Atenção aos detalhes e estudar cada passo traz qualidade aos seus produtos e serviços - Foto: Pexels/Gustavo Fring
Business

Para uma empresa ter sucesso ela precisa de QUALIDADE!

Sending
User Review
0 (0 votes)

Em termos simples, a qualidade em serviços é a forma como uma empresa se comunica com seus clientes e cria uma relação de confiança com eles. Ou seja, é a avaliação do grau de satisfação dos consumidores durante todo o processo de compra.

Até os dias atuais, muitas pessoas acreditam que os produtos são suficientes para trazer satisfação aos clientes. A realidade é que eles são apenas uma das etapas de atração de público e de fidelização.

Bom, é fato que oferecer um produto de qualidade facilita bastante o seu processo de venda. Entretanto, é preciso que o cliente se sinta confortável em fazer negócios com sua empresa.

Isso significa que, para o consumidor, não basta apenas adquirir uma boa mercadoria. Ele precisa confiar que sua empresa vai estar lá para lhe acompanhar quando surgir algum problema.

Por isso a empresa precisa cuidar de todo o processo de jornada de compra para entregar a melhor experiência possível. Assim, é bem mais fácil se destacar entre a concorrência e se tornar referência na sua área.

Qual a importância da qualidade em serviços?

Investir em qualidade nos serviços é fundamental para uma empresa. Cuidar da qualidade em serviços significa pensar no futuro de um negócio.

Cuidado com o foco apenas no produto. Hoje em dia é bastante comum ver empresas investindo cada vez mais em inovação e trazendo soluções mais modernas. No entanto apenas um produto excelente não é mais suficiente para obter sucesso.

O cliente precisa se sentir valorizado ao fazer negócios com vocês.

Quais são os pilares da qualidade em serviços?

1- Foco na jornada de compra

O cliente deve ser o foco da qualidade em serviços. Por isso, é preciso que a empresa tenha conhecimento amplo e claro sobre como se dá a jornada de compra. Ou seja, ser capaz de se colocar no lugar de quem está se relacionando com ela. Entender como o possível cliente vai transitar por várias etapas até finalizar o processo de decisão é fundamental para entregar a melhor experiência possível.

Assim, o objetivo é:

Entender quais as necessidades para o momento e para o futuro;
Mostrar que sua empresa entende as suas dores;
Apresentar soluções que vão muito além do que precisa.

2 – Capacitação dos colaboradores

Os funcionários precisam estar preparados para entregar o melhor atendimento aos consumidores, tanto no pré quanto no pós-compra. Isso significa que deve haver investimento constante em capacitação de toda a equipe, não apenas nos responsáveis diretos pelo contato com clientes. Por isso, os colaboradores devem estar sempre passando por treinamentos. Esse investimento vai possibilitar que a própria empresa esteja acompanhando as novidades do seu mercado e se mantendo atualizada.

3 – Criação de mecanismos de diálogo

O relacionamento com o cliente não termina no momento que o acordo é finalizado. Na realidade, esse processo deve ser perene. A fase pós-compra, inclusive, é imprescindível para possibilitar parcerias de longo prazo. Por isso, é preciso haver canais de comunicação abertos, como uma pesquisa de satisfação. Com eles, as empresas podem entender como anda o relacionamento do cliente com o produto e resolver qualquer insatisfação no tempo mais rápido possível.

Como se avalia todo esse processo?

Faça pesquisas de satisfação.

As pesquisas de satisfação são uma excelente estratégia para avaliar e, principalmente, metrificar a qualidade em serviços da organização.

Com ela, a empresa terá em mãos a visão que os próprios clientes têm. Assim, será possível saber onde o atendimento foi bem-sucedido e quais são os pontos de melhoria.

As perguntas devem ser objetivas, onde os clientes dão uma nota de 0 a 10 para o serviço que receberam. Além disso, um espaço aberto onde eles possam compartilhar opiniões é essencial.

Essas pesquisas também devem ser realizadas com os próprios colaboradores. Assim, eles podem expressar como estão enxergando o trabalho.

E para fechar esse tema tão importante trago 3 maneiras de mostrar a qualidade do seu produto na internet

1 – Fazer a atenção se voltar aos detalhes;

2 – Oferecer “A” novidade, ou seja, algo muito recém-lançado, de forte apelo comercial;

3 – Dar um apelo de requinte e luxo ao produto.

Paola Tucunduva
Coach de empreendedorismo com
28 anos de experiência.
Contatos: paolatucunduva.com.br
paola@tucunduva.com.br

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

CurrencyRate

Advertisement

You cannot copy content of this page

X
X