Jayme Monjardim, diretor artístico de Tempo de Amar, e Tony Ramos como José Augusto
Entrevistas

Entrevista com Jayme Monjardim o diretor artístico de ‘Tempo de Amar’

Sending
User Review
0 (0 votes)

 

 

A novela ‘Tempo de Amar’,  estreia na Globo internacional na próxima terça-feira, 26 de setembro de 2017. 

‘Tempo de Amar’ é uma novela de Alcides Nogueira, escrita em parceria com Bia Corrêa do Lago, a partir de um argumento do escritor Rubem Fonseca. Com direção artística de Jayme Monjardim e direção geral de Adriano Melo, a trama conta com grande elenco, que inclui Tony Ramos, Regina Duarte, Letícia Sabatella, Marisa Orth, Deborah Evelyn, Cassio Gabus Mendes, Odilon Wagner, Jayme Matarazzo, Bruno Ferrari, Sabrina Petraglia, Karine Teles, Lucy Alves, Nívea Maria e outros nomes.

 

Sobre Jayme Monjardim 

Jayme Monjardim começou na televisão em 1977 ao dirigir um especial sobre sua mãe, a cantora Maysa. Já na Globo foi responsável por produções históricas, como ‘Roque Santeiro’ e ‘Direito de Amar’. Em 1998 dirigiu a minissérie ‘Chiquinha Gonzaga’, quatro anos depois trabalhou com Glória Perez em ‘O Clone’ e, posteriormente, em ‘América’. Jayme também dirigiu as minisséries ‘A Casa das Sete Mulheres’ e ‘Maysa, Quando Fala o Coração’. ‘Olga’ foi seu primeiro longa-metragem, anos depois lançou ‘O Tempo e o Vento’ e está prestes a lançar “O avental azul”. De Manoel Carlos, dirigiu ‘Páginas da Vida’ e ‘Viver a Vida’ e com Benedito Ruy Barbosa assinou a direção de ‘Terra Nostra’. Sua novela mais recente foi ‘Sete Vidas’, de Lícia Manzo.

Como você define ‘Tempo de Amar’?

É um folhetim dos grandes, onde o amor é o grande protagonista. A história é toda centralizada no romance de dois jovens que se encontram e se apaixonam, mas que o destino faz com que se separem. Além de falar de amor, a novela é feita com muito amor também. E nós estamos vivendo um momento em que é muito importante falar do amor, de esperança. A história é um ‘Romeu e Julieta’ dos anos 1920.

Qual o principal conceito que você usou para criar a linguagem visual da trama a partir do texto do Alcides?

Estamos trabalhando com uma luz diferenciada. Os cenários traduzem um estado de espírito. Para Morros Verdes, a aldeia  portuguesa,  fizemos uma  cidade toda de  pedra, inspirada  nas  cidades históricas portuguesas. A ideia foi criar uma atmosfera que permite que essa história seja contada de maneira mágica e surpreendente. Ainda em relação à luz, estamos com o diretor de fotografia Nonato Estrela, que é um grande fotógrafo. A ideia é criar uma luz direcional, uma luz que vem da janela, uma única fonte de luz. Esse é o conceito da fotografia da novela, inspirada em Caravaggio. Você vê a entrada da luz, ela ilumina o alvo e deixa tudo em volta num clima mais escuro. Também nos preocupamos em fazer uma diferenciação estética entre os dois grandes cenários da novela. Portugal será mais antigo, medieval. Já o Rio de Janeiro mostra o clima moderno dos anos 20, 30, uma cidade que já passou por grandes transformações. 

Como será a trilha sonora da novela?

É um ponto importante para contar essa história. Estamos fazendo um trabalho musical muito personalizado. Grandes compositores criaram músicas para a novela – Maria Gadú, Djavan, Jorge Vercilo, Zizi Possi, Marcus Vianna. E temos também uma trilha incidental muito bonita, que está sendo toda gravada em Budapeste pelo maestro Alexandre Guerra.

Vocês vão usar imagens de arquivo da época?

Teremos filmes de época do acervo da Cinemateca Portuguesa que mostram o Porto, Lisboa. E também teremos fotos do período do Rio de Janeiro. Essas imagens estão passando por um processo que dá vida a elas, o que é um charme bacana. É uma técnica de projeção de imagens e camera mapping que transforma fotos em vídeo. A união dos vídeos antigos e dessas fotos animadas traz um clima e um posicionamento histórico para a novela.

Que locações do Rio de Janeiro e do Sul você destaca e o que foi considerado na hora de escolhê-las?

Um dos grandes investimentos da novela é em locações. Escolhemos lugares impressionantemente bonitos, poderosos, grandiosos. Quisemos levar para o Sul o clima de Portugal. Temos nossa cidade cenográfica aqui nos Estúdios Globo, mas toda a tradição em termos de imagem nós encontramos em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Lá tem muita colônia italiana, mas com o estilo de vida muito próximo ao dos portugueses. Então, conseguimos criar toda a atmosfera portuguesa em Garibaldi, que é uma zona de produção de vinho, colonos e imigrantes. Lá encontramos também uma atmosfera de época, com uma natureza europeia e construções de pedras incríveis. Também gravamos cenas grandiosas de partida e chegada no Porto do Rio de Janeiro, e na Fortaleza de Santa Cruz, em Niterói.

A novela tem dois protagonistas estreantes, além de um grande elenco jovem. Mas ao mesmo tempo traz atores experientes como Tony Ramos e Regina Duarte. Como você chegou a esse grupo?

Sempre imaginei que essa novela precisava ter um casal protagonista totalmente novo na televisão, porque a história do Alcides Nogueira é tão poderosa que achei que esse frescor nos ajudaria a contar a história com mais credibilidade. E realmente cheguei a esse grupo maravilhoso pensando que os estreantes deveriam estar cercados por um grande elenco. É incrível poder trabalhar com Tony Ramos, Regina Duarte, Letícia Sabatella, Andreia Horta, Jayme Matarazzo, Marisa Orth, Werner Schünemann, Odilon Wagner, Nivea Maria, Cassio Gabus Mendes, Deborah Evelyn, e tantos outros.

Como está sendo a parceria com Alcides Nogueira?

Essa novela é um presente pra mim, pois eu e Alcides Nogueira nos damos muito bem. Ter uma sintonia grande é fundamental para o trabalho. Confiamos muito um no outro, o que faz com que nos sintamos muito seguros.

 

Sobre a Novela

Ambientada entre Brasil e Portugal no fim dos anos 20, a trama conta a saga do casal Maria Vitória (Vitória Strada), filha do grande produtor de vinhos e azeites José Augusto (Tony Ramos), e o rapaz de família simples Inácio (Bruno Cabrerizo). Os dois se conhecem e se apaixonam em uma aldeia portuguesa, mas ele embarca rumo ao Brasil em busca de trabalho. Inúmeros obstáculos e reviravoltas aparecerão no caminho de ambos, que passam a viver lutando e sonhando com um reencontro. 

Foto: Globo/João Miguel Júnior

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 26 jul.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page