Interior Design Myrna Porcaro - Foto Demetrius Borges
Decor Myrna Porcaro

Quer renovar a casa? Conheça as tendências de decoração moderna para 2022

Sending
User Review
0 (0 votes)

Por Myrna Porcaro

As palavras da vez na decoração são conforto e praticidade. Após meses de reclusão, em que aprendemos a ficar mais tempo em casa, tanto para o trabalho quanto para o lazer, a principal preocupação dos projetos de arquitetura e decoração de interiores passou a ser promover o bem-estar, juntamente com o aconchego e com a versatilidade.

As pessoas agora estão em busca de conforto e acolhimento, ambientes mais quentes. Por isso, as decorações estão surgindo com um mix maior de estilos e cores mais vibrantes, com formas orgânicas e camadas decorativas.

A tendência é personalizar a casa de acordo com a preferência da família! Todos os estilos e gostos são validos desde que organizados de forma harmônica. A casa é sua, por isso ela deve ter sua marca. E claro, profissionais do design podem ajudar a coordenar e imprimir um conceito exclusivo nos espaços, mais uma vez seguindo o gosto de quem nele habita. O uso de materiais macios ao toque, confortáveis, em tons neutros, adicionando alguns pontos de cores mais quentes. Paletas em tom pastel também se manterão, pois passam uma sensação de tranquilidade e calma.

A partir da popularização do home office, os ambientes da casa passaram a ter mais uma função além do descanso. Para trabalhar com foco e conforto, e muitas vezes dividindo o espaço com a família, a preferência é pelos ambientes integrados para melhor uso coletivo.

Uma tendência é deixá-los mais amplos, mas ao mesmo tempo aconchegantes, para aumentar a sensação de bem estar.

Interior Design Myrna Porcaro – Foto Demetrius Borges
Interior Design Myrna Porcaro – Foto Demetrius Borges

O conforto também se traduz em praticidade, por isso móveis, peças e itens de decoração multifacetados estão em alta, por serem fáceis de usar e de combinar em várias situações. Para 2022, a característica principal das peças é atender a mais de uma função, como os móveis retráteis, híbridos, que atendam a outros usos e que podem ser trocados de lugar na casa sem desbalancear o novo ambiente.

Mobílias que possam ser realinhadas conforme as suas necessidades serão as preferidas. Nada mais prático do que ter um escritório para trabalhar durante o dia, mas também um ambiente agradável para o descanso à noite.

A pandemia nos reconectou com a importância e a paz que estar em contato com a natureza nos traz. Isso se refletirá na decoração moderna para 2022, que trará elementos que valorizem a vida em sua forma mais pura, a natureza. Paredes com painéis de madeira mais clara, plantas em vasos e cores terracota são algumas das opções.

Interior Design Myrna Porcaro – Foto Demetrius Borges

A natureza vem com tudo para nossas casas, tanto na parte interna quanto na externa. A iluminação natural também será mais valorizada, além de materiais naturais, como pedras, madeira e revestimentos de palha. Com isso, a decoração fica mais autêntica e orgânica, fugindo um pouco da perfeição de linhas retas e pendendo para as irregularidades e imperfeições que vêm com o natural. A presença do verde, do orgânico e do natural torna o ambiente mais aconchegante, trazendo maior sensação de conforto.

A decoração sustentável estará em mais alta do que nunca pois não é apenas um conceito estético, mas é uma forma de construir um lar que coopere com o meio ambiente. Incorporar formas para evitar o uso excessivo de energia, água, itens descartáveis, por exemplo, já é uma forma de fazer uso desse tipo de décor. Assim a sustentabilidade e a decoração caminham lado a lado. A questão da sustentabilidade é algo muito presente nos dias de hoje. Com o caos do planeta, há uma grande preocupação de poupar subsídios naturais para o bem-estar do ser humano e da natureza.

Interior Design Myrna Porcaro – Foto Demetrius Borges
Interior Design Myrna Porcaro – Foto Breno Matias

A opção por produtos sustentáveis faz parte de um estilo de vida que visa trazer mais qualidade para todos por meio de ações que protegem o planeta e as gerações futuras. Sendo assim, além das ideias criativas de reciclagem e reaproveitamento de materiais, a decoração sustentável também engloba a conscientização. Ou seja, compras mais conscientes, consumo racional dos recursos naturais, substituição de materiais poluentes por materiais ecológicos e demais ações sustentáveis.

A cor dourada representa o sucesso, a realização e o triunfo. Muito associada à prosperidade, ao prestígio, à sofisticação e elegância. Também simboliza a vibração elevada, vigor, inteligência superior e nobreza, construindo a confiança, o charme e elevando a energia e inteligência. Muitas emoções e sensações que queremos sentir nesses novos tempos, não é mesmo? É por isso que o dourado continuará com muita força em 2022.

A dica para usá-lo e ter um resultado elegante é apostar nos detalhes, para não carregar o ambiente, em objetos decorativos dourados, como luminárias, vasos, porta-retratos, quadros, tapetes, almofadas ou cortinas. Colocar a cor nos pequenos detalhes, que trarão brilho e aconchego ao ambiente. Outra opção é escolher móveis com detalhes dourados, como aqueles que deixam algumas ferragens aparentes, trazendo o brilho na dose certa.

Todos os sentidos devem ser despertados para que a sensação de bem estar seja plena. Já pensou em espalhar um cheirinho personalizado pela casa? Nossa grande dica para que seu espaço seja ainda mais agradável. Segundo Fabi Vaz, proprietária da Scents of Miami, essa personalização do aroma já é acessível a todos e pode ser facilmente instalada junto ao seu equipamento de ar condicionado.

Nosso sentido do olfato é processado pelo sistema límbico localizado no lado esquerdo do cérebro, mesmo lado em que as emoções são processadas e mantidas. É por isso que pensamentos ou alguém especial vem à sua mente quando você cheira um determinado perfume. Preenchendo sua casa com um cheiro que você gosta, só pode lhe trazer bem-estar. Também empresas, tiram proveito da ciência do marketing de odores e aromas, criando reconhecimento estratégico de marca. O reconhecimento da marca, ajuda a aumentar as vendas, aumenta o tráfego, faz com que os clientes fiquem mais tempo, e cria fidelidade à marca. Aproveitar o poder dos aromas é uma oportunidade fantástica. Não só as memórias humanas estão intimamente ligadas ao cheiro, esse sentido aguçado, também atua como um gatilho para cerca de três quartos de todas as emoções!

Interior Design Myrna Porcaro – Fotos Demetrius Borges

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 28 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page