A hidratação é importante pelo simples fato de que pessoas desidratadas ficam mais cansadas, desanimadas e cheias de toxinas
Vida e Saúde

Os inimigos de sua saúde

Sending
User Review
0 (0 votes)

Por Giovanna Guido

A saúde é nosso bem mais precioso. Lembrando a famosa frase, “saúde é o que interessa – o resto não tem pressa!”, é importante que você conheça alguns dos principais inimigos da nossa integridade física e emocional. Obviamente, existem muito mais inimigos, porém, fiz uma seleção bem interessante de 12 deles. Nesta edição você vai conhecer seis. E assim você já pode tomar providências em favor do seu bem-estar hoje mesmo! Confira.

1 – Excesso de exercícios físicos: sabe-se que praticar cerca de 1 hora de um esporte por dia melhora nossa saúde de forma geral. Fortalece o sistema imune, melhora a disposição e o humor, reduz o apetite por guloseimas, mantém o nível de gordura corporal mais baixo, aumenta a autoestima e ajuda no combate a vírus e bactérias, porém, isso não significa que quanto mais exercícios você fizer, melhor será para sua saúde. Até atletas profissionais possuem um programa de treinamento com escala de descanso para recuperação, caso contrário, o corpo passa a encarar a atividade física como um stress/desgaste (o chamado overtraining) e automaticamente começa a fragilizar o sistema imune, reduzir estoque de vitaminas e alguns minerais e aumentar a chance de lesões articulares e musculares, podendo causar até depressão a longo prazo. Dica: sempre procure orientação de um educador físico para montar sua planilha de treino e recuperação.

2 – Sedentarismo e/ou baixa frequência nos treinos: assim como o excesso de exercícios faz mal, a falta deles faz muito mal também. Praticar exercícios 1 ou 2x/semana pode ser tão inútil quanto não praticar… O mínimo necessário seria dia sim/dia não para benefícios como: reduzir percentual de gordura, aumentar a massa muscular, melhorar condicionamento cardiorrespiratório, melhorar bem-estar, sono e disposição. Além disso, atletas de final de semana sempre têm maiores chances de lesões e dores musculares muito fortes.

3 – Desidratação: a hidratação é importante pelo simples fato de que pessoas desidratadas ficam mais cansadas, desanimadas e cheias de toxinas. Além do que, um corpo desidratado envelhece mais rápido, a pele/unhas e cabelos não ficam tão bonitos e o intestino e os rins podem não funcionar corretamente. Todos esses fatores juntos são bombas perigosas para sua saúde. Então, tenha certeza de que sua ingestão de água por dia é maior que 2 litros para mulheres e 3 litros para homens.

4 – Pessimismo: todo mundo foge dos pessimistas. Ver sempre o copo meio vazio não só pode arruinar sua vida social como pode também acabar com sua saúde. Parece que quanto mais pessimista uma pessoa é, mais coisas ruins lhe acontecem! Os pessimistas sofrem mais, pois produzem menos endorfinas e, com isso, sentem mais dores, o humor é alterado com frequência, qualquer tipo de recuperação/regeneração é mais demorada e o baixo astral é o carro-chefe. O ideal é procurar tratamento médico ou formas de melhorar o astral no dia a dia: assistir a comédias, ler bons livros, sair com pessoas engraçadas, se exercitar e tentar ter uma postura mais positiva com a vida.

5 – Dormir pouco e/ou mal: uma situação que atinge muitas pessoas atualmente! Demorar para dormir, acordar várias vezes à noite, dormir poucas horas… tudo isso desgasta o organismo com o passar das semanas/meses e anos, trazendo efeitos péssimos, como: alteração de humor e personalidade, depressão, aumento de gordura e/ou redução drástica de peso, alteração de apetite, ansiedade, nervosismo, envelhecimento precoce do corpo como um todo.

6 – Má alimentação: esse item não é novidade… Você é o que você come e ponto final. Então, me diga o que você é caso sua alimentação tenha um monte de fast-foods e produtos não saudáveis? Uma alimentação rica em gorduras, carboidratos simples, sal, açúcar e outros conservantes/corantes começa a denegrir e estragar seu organismo por dentro com o passar dos anos… O resultado é que, a cada ano que passa, você se torna uma pessoa prejudicada por tantas besteiras, o que reflete em sua aparência, saúde e disposição.

Na próxima edição, revelo mais 6 inimigos da sua saúde! Não perca!

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 28 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page