Culinária

Saiba a origem da Festa Junina e aprenda a receita do delicioso “quentão”

Sending
User Review
5 (1 vote)

Por: Beatriz Pinho

Uma das festas mais populares e queridas entre os brasileiros é a Festa Junina, mas engana-se quem pensa que ela é originária das terras tupiniquins. Assim como o Brasil, as celebrações do mês de junho são uma junção de várias outras culturas. 

Embora seja amplamente conhecida por ser uma festividade em homenagem a três santos católicos, Santo Antônio, São João e São Pedro, a Festa Junina originalmente era pagã, ou seja, não tinha qualquer ligação com o Cristianismo. A igreja decidiu ressignificar toda a celebração por ser algo fortemente popular e difícil de acabar. Mas como ela começou? Antes mesmo da Idade Média! As pessoas do hemisfério norte recebiam o verão, no mês de junho, com homenagens aos deuses da natureza porque era uma forma de pedir que a colheita dos cereais fosse farta. E entre esses cereais estava o milho, o ingrediente principal de várias comidas típicas como a pipoca, a pamonha e o bolo de milho.

A quadrilha, outra peça importante e tradicional da Festa Junina, tem sua origem na Inglaterra e depois foi adaptada às tradições francesas e à dança de salão. Algumas palavras mostram essa relação como “Anarriê” (quando os casais vão para trás) e  “alavantú” (casais vão para a frente). Esses costumes eram populares na Europa e chegaram até o Brasil, ainda na época colonial, com os portugueses. A mistura foi ainda maior através do contato com os indígenas e hoje, dentro do território brasileiro, existem várias formas de brincar durante o mês de junho. Cada região do país tem sua maneira de celebrar e suas tradições. 

Essa grande mistura resultou na segunda maior festividade do país, perdendo apenas para o Carnaval. O mês de junho chega e com ele o céu fica enfeitado de bandeirinhas coloridas, as comidas gostosas como a canjiquinha e o curau aparecem e o brasileiro se sente mais feliz. Por isso, separamos essa receita de quentão, uma das bebidas típicas do período e também uma bebida bem brasileira!

Ingredientes: 

  •  1 garrafa de cachaça (600 ml)
  • 600 ml de água
  • 500 g de açúcar
  • casca de 2 laranjas
  • casca de 1 limão
  • 50 g de gengibre em pedacinhos
  • cravo-da-índia a gosto
  • canela em pau a gosto
  • 1 maçã cortada em pedacinhos

Modo de fazer: 

Em uma panela no fogo coloque o açúcar, o limão, as cascas de laranja, o gengibre, o cravo e a canela. Quando o açúcar começar a derreter, acrescente a cachaça, a água e deixe cozinhar por 20 minutos em fogo médio. Depois disso é só filtrar e adicionar a maçã. Pronto! 

Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 25 jun.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page