User Review
( votes)Arquiteta conta como transformar ambientes pequenos em espaços aconchegantes e elegantes
O setor imobiliário está sempre mudando, adaptando-se de acordo com as tendências do consumidor. De acordo com a arquiteta Claudia Albertini, decorar esses espaços pequenos é um desafio que será cada vez mais recorrentes nas grandes cidades, e precisam ser pensados nos mínimos detalhes para conseguir otimizar os ambientes e obter um local bonito, confortável e funcional. “É preciso aproveitar cada cantinho da casa ou apartamento de maneira inteligente, unindo estética e utilidade”, ressalta Claudia.
Um dos projetos de Claudia é o stand decorado UWIN Brooklin, uma linha de apartamentos studio, localizado em São Paulo, foi pensado para um público que procura espaços inovadores, autênticos e confortáveis. O desafio para a arquiteta para o decorado foi montar um projeto com soluções otimizadas, práticas e modernas. “Criamos três versões de layout, mostrando a flexibilidade do produto, assim, o cliente pode ver como o ambiente fica com as versões: sala de estar, sala de jantar e dormitório”, disse Claudia.
De acordo com a arquiteta, o UWIN apresenta um projeto elegante, sofisticado, com uma proposta mais descolada e que atende o público que quer esse tipo de imóvel. “Criamos um grande painel de correr que esconde o armário, embute a TV e cria uma linguagem limpa, e, ao mesmo tempo, alonga o ambiente”, conta.
Confira dicas da decoradora para o empreendimento:
Cores – não há restrições sobre a escolha das cores das paredes, mas tudo deve ser bem dosado, principalmente quando a opção é por tons escuros. Se optar por cores escuras, procure fazer um contra balanceamento em outros pontos com tons mais claros, para não pesar no ambiente. Evite colocar preto no piso, teto ou parede, pois traz a sensação de que o ambiente é menor.
Sala de estar – use peças flexíveis e adaptáveis, como mesas componíveis, que são entre três e quatro mesinhas iguais, mas que se separam quando necessário, servindo de apoio ao receber visitas.
Puff e Banquetas também são consideras peças coringa na decoração de espaços pequenos, pois podem ser usados como bancos, mesas de centro ou de apoio, entre outros.
Sala de jantar – estude o espaço de circulação do ambiente para escolher a mesa ideal, que pode ser redonda, quadrada ou retangular. O importante é entender qual o melhor formato para compor a área.
Quarto – aproveite os armários. Se for necessário, bicama, com duas camas em uma, podem ser uma opção. Se não houver necessidade, use a base da cama para ter gavetões ou baú, garantindo um maior armazenamento dentro daquele espaço.
Banheiro – um ponto forte de banheiros pequenos é a iluminação. É possível embutir uma iluminação em cima e embaixo, trazendo um projeto mais cenográfico que clareia o ambiente. Outra dica é fixar espelhos sobre chassi de marcenaria, que permite ter um armário atrás do espelho, liberando a bancada de produtos que ocupariam esse espaço.
Plantas – plantas vivas sempre podem ser utilizadas, mas é preciso escolher de acordo com o ambiente, já que algumas espécies precisam de luz, muita água ou espaços mais arejados. Opte por plantas que se adaptam em ambientes fechados ou que não precisam de tantos cuidados no dia a dia.
Comente