Business

Vale a pena ter um blog para empresa?

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Sim! E a tarefa é bem mais fácil do que você imagina!

Se você atende seu público pessoalmente, por email ou telefone, muito provavelmente você está constantemente explicando detalhes dos seus produtos e serviços, a forma como a sua empresa trabalha e quais soluções oferece para o cliente. Ou seja, você automaticamente já cria um conteúdo que poderia servir para alimentar um blog.

Blog é uma ferramenta ou um formato?

Já vi muita gente confusa com a definição de blog. Muitos acreditam que só tem um blog quem usa a ferramenta blogger (do Google) ou similares. Mas, bem antes das ferramentas (facilitadoras) de blog existirem, quem tinha um website com aquela famosa seção “Novidades” ou “Notícias”, já estava “blogando”.

De acordo com a Wikipédia, blog é o encurtamento de weblog (web = a grande teia + log = registro frequente de informação, como um diário). Então, o blog, nada mais é, do que uma ferramenta (mídia) de marketing da sua empresa. É um formato, pois quando mencionamos a palavra blog, já deixamos subentendido o tipo de website (ou área especifica de um website) a que estamos nos referindo. E é também a ação de registrar com frequência informações que se completam ou se relacionam.

Principais vantagens de um blog

Considerando que tudo na internet gira em torno de conteúdo, principalmente em formato de texto, se o seu cliente está usando uma ferramenta de busca para encontrar o seu produto ou serviço, ele digita palavras, em um buscador que pode ser o Google, que traz uma lista de resultados na forma de texto.

Se o seu cliente usa o Youtube para pesquisar sobre um determinado assunto, antes de chegar em algum vídeo, ele irá fazer uma busca com texto também. Se o seu cliente viu um post que você publicou nas redes sociais, ele pode querer deixar um comentário (texto) ou compartilhar com alguém (mais texto).

Então, criar textos/artigos para informar o público sobre os seus produtos e serviços tem, pelo menos, as seguintes vantagens:

1 – Mais visitas no website da empresa: explicando de forma bem simples, se o seu blog tem as palavras que as pessoas estão digitando nas buscas mencionadas acima, então as ferramentas terão o que precisam para servir o seu blog como fonte de informação relevante.

2 – Mais vendas para a sua empresa: se o item 1 acima oferece ao seu cliente uma solução, a chance de ele fechar com você é grande, pois através do domínio do assunto que você demonstrou, aos olhos daquele visitante/cliente, você passará a ser uma autoridade no assunto.

3 – Custo baixo: se a sua empresa já tem um website, então você já tem um custo pré-definido para manter o site. Adicionar conteúdo ao blog irá gera um custo extra muito baixo ou até mesmo custo zero, se você ou alguém do seu time, criar e publicar o conteúdo.

4 – Organização e centralização da informação: no exercício de gerar conteúdo, você se vê obrigado a organizar, categorizar, planejar e agendar o fluxo de informação que será exposto aos seus clientes através do blog. Dessa forma, blog pode se tornar uma ferramenta muito prática para o seu time de vendas, facilitando também na fase de contratação de novos funcionários.

5 – É permanente: o controle do conteúdo é todo seu. O blog é um patrimônio da sua empresa.

Dicas para tornar o blog eficiente

O blog é um canal que deve ser usado para ajudar o seu cliente, das mais diversas formas, portanto, o conteúdo deve ser planejado com foco no cliente. Não use o blog para falar sobre a sua empresa, de forma corporativa, pois o seu website provavelmente já tem uma página reservada para a sua empresa e equipe.

Dentro da sua empresa, com uma certa facilidade, você irá conseguir explorar os seguintes itens:

1 – Aproveite os especialistas da sua empresa: traga o seu time para o seu blog. Aproveite o potencial de cada um e gere um conteúdo que “converse” diretamente com o seu cliente.

2 – Mantenha a frequência e consistência: defina uma agenda de publicação, com data e temas. Crie uma lista de temas e distribua os temas durante um determinado período de forma seja possível para você e sua equipe manter os prazos de publicação em dia. O Googlebot, robot que rastreia a internet a procura de páginas novas, adora frequência e consistência de publicação, mais um forte motivo para manter a sua agenda em dia.

3 – Aceite comentários: permita que os visitantes deixem comentários no seu blog. Os comentários enriquecem o conteúdo já existente na página e ajudam você a providenciar informações ainda mais precisas para o seu público-alvo.

4 – Dissemine nas redes sociais: não se esqueça de compartilhar seus novos posts nas redes sociais. Um novo artigo do blog pode gerar vários posts, focando em diferentes vertentes de conteúdo.

5 – Informe sobre o novo conteúdo via e-mail: envie uma newsletter com o novo conteúdo para a sua lista de e-mails. Aproveite para enviar ofertas e anúncios de novos produtos e mantenha a sua empresa sempre presente na rotina do seu cliente.

6 – Linguagem fácil: cada assunto tem o seu tom especifico, mas de maneira geral tente não criar conteúdo muito rebuscado e com palavras complicadas. Em se tratando de conteúdo informativo sobre produtos ou serviços, quanto mais claro for o texto, melhor. Se a leitura for difícil, o visitante tende a voltar para a página de resultados do Google (por onde ele entrou no seu website), para então clicar em algum outro site concorrente listado lá e que ofereça um conteúdo mais fácil e claro de ser compreendido.

A tarefa de fazer um visitante chegar até um website não é simples. Se você vai usar um blog para atrair mais visitas, certifique-se de criar um conteúdo informativo e que agregue valor para o seu cliente, de forma que ele chegue até o seu website e queira ficar.

SOBRE A AUTORA
Vivianny Rodrigues é especialista em Web Marketing, e atua na área desde 2009.
support@acmproductions.com 

Foto:  rawpixel on Unsplash

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qui, 22 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page