e endolaser e, são necessárias quando o tratamento conservador não é suficiente ou quando o paciente apresenta um estágio mais avançado da doença, como vasos tortuosos e/ou com a presença de úlceras ativas ou cicatrizadas nas pernas, sinais bastante perceptíveis já no exame físico.
A prevenção é sempre importante, porém, em alguns pacientes pode prevalecer o fator genético e a doença se manifestar mesmo com tais medidas.
“Os homens acabam deixando as varizes de lado por dois motivos: primeiro porque se importam menos com a estética e segundo porque os pelos compridos das pernas as escondem. E, muitas vezes, procuram o médico só quando a doença está mais avançada, o que dificulta o tratamento. Por isso a importância de procurar um médico vascular assim que perceber algum sintoma ou o aparecimento de varizes”, esclarece a Dra. Abe.
A saúde vascular deve ser levada a sério. É de extrema importância a visita periódica ao cirurgião vascular, tanto para o tratamento das varizes, quanto para o diagnóstico de inúmeras outras doenças vasculares que podem ser tratadas precocemente, como a aterosclerose, os aneurismas de aorta, os pés diabéticos e muitas outras.
*Informações de HAS CLÍNICA.
Comente