Myrna Porcaro, arquiteta e designer de interiores -Foto: Thiago Silva
Decor Myrna Porcaro

O mundo do design sob o olhar de Myrna Porcaro

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Sou Myrna Gondi Porcaro, arquiteta e designer de interiores. Formada em Arquitetura e Design, atuo no Brasil há 30 anos e em Miami há quatro. Tive o prazer de estrear a coluna de Decoração da revista em 2014. Mas a partir de agora assinarei a nova coluna sobre Arquitetura/Interior Design e tudo o que envolve esse mundo mágico que nos fascina. Convite que muito me honra e me traz também enorme responsabilidade: a de informar com qualidade e atualidade os leitores que nos prestigiam.

De maneira despretensiosa, porém objetiva, trago hoje a importância do profissional de Interior Design no conceito, assinatura e acompanhamento dos projetos que quase sempre são frutos de sonhos. E se sonhos são perfeitos, deveríamos nos movimentar em busca desse ideal para viabilizá-los. Na vida real muitos fatores e dificuldades estão envolvidos no processo do projeto.

Sempre digo que o Interior Designer deve ser uma ferramenta à disposição do cliente, família ou empresa que o contrata. Esse profissional tem como missão trabalhar incansavelmente para extrair de seus clientes o desejo, as necessidades, as limitações e o budget. Orientá-los em todas as fases do processo, inclusive antes da compra dos imóveis, se possível. O primeiro passo para a escolha “da sua ferramenta ideal” é uma pesquisa de histórico. Quem é o profissional, o que já realizou, o estilo predominante de seus projetos e também a empatia por sua personalidade. Sim, porque contratantes e contratados terão um intenso relacionamento, que poderá ser muito rico na troca de informações, experiências e principalmente quanto ao retorno na forma do projeto concluído.

DICA: procure visitar um projeto concluído do profissional e conversar com seus clientes recentes.

Mais informações em myrnaporcaro.arq.br
Facebook: myrnaporcaroarquitetos
Instagram: @myrnaporcaroarq
E-mail: myrnaporcaro@yahoo.com.br

O profissional de Design 

Living e Canto Bar -  Nesse projeto, a necessidade de trazer para o Living o Home Theater e ainda usar a parede como um bar fez com que a solução encontrada fosse uma abertura estratégica entre um closet, que antes não se comunicava com o Living, transformando-o numa charmosa adega. Ali as bebidas são armazenadas e os drinks preparados e o ponto ainda se tornou uma atração do ambiente. Tudo foi integrado pelo painel em madeira natural que reveste a extensa parede do Living e destaca a porta principal do apartamento, além de camuflar as portas secundárias, como do lavabo e cozinha

O profissional de Design de Interiores deve buscar ampla formação para desenvolver habilidades específicas fundamentais para o sucesso da carreira, ou seja, para atender bem seus clientes. Deve desenvolver habilidades múltiplas para criar e se reinventar, sempre gerando espaços estritamente agradáveis, porém igualmente funcionais. Supõe-se que ele seja expert em cores, textura, forma, seleção e colocação de móveis, fluxo de tráfego, iluminação e mais um universo que compõe o produto acabado: ambientes onde vivemos, moramos, trabalhamos ou curtimos nossas horas de lazer.
Atualmente, além das habilidades criativas e técnicas, espera-se dos profissionais de Design que também tenham boas noções de business, pois o montante investido em cada imóvel, independente da possibilidade do cliente, pode ser um investimento calculado para que se multiplique ou não se perca anos mais tarde na troca do imóvel. Ou, no mínimo, para proporcionar aos que o contrataram eficientes orçamentos do mesmo produto, gerando concorrências que, com certeza, beneficiarão o projeto com o binômio melhor custo/benefício.
Tudo isso requer experiência, treino e conhecimento do mercado por parte dos profissionais de Interior Design, além de imparcialidade.
DICA: é prudente evitar contratar serviços de projeto de empresas que também fornecem produtos de design, por motivos óbvios.
Feita a escolha, mãos à obra e vamos acompanhar o processo! A real importância do projeto de Interior Design no seu planejamento, seja residencial, institucional, comercial ou até empresarial, é que o profissional e suas técnicas têm o poder de deixar os ambientes mais agradáveis, harmônicos e funcionais, valorizando o imóvel e transmitindo a personalidade de seus clientes ou usuários.
Além disso, um projeto na casa, por exemplo, pode ser o primeiro passo para o aumento da qualidade de vida, diminuição do estresse, além de que os espaços criados começam a gerar os momentos de descompressão da família e seus amigos, e isso é o mais valioso dos resultados. Como arquiteta e interior designer confesso que o maior de meus retornos é ouvir de meus clientes sua satisfação e prazer, além da mudança radical de qualidade de vida, ao poderem se reunir com a família em determinados ambientes sonhados a quatro mãos.

Cozinha Gourmet e Sala de Jantar - Outro ponto marcante de intervenção no preparo deste imóvel para receber a família foi a integração de um dos terraços com a Sala de Jantar, criando ali o espaço para a churrasqueira, que antes não havia no imóvel.

Veja alguns vitais tópicos que apenas um arquiteto ou interior designer pode solucionar e entregar para você:
1)PROJETO INTELIGENTE: projeto inteligente e eficiente busca, além de ser esteticamente impecável, apropriado aos hábitos, necessidades e orçamento do cliente.
2) PROJETO GERA FUNCIONALIDADE: é o mínimo que se espera de um profissional preparado, que além do lado estético, deve levar em consideração o fluxo de circulação, a melhor insolação, as aberturas corretas de portas e todos esses detalhes mínimos, que sejam cuidados a favor dos usuários.
3) AMBIENTES DESENHADOS POR UM DESIGNER PERSONALIZAM O ESPAÇO: a história dos clientes, seu gosto, seus objetos de estimação devem ser considerados, interpretados e inseridos no contexto do conceito pelo profissional.
4) PROJETO PARA UMA CASA ORGANIZADA: otimiza a rotina e melhora a vida.
5) COR: paletas bem dosadas fazem bem ao espírito, ao humor e à saúde. Os tons neutros, nudes, beges, off whites, cinzas, azuis e verdes estão sempre nas minhas paletas e nos meus projetos. Mas também já houve o desejo da predominância do vermelho e deu certo! Tudo é possível com equilíbrio.
6) ILUMINAÇÃO: a boa luz é um dos principais ingredientes para o triunfo do projeto, a natural e a artificial. A luz pode transformar completamente os espaços, tornando-os maiores, mais aconchegantes e corrigindo problemas da arquitetura, inclusive.
7) MÓVEIS: são peças-chave na decoração e a ajuda de um profissional experiente e imparcial na escolha dos produtos é fundamental. São inúmeras as marcas e fábricas, mas muitos fatores diferenciam e podem ser decisivos na seleção que cada um tem no projeto. Por isso é tão necessária a imparcialidade do profissional contratado.
8) OBRAS DE ARTE: além de deixarem o espaço mais sofisticado, as obras de arte despertam a curiosidade das pessoas e esse aspecto lúdico é essencial aos projetos contemporâneos.
9) ACESSÓRIOS: cortinas, tapetes, luminárias e outros itens devem ser harmonizados entre si, além de conversarem com o conceito do projeto. São infinitos itens que compõem o projeto e tudo deve ser regido pela batuta do designer, chamado de “Maestro do Projeto”, ou seja, quem organiza todo o conjunto.

Jardim Vertical - Outra sugestão da profissional, que muito enriqueceu a decoração e transformou a qualidade de vida dos clientes, foi a criação de um jardim vertical em uma das paredes do terraço.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 19 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page