Os cuidados, os exercícios e a alimentação variam conforme a fase etária do filhote
Pets

O que esperar quando estamos esperando… um novo filhote!

Sending
User Review
0 (0 votes)

Um novo filhote na casa ou na sua vida pode ser uma experiência totalmente nova, mesmo se você já teve ou tem outros animaizinhos.
Seja um único ou vários de uma vez, como numa ninhada, é sempre bom relembrar o que acontece com os filhotes e entender o processo de desenvolvimento.
Cada etapa de crescimento é importante e pode variar entre as raças e, é claro, entre as espécies – se é um cão ou um gatinho, por exemplo.
• Recém-nascidos (de 0 a 13 dias): os filhotes têm os olhos fechados, não ouvem, necessitam de estimulo para urinar e defecar e não conseguem regular a temperatura do corpo, precisando de ajuda para ficarem aquecidos. Se alimentam do leite materno, que protege contra várias doenças.
• Período transitório (de 13 a 21 dias): os filhotes abrem os olhos e os ouvidos e começam a responder a cheiros e sabores.
• Período de alerta (de 13 a 23 dias): já sabem usar visão e olfato e começam a aprender os comandos. Bom momento para ensinar as normas da casa e criar uma rotina.
• Período de socialização (de 23 a 50 dias): aprendem a urinar e defecar sozinhos até os 30 dias de vida. Começam a aprender alguns comportamentos, como latir, morder e perseguir, e adquirem postura da espécie. Toda a dentição de leite aparece nesta fase. A dentição adulta, definitiva, só acontecerá entre 3 e 7 meses de idade.
Dica: os cuidados, os exercícios e a alimentação variam conforme a fase etária: filhotes vão de 6 a 18 meses; adolescentes, de 18 meses a 3 anos; adultos, de 3 a 9 anos; idosos, a partir dos 9 e 10 anos; e geriatras, a partir dos 15 anos de idade. Entender as fases de desenvolvimento facilitará o ensino e o cuidado com o novo membro da família.
Por Dra. Cecilia Magalhães

 

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 21 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page