Turismo

Guia completo para visitar o Alentejo em 2024

Sending
User Review
0 (0 votes)

Distante apenas 1h30 de Lisboa, região portuguesa reserva experiências únicas

Portugal é um país fascinante e que, em 2023, recebeu 1,1 milhão de turistas brasileiros. Um dos destinos que têm atraído cada vez mais visitantes é o Alentejo, a maior e mais autêntica região de Portugal, também conhecida por ter um clima de interior. O Alentejo é repleto de lindas cidades históricas, vilas charmosas, paisagens naturais marcantes, belas praias e vinhos deliciosos. 

Se você pretende conhecer o Alentejo ainda este ano, confira abaixo um guia completo com as principais informações do destino.

Onde fica: o Alentejo é uma região localizada ao sul de Portugal. São 58 municípios, incluindo Évora, Beja, Portalegre, Elvas, Estremoz e Monsaraz. Évora é a principal cidade do destino, com 50 mil habitantes, e reduto de belíssimos pontos turísticos. 

Como chegar: o jeito mais rápido e fácil de chegar até o Alentejo é de carro, já que o destino fica a apenas 1h30 de distância de Lisboa. Também há a possibilidade de pegar um trem a partir de Lisboa com destino a Évora e com duração média de 1h30. 

Clima: o destino tem clima temperado, ou seja, o verão (21 de junho a 23 de setembro) é quente e seco, enquanto o inverno (21 de dezembro a 20 de março) é frio e úmido. Já a primavera (20 de março a 21 de junho) e o outono (23 de setembro a 21 de dezembro) registram temperaturas amenas e pouca amplitude térmica. 

Quando ir: mesmo com a variação de clima ao longo do ano, cada estação reserva lindas paisagens e experiências únicas, fazendo com que o destino possa ser visitado durante todo o ano. 

Quanto tempo ficar: o Alentejo conta com muitos atrativos e atividades para todos os perfis de viajantes. O ideal é reservar de 5 a 7 dias para uma viagem completa pela região. 

Onde se hospedar: o Alentejo conta com diversas opções de hospedagem, com excelente estrutura para os hóspedes. De hotéis históricos a vínicos, o destino tem uma vasta oferta hoteleira para todos os gostos. No Alentejo é possível se hospedar em uma sky suíte, em que o teto retrátil permite observar as estrelas. Além disso, dá para viver uma experiência única de hospedagem em um dos hotéis que também são vinícolas. Esses hotéis oferecem aos visitantes a incrível oportunidade de conhecer de perto todo o processo de produção do vinho. Algumas das hospedagens, inclusive, oferecem visitas às vinícolas, jantares harmonizados, e até mesmo a possibilidade de participar da colheita das uvas.

O que fazer: o destino conta com atividades para todas as idades. Além disso, o Alentejo é uma excelente opção de viagem para casais, família e amigos que apreciam cultura, história, boa gastronomia e vinhos de alta qualidade. Em Évora, vale muito a pena visitar o Templo Romano e a famosa Capela dos Ossos, um dos pontos turísticos mais visitados do destino. Também vale fazer um passeio pelo encantador centro histórico, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. 

Ao planejar o roteiro, é válido dedicar dias para conhecer Monsaraz, uma pequena vila medieval do Alentejo. A principal atração turística de lá é o Castelo de Monsaraz, patrimônio muito bem preservado do século 14, de onde é possível ter uma vista panorâmica dos campos e do Alqueva, o maior lago artificial da Europa. De lá também se pode presenciar um dos mais belos momentos do Alentejo: o pôr do sol. Ainda em Monsaraz, não dá para deixar de fora um passeio de balão de ar quente e o Observatório do Lago Alqueva, onde os turistas podem descobrir e explorar o universo de forma única, por meio de observação das estrelas, acompanhados de um bom vinho alentejano. 

Outra cidade do Alentejo que vale a pena visitar é Elvas, conhecida como a “Rainha da Fronteira”, por estar colada à Espanha. Elvas é a maior cidade fortificada da Europa e possui um centro histórico repleto de igrejas e conventos. 

A menos de 20 minutos de Elvas está Estremoz. A cidade tem ótimos restaurantes e é internacionalmente conhecida por suas jazidas de mármore branco.

O que comer: a gastronomia no Alentejo é de dar água na boca. Os pratos alentejanos são conhecidos pela simplicidade e variedade de ingredientes que são produzidos na própria região. Além de se comer muito bem, ainda é possível provar diferentes iguarias em cada destino visitado, preparadas com ingredientes locais e a partir do conhecimento e tradição passados de geração em geração. Destaque para as migas (pão caseiro que combina super bem com carne, bacalhau etc), açorda de bacalhau (espécie de sopa com muitos temperos e condimentos), porco preto (carne cozida lentamente e muito suculenta); cozido de grão (prato preparado com vários tipos de carne e um toque de hortelã) e a sericaia (doce típico do Alentejo feito com ovos, açúcar e canela). Todos os pratos podem ser harmonizados com um delicioso vinho alentejano. 

Sobre o Alentejo 

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é cofinanciada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 18 jun.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page