User Review
( votes)Estamos presenciando mais um início de uma transformação no conceito do design mundial.Podemos perceber que na história, as manifestações artísticas sempre se renovam, e o novo se apresenta para confrontar o antigo, trazendo sempre uma nova abordagem que demanda conhecimento e adaptação.
Com a influência de Marcel Duchamp o minimalimo extraiu da arte os traços estéticos e eliminou os adornos , para a mais pura apreciacao de sua essência. No design, se instalou na decada de 60 , e com sua explosão nos anos 70 com uma resistência aos excessos da pop art, propôs espaços mais vazios, amplos e de tons suaves. A forma deveria emocionar com os mínimos elementos, com moveis de linhas retas, ausência de ornamentos , e design simples e funcional.
Lentamente o conceio de cocoon se apresentou, chamando atenção para a necessidade do recolhimento e a busca pelo aconchego, e o estar em si mesmo usufruindo o conforto de um lar.
As formas orgânicas foram aparecendo , sofás curvos cendendo espaço às linhas retas e minimalistas.
Um novo ciclo se apresentou, pois as constantes tranformações mundiais provocaram de alguma maneira a libertação do convencional, e permitiram o retorno às raizes.
O resgate de memórias, culturas, e detalhes aparecem como uma reação à autoridade minimalista. Os sofás brancos e os ambientes sem cor começam a perder sentido.
O tão aclamado “ menos é mais” está pouco a pouco perdendo a força, e a influência boêmia, aliada com a liberdade de ser e de viver se apresenta também no design.
O chamado Maximalismo está se fazendo presente, como um grito irreverente aos ambientes frios e descoloridos. Refletindo um estilo não convencional, ligados à música, e as artes, a cultura boêmia incorpora varios estilos étnicos, assim como o shabby chic e hyppie com influências Indianas e Tailandesas . Com cores fortes e consistentes, tecidos luxuosos e padrões metálicos e repleto de detalhes, o maximalismo e se apresenta como a mais nova tendência no design.
O maximalismo é a essencia da paixão, do poder e da liberdade que pode ser expressada atraves de um design único, onde o glamour e luxo do barroco francês se mescla ao estilo cigano ou oriental e promete uma liberdade ilimitada.
Este novo estilo porém,tem um forte apelo emocional e pode ser um pouco intimidativo, mas permite uma conexão plena com o que realmente admiramos.Na dúvida de como ousar, os designers estão aí para dar o toque de equilibrio para trazer um maximalismo equilibrado para dentro de casa.O segredo porém é o equilibrio na escolha das cores e padrões consistentes de tecidos e texturas, como uma cuidadosa escolha de móveis que possam contar uma estória de vida, em um ambiente bem balanceado e acolhedor.Hoje o “mais é mais” se apresenta como uma maneira de expressão, trazendo mais cores e personalidade aos ambientes mesmo que algumas correntes de tendências digam o contrario…
{gallery}2018out_maximalismodesign{/gallery}
Comente