Foto: Pexels / Gustavo Fring
Business

Português pode ser diferencial para carreira acadêmica nos EUA

Sending
User Review
0 (0 votes)

Com a demanda por profissionais da educação que falam português, o curso de pedagogia ganha destaque entre os brasileiros imigrantes que buscam novas oportunidades de trabalho.

De acordo com dados do US Census Bureau, os brasileiros representam pouco mais de 1% dos 44,9 milhões de imigrantes nos Estados Unidos. Já o Itamaraty trabalha com um número oficial de 1.775.000 brasileiros que vivem na América, mas a verdade é que este número pode chegar ao triplo do que foi reportado.

Segundo a ACS – American Community Survey, as cidades americanas com maior número de imigrantes brasileiros são as áreas metropolitanas de Boston (13%) Miami (13%) e Nova York (12%). Em 2019, 43% dos imigrantes brasileiros com 5 anos ou mais relataram ter proficiência em inglês limitada. Este dado afeta diretamente o mercado de trabalho para imigrantes em diversas áreas, e uma delas é a educação.

O alto número de crianças e jovens com o português como língua nativa matriculados em escolas americanas nas regiões de grande concentração de brasileiros nos EUA naturalmente gera um aumento na demanda por profissionais bilingues e com formação na área da educação. 

Essa tendência tem levado muita gente a querer se habilitar na área de pedagogia, a partir do princípio de que uma licenciatura aumenta as chances de conquistar uma vaga no mercado da educação no território americano. O curso de Pedagogia oferecido pela Uninter, por exemplo, é um dos mais procurados por brasileiros residentes na América. Com a duração de quatro anos, o curso oferece um ensino de qualidade a distância, que une a teoria e a prática de uma forma interativa e com significação para o estudante.
Segundo a diretora da Escola Superior de Educação, professora Dinamara Machado, durante todo o curso de Pedagogia de forma interdisciplinar os estudantes realizam atividades práticas, com estudos de caso a partir de diversas realidades do mercado de trabalho.
Para os brasileiros no exterior, construir uma carreira na área de educação é sem dúvidas uma oportunidade valiosa. Apesar de falar o português, requisito da vaga, e ter alguma experiência no campo, o conhecimento das metodologias, das técnicas e principalmente da teoria são fundamentais para ingressar com sucesso neste universo. “O curso de Licenciatura em Pedagogia possui currículo por competências profissionais, sociais e emocionais favorecendo atuação sistêmica no mercado de trabalho”, explica a professora Dinamara. 

Munido de prática e teoria, o profissional licenciado poderá disputar de forma competitiva as vagas oferecidas pelas instituições empregadoras norte-americanas.  

Onde Atuar

A área de atuação de um licenciado em Pedagogia vai muito além da figura do professor. O profissional pode atuar como assessor, pesquisador, supervisor, gestor ou orientador escolar.  

A professora Dinamara Machado explica que a atuação do egresso inicia em escolas regulares e perpassa em todas as esferas que necessitem de profissional para capacitar e aplicar metodologias para o desenvolvimento humano e da aprendizagem em todas as faixas geracionais. “Uma formação sistêmica permite atender os requisitos da sociedade globalizada e competitiva”, afirma ela.  

Na era da tecnologia e trabalho remoto, vale ressaltar que o licenciado em Pedagogia pela Uninter pode exercer sua profissão no Brasil, abrindo ainda mais o leque de possibilidades de emprego. As opções, além das escolas públicas e privadas, incluem indústria de softwares, editoras e ONGs. Há também oportunidades nas áreas de análise, organização e produção de materiais/livros didáticos, bibliotecas, hospitais, presídios e até mesmo departamento de recursos humanos que aplicam a pedagogia empresarial. 

Para mais informações visite o site uninteramericas.com

Sobre a Uninter: O Centro Universitário Internacional Uninter é um dos maiores grupos do segmento educacional e uma das únicas instituições de educação a distância do Brasil credenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Sediado em Curitiba (PR), já formou mais de 550 mil alunos e, hoje, tem mais de 440 mil estudantes ativos. Fora do Brasil, o Centro Universitário Internacional UNINTER oferece mais de 200 cursos de graduação e pós-graduação EAD para brasileiros, com polos de apoio presencial localizados em Atlanta, Boston, Fort Lauderdale, Houston, Miami, Newark, Orlando, Salt Lake City e Washington-DC, nos Estados Unidos; em Lisboa, Portugal; em Londres, Inglaterra; em Milão, Itália; e em Nagoya e Toyohashi, Japão. 1-833-605-1255 | uninteramericas.com

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

CurrencyRate

Advertisement

You cannot copy content of this page

X
X