Clayton (Luan Pessoa) e Davi (Carlos Eduardo)
Programe-se

Cidade dos Homens: Pais e filhos

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Dois meninos sobem correndo as escadas de uma viela. A pedido de um dos pais, param em uma birosca especializada em consertos para arrumar uma panela velha. Depois de cumprirem a missão, andam sem pressa pela comunidade. No caminho, conversam. Sobre a vida. Sobre a amizade. Sobre os perigos do tráfico de drogas. Mas no fundo o dilema deles é um só: se param para jogar bola no campinho ou seguem para casa de uma vez.
A cena descrita poderia ser protagonizada por Laranjinha (Darlan Cunha) e Acerola (Douglas Silva). Mas na verdade, a dupla em questão é Clayton (Carlos Eduardo Jay) e Davi (Luan Pessoa), filhos da inseparável dupla de ‘Cidade dos Homens’, que doze anos depois estreia uma nova temporada. As novas aventuras da minissérie de quatro capítulos foram escritas por George Moura e Daniel Adjafre e tem direção de Pedro Morelli e coprodução da O2 Filmes.
No primeiro episódio, Acerola e Laranjinha saem às compras para a festa surpresa de Clayton, que acaba de completar dez anos. Mas o clima de comemoração, por um momento, dá lugar à apreensão. É que Laranjinha recebe o exame que mostra que Davi tem um problema grave no coração. E pior. Apenas uma cirurgia pode fazer com que ele se cure. Mesmo contando com a ajuda e apoio do inseparável amigo, ele percebe que, sem dinheiro e dependente da saúde pública, a batalha pela vida de seu filho não será nada fácil. Mas eles decidem deixar o problema para depois e seguem nos preparativos da festa, que deixa de ser surpresa quando os meninos chegam em casa antes do tempo. Entre amigos, bolos e brincadeiras, Clayton comemora e recebe de presente o tão desejado celular novo. Os pais fazem piada com a idade dos meninos e brincam. “Daqui a pouco já podem tirar os documentos para tirar seu sustento”. A rima faz com que ambos se lembrem de um rap que fizeram quando eram moleques. E o pensamento volta no tempo, em uma época em que a parceria superava todas as dificuldades.

Quando o passado ensina
Laranjinha e Acerola relembram a época em que o maior desafio era conseguir o primeiro emprego e descolar uma grana extra para ajudar a creche da comunidade. Mal sabiam que um deles precisaria do espaço em pouco tempo. Laranjinha se enrolou com a mulher de um traficante e precisou sair da comunidade por um tempo. Já o namoro juvenil entre Acerola e Cristiane (Camila Monteiro) resultou em uma gravidez precoce e inesperada. Assustado com a nova realidade, ele se afastou da namorada. “Eu sou muito novo pra ser pai”, dizia Acerola na época. Laranjinha, que também cresceu sem uma figura paterna presente, deu um choque de realidade no amigo. “E agora? Vai deixar ela criar o moleque sozinha? Ele vai crescer sem pai, igual a gente? Se virando sozinho por aí e fazendo besteira direto?”. E foi no parque de diversões que Acerola encontrou Cristiane e tomou a decisão que mudaria para sempre sua vida. “Só quero te falar uma coisa: esse filho vai ter um pai”. A lembrança termina quando Acerola, sem jeito, com medo e emocionado, segura Clayton pela primeira vez…

Quando o presente cobra
Na laje de casa, Acerola relembra o momento e se diverte. “Morri de medo. A última coisa que eu queria na época era ter um filho, mano”. E Laranjinha, pensando na luta que terá pela frente, completa: “E eu, a única coisa que eu quero é continuar tendo um filho”. Os amigos de uma vida inteira se abraçam emocionados enquanto olham seus filhos brincando de soltar pipa na laje do vizinho.

Crédito: Globo/ Mauricio Fidalgo
A nova temporada de ‘Cidade dos Homens’ é escrita por George Moura e Daniel Adjafre, com direção de Pedro Morelli e coprodução da O2 Filmes, e tem estreia prevista para terça-feira, dia 17 de janeiro, nas Américas, quarta-feira, dia 18, no Japão e na Austrália, e terça-feira, dia 24, na Europa e África.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qui, 18 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page