Decor

6 dicas importantes para decorar um apartamento alugado

Sending
User Review
5 (1 vote)

Arquiteta Rose Chaves destaca possíveis mudanças que deixam os cômodos mais confortáveis, sem gastar uma fortuna

Não é de hoje que muitas pessoas buscam a oportunidade de viver de aluguel como um estilo de vida. Seja pela facilidade na hora das contas ou por não ter aquele compromisso fixo em residir em um único lugar. Mas, independente da região, todo mundo prioriza aquele ‘cantinho’ sagrado e é importante – e possível – deixá-lo com a ‘cara’ do dono, sem gastar uma fortuna. 

A arquiteta e especialista em Pisos e Revestimentos, Rose Chaves, destaca 6 dicas para transformar os cômodos de um apartamento, mesmo com todas as limitações, deixando-os confortáveis, aconchegantes e com itens e serviços fáceis de encaixar dentro do orçamento. Confira.

1. Priorize o essencial 

Nada de muitos móveis, cabeceiras ou cômodas. Neste tópico é importante destacar, segundo Rose, que o ‘básico’ sempre funciona, então, é importante dar prioridade aos móveis, objetos e itens no geral que realmente vão fazer a diferença em cada cômodo e serão úteis. “Pergunte-se se aquilo é realmente necessário, se a resposta for não, não tem necessidade de mantê-lo ali. Mudanças para apartamentos alugados precisam ser práticas, apenas com o essencial”, comenta a especialista.

2. Invista em papel de parede ou adesivos

Para dar aquele toque especial dentro de uma sala, escritório ou quarto, papéis de parede ou adesivos são excelentes alternativas e com custo de mão de obra relativamente baixo, se comparado a de uma obra. Se você está pensando em cores vibrantes, lembre-se de utilizá-las  apenas em uma parede, por exemplo, e nas demais, aposte em objetos decorativos em cores neutras, para que o espaço não fique cansativo e ao longo dos dias, enjoativo.

3. Use iluminação de sobrepor, abajur ou luminária de mesa

Seja para um clima mais despojado com a iluminação ou apenas deixá-lo como objeto decorativo, existem milhares de possibilidades para utilizar um item como luminárias dentro de cômodos. Um grande exemplo está na iluminação com trilhos, por exemplo, muitos deles devem ficar aparentes, sem a necessidade de quebra-quebra dentro de casa. Em paralelo, abajures ou luminárias, de mesa, piso ou parede, entregam o melhor da decoração quando se coloca a criatividade em jogo. “Brincando, inclusive, com outros itens como os quadros, vasos e outros. Sempre rende uma boa dupla e fica muito harmonioso, principalmente, em sala de estar, jantar ou até em quartos”, completa Rose.

4. Troque a marcenaria por nichos e prateleiras

Nichos e prateleiras são soluções práticas para evitar a marcenaria em um apartamento. É possível adaptar em tamanhos e cores diferentes e deixá-los prontos para guardarem livros, porta-retratos, esculturas, luminárias e vasos de plantas. Além de serem ótimos parceiros na organização, deixa o ambiente agradável, versátil e charmoso, em todos os aspectos. Nichos e prateleiras são excelentes opções para um escritório!

5. Use persianas e tapetes

Assim como as cortinas, as persianas também controlam a luminosidade e ventilação em um ambiente, porém, apresentam uma ideia mais moderna e elegante. São disponíveis em muitos modelos, formatos, materiais e cores, não é de hoje que as persianas vêm ganhando espaço em projetos de design e arquitetura, já que aprimoram a decoração de um espaço. O mesmo acontece com tapetes. Eles têm a função de combinarem com móveis, paredes e objetos daquele cômodo, além de claro de terem a função de cobrir, em muitos casos, um piso que não está em boas condições. Para evitar o quebra-quebra naquele momento, pensar em um tapete grande, estiloso, é uma saída ideal!

6. Invista em objetos de decoração

As paredes são as maiores amigas quando o assunto é decoração. “Aposte em quadros, obras de arte, azulejos e até fotos. Deixe a sua criatividade tomar conta daquele ambiente e traga também, itens importantes para você e toda família”, reforça Rose. Isso também pode acontecer na escolha de objetos em estantes. Algum item importante de viagem, porta retrato, livros ou relógios. A arquiteta ainda lembra que plantas são fundamentais quando ainda está em dúvida na decoração. É possível optar pelas plantas em cima de armários, cabeceiras ou até no teto. “Neste caso, existem algumas que são mais fáceis de cuidar como os cactos, as suculentas ou jiboias, por exemplo”, completa Rose. 

Foto: Shutterstock/ PetraPhoto

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 21 jul.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page