Dr. Arnaldo Neves Da Silva, MD, FAHS - Codiretor do Palm Beach Headache Center
Vida e Saúde

Entenda os enigmas da enxaqueca

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Por Dr. Arnaldo Neves Da Silva

Agora você vai poder acompanhar, mensalmente, informações importantes sobre saúde e bem-estar com o Dr. Arnaldo Neves Da Silva, médico brasileiro especializado em Neurologia pelo American Board of Psychiatry and Neurology e em tratamentos de cefaleias (dor de cabeça) e dor facial pelo United Council for Neurologic Subspecialties. Recentemente ele entrou para a seleta equipe de médicos do Palm Beach Neurology Group, para atuar como codiretor do Palm Beach Headache Center. No Brasil, o médico atuou como neurocirurgião e mudou-se para os EUA em 2004, onde fez residência e especialização em diversos estados e trabalhou em renomados centros de referência em tratamentos de dor. Sua especialidade é o tratamento de cefaleias e dor facial.

Acompanhe então, todos os meses, as novidades em tratamentos e informações sobre saúde. Nesta primeira coluna, o Dr. Arnaldo Da Silva fala sobre as dores de cabeça que tantas pessoas sofrem diariamente. Confira. 

Quais são os tipos mais frequentes de dor de cabeça?
A cefaleia tensional é a forma mais comum de dor de cabeça, mas geralmente não requer uma visita ao consultório médico, pois é de curta duração e facilmente tratada com analgésicos comuns. Cerca de 90% das visitas médicas por dores de cabeça são devido à enxaqueca.

O que é enxaqueca?
Enxaqueca é uma doença neurológica de origem genética, debilitante, que atinge aproximadamente 10% da população mundial. Ela se manifesta por ataques recorrentes de cefaleia tipicamente pulsátil, unilateral, de intensidade moderada a severa, agravada por atividade física, e associada à sensibilidade à luz, sons e náusea. Ataques em geral duram entre 4-72 horas.

Com que frequência a enxaqueca ocorre e qual seu impacto na economia?
Mais de 25% das mulheres e mais de 8% dos homens entre 30-49 anos têm enxaqueca e essa faixa etária é justamente a mais difícil de conciliar com trabalho e obrigações familiares. O custo indireto anual da enxaqueca nos Estados Unidos gira em torno de US$ 11 bilhões, sendo que 81% desse valor ocorrem devido aos dias de trabalho perdidos.

Quais os tipos mais comuns de enxaqueca?
Enxaquecas são classificadas em episódica (1-14 dias de cefaleia por mês) e crônica (15 dias ou mais de cefaleia por mês, por mais de 3 meses).

Qual é o tratamento para enxaqueca?
O tratamento da enxaqueca inclui o tratamento da crise aguda com analgésicos, antieméticos e triptanos (medicação específica para enxaqueca), porém, nos casos de crises muito frequentes, o tratamento preventivo deve ser utilizado. Medicações preventivas incluem drogas anticonvulsivantes, antidepressivos, anti-hipertensivos, Onabotulinuntoxin-A (Botox) e anticorpos monoclonais contra CGRP (Calcitonin Gene Related Peptide), que foram aprovados pelo FDA em maio de 2018.

Serviço:
Palm Beach Headache Center
4631 North Congress Ave, Ste 200
West Palm Beach-FL – 561-845-0500 ext.146
Foto: Bill Paparazzi

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 16 jun.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page