Bárbara Rita Cardoso, vencedora na categoria Mestrado ou Doutorado, desenvolveu pesquisa com castanha do Pará
Programe-se

O futuro da pesquisa: ‘Como Será?’ apresenta vencedores do Prêmio Jovem Cientista

Sending
User Review
0 (0 votes)

Programa homenageia a chegada da Primavera, no Brasil, com ‘Hoje é dia de…’ gravado em Holambra, a Capital Nacional das Flores
Três jovens pesquisadores. Três estudos desenvolvidos para melhorar a segurança alimentar. O ‘Como Será?’ apresenta os vencedores do Prêmio Jovem Cientista 2015, divididos em três categorias: Mestrado ou Doutorado; Ensino Superior e Ensino Médio. O Prêmio é responsável por revelar talentos e impulsionar a pesquisa no Brasil há 34 anos. Doutora em Nutrição Experimental pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, Bárbara Rita Cardoso foi a vencedora na categoria Mestrado ou Doutorado. Ela estudou o efeito da ingestão de castanha de caju (rica em selênio) em pacientes com déficits cognitivos leves e tendência ao Alzheimer. De São Marcos, no Rio Grande do Sul, a estudante Joana Meneguzzo Pasquali venceu na categoria Ensino Médio. Aluna do Colégio Mutirão de São Marcos – Associação Educacional São Marcos, ela desenvolveu uma fita colorida para identificar, em casa, se o leite está adulterado. O terceiro premiado é Deloan Edberto Mattos Perini, na categoria Ensino Superior. Cursando Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS), ele desenvolveu um modelo de agricultura urbana que agiliza o processo de abastecimento de alimentos em cidades de pequeno porte.
No quadro ‘Hoje é dia de…’, o ‘Como Será?’ antecipa a chegada da Primavera, no Brasil, que começa oficialmente no país em 23 de setembro. Alexandre Henderson viaja até Holambra, cidade do interior de São Paulo conhecida como a Capital Nacional das Flores. Ele passeia pelo centro florido e visita um sítio especializado na produção de gérberas. Na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), o apresentador promove um ‘teste do olfato’ com o público que passeia por lá e uma perfumista; e, por fim, apresenta diferentes tipos de flores comestíveis. Suaves ou picantes, elas podem ser usadas em sanduíches, refogados, sopas, geleias e compotas.
No estúdio, Sandra Annenberg conversa com a ginecologista e sexóloga Carolina Ambrogini sobre a sexualidade da mulher. A especialista fala sobre as doenças tipicamente femininas, libido, menopausa e tabus acerca do tema, além de responder dúvidas enviadas pelo público. O bate-papo começa após a exibição de uma reportagem sobre a aprovação da pílula rosa, que promete melhorar a vida de milhares de mulheres que sofrem com a falta de desejo sexual em todo o mundo.
Sandra também recebe a Banda Liberdade, formada pelo juiz da Vara da Infância de Passo Fundo, Dalmir de Oliveira Júnior, com menores infratores. Longe dos tribunais, ele vem usando o rock para promover mudanças nas vidas desses jovens.
Pesquisas apontam São Paulo como uma das 10 cidades mais cinzentas do mundo atualmente. A repórter Mariane Salerno conversa com especialistas em meio ambiente sobre como as árvores podem minimizar ou mesmo resolver problemas como as ilhas de calor, poluição e prejuízos à biodiversidade. A reportagem aborda os benefícios de se viver em um local arborizado e a importância de iniciativas voltadas para o cultivo do verde, como a proposta do Verdejando, parceria da Globo com a Prefeitura de São Paulo, que promove um debate sobre a conscientização da preservação ambiental na cidade pelo terceiro ano consecutivo.
O ‘Expedições Urbanas’ desembarca em Recife para explicar a lei que exige a instalação de telhados verdes em edifícios com mais de quatro pavimentos. Prédios não habitacionais com mais de 400 metros quadrados também deverão ter uma camada de vegetação nas coberturas. O objetivo da medida – sancionada pela prefeitura – é aumentar as áreas verdes para diminuir os efeitos das ilhas de calor na cidade, além de melhorar o aspecto paisagístico da capital pernambucana.

Sobre o ‘Como Será?’
‘Como Será?’, parceria do Jornalismo e da área de Responsabilidade Social da Globo com a Fundação Roberto Marinho, tem como objetivo compartilhar com o público experiências transformadoras, exemplos de cidadania e colaborar para a construção de um futuro melhor ao tratar de maneira integrada temas como educação, ecologia, mobilização social, trabalho e inovação. É um espaço para apresentar, conhecer e incluir pessoas e ideias, que conta com a interatividade como grande aliada.

Crédito: Globo/ Divulgação
O ‘Como Será?’ vai ao ar no canal internacional da Globo sábado, 19 de setembro, nas Américas, dia 20, no Japão e Austrália, e sábado, dia 26, na África e Europa.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 26 jul.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page