Wal Reis

Não confunda timidez com falta de educação

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

*Wal Reis

Vira e mexe isso acontece: o ser humano está ali, com jeito de poucos amigos, num canto da festa, mal mexe os lábios para responder a um cumprimento, não aceita nada – do canapé ao gin tônica – e fuzila com o olhar os desavisados que ainda insistem em algum tipo de integração, respondendo entre dentes e por monossílabos. A tentativa de sorriso vira quase num espasmo, tal a falta de familiaridade com a ação. “Não liga, ela é tímida…”, desculpa-se o infeliz que arrastou o estrupício até ali.

Mas não é timidez, não. O nome disso é falta de educação, que não deveria ser tolerada nem em crianças, quanto mais em adultos detentores de CPF. A timidez de verdade é uma dificuldade de sociabilização involuntária, sem relação com mau humor ou malcriação.

Já presenciei tímidos em rodinhas, muito bem integrados, rindo e falando pelos cotovelos. Essa timidez restrita a certos guetos – normalmente aqueles com gente que não interessa – fala muito sobre quem amarra a tromba. Se pudéssemos ler a mente do falso tímido encontraríamos algo como: não tenho nada a aprender aqui.

Pobre pedante. Mal sabe que essa intolerância social – usando um termo moderninho para definir os antipáticos de plantão – traz prejuízos pessoais e profissionais, num mundo onde se relacionar é cada vez mais uma qualidade técnica, que conta pontos até no currículo. Estar aberto para conhecer e ouvir o que o outro tem a dizer faz crescer mesmo quando se discorda do que é dito. Porque ninguém é tão ruim que não tenha uma receita de bolo para ensinar. Ser educado e minimamente simpático em qualquer situação não dói e não é qualidade: deveria ser item de fábrica.

Proteger o bicudo – seja ele marido, namorado ou filho – procurando argumentos que justifiquem o comportamento fora dos padrões não ajuda a salvar essa alma do umbral dos inconvenientes. A pessoa se esconderá para sempre sob o manto sagrado da timidez, o álibi perfeito para quem faz da cara de bunda um estilo de vida.

*Wal Reis é jornalista, profissional de comunicação corporativa e escreve sobre comportamento e coisas da vida. Blog: www.walreisemoutraspalavras.com.br

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 18 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page