Business

Sucesso de projetos depende de métodos eficazes para controle e gestão

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Para que tudo ocorra bem, vale apostar em planejamento detalhado, estipular metas e mensurar o desempenho de cada colaborador envolvido em cada etapa

O uso de métodos de gestão de projetos, como criar linha do tempo, pode fazer a diferença no andamento de atividades empresariais e determinar o sucesso do negócio. Como a criação de um projeto pode ser desafiador, para que tudo ocorra bem, vale apostar em planejamento detalhado, estipular metas e mensurar o desempenho de cada colaborador envolvido. 

O recurso da linha do tempo auxilia os gestores também a rever estratégias e a encontrar possíveis falhas enquanto estimulam a produtividade da equipe. De acordo com um artigo publicado no portal do Instituto de Educação Tecnológica (Ietec), controlar a execução de atividades e projetos é uma função crucial para a gestão e evolução das empresas. 

Para alcançar esse objetivo, é essencial monitorar continuamente o processo, incluindo o desenvolvimento já realizado e o tempo gasto na execução, comparando prazos e projetando a melhor forma de conclusão. O objetivo é identificar desvios negativos em relação ao que foi planejado e, se necessário, tomar medidas corretivas para garantir o sucesso do projeto. 

Nesse sentido, o gerenciamento do tempo ou de prazo em projetos tem uma influência significativa no sucesso das atividades, exigindo cuidados constantes de gestão desde o planejamento até a entrega final. Segundo o artigo, atrasos na conclusão dos projetos podem ser prejudiciais, já que comprometem o custo e retardam a entrega de produtos ou serviços, adiando a disponibilidade de entrarem em operação. 

Um estudo do Standish Group International sobre avaliação de projetos de TI mostra que 88% dessas atividades empresariais apresentam atrasos no cronograma. Por isso, o uso de metodologias eficientes e boas práticas são determinantes para alcançar um índice satisfatório no cumprimento de prazos em projetos.

O que é gestão de projetos e qual a sua importância?

Alguns artigos publicados em portais de negócios, como Harvard Business Review (HBR), Forbes e Business News Daily, enfatizam que, em um mundo empresarial cada vez mais competitivo, a gestão de projetos tornou-se uma das principais ferramentas para garantir o sucesso das organizações. Isso vale para empresas de todos os portes ou áreas de atuação. 

Essa proposta consiste na aplicação de técnicas, habilidades e conhecimentos para planejar, executar e controlar os projetos de uma companhia. O objetivo é garantir que os esforços implementados durante a fase de planejamento tenham um resultado satisfatório tanto para o negócio quanto para o cliente final.

Entre as etapas determinantes da gestão de projetos, destacam-se o detalhamento do escopo, a organização dos recursos financeiros, materiais e humanos, a montagem do cronograma, a anotação dos custos totais, o monitoramento dos riscos, as comunicações e outras etapas específicas. Cada uma dessas fases busca garantir que o projeto seja conduzido de forma eficiente, reduzindo desvios ou falhas e adequando-se às necessidades da empresa.

Além disso, o planejamento traz foco às metas estabelecidas e permite a gestor e time seguirem uma programação prévia. Assim, é fundamental que a organização invista em treinamentos internos e incentive seus colaboradores a serem mais participativos. Com a aplicação correta das técnicas de gestão de projetos, as empresas podem garantir maior eficiência e produtividade, o que se traduz em sucesso no mercado e satisfação dos clientes.

Colocando a linha do tempo em prática

O uso de elementos visuais é um recurso importante para manter a equipe alinhada às metas e ao andamento dos projetos no contexto empresarial. Dentre esses recursos, destaca-se a linha do tempo, que fornece registros de marcos a serem atingidos, como alcançá-los e quem é responsável por cada uma das tarefas.

A linha do tempo é uma representação visual de uma sequência cronológica de eventos, seja para traçar um marco histórico ou um processo. Apresentada em formato horizontal ou vertical, essa ferramenta pode ser usada como um cronograma centralizado, com auxílio de fases e atualizações de andamento, o que ajuda a manter o time nivelado durante as etapas de planejamento, execução e mensuração de resultados de um projeto.

Esse recurso é possível porque a linha do tempo fornece ao usuário uma maneira simplificada de compreender como diversos eventos, pessoas e ações devem desempenhar ou já desempenharam um papel durante determinado período. Elementos como textos e gráficos podem ser utilizados em conjunto para produzir infográficos, mostrar históricos, estatísticas e outras informações e dados de forma prática.

Um software de linha do tempo online, por exemplo, permite criar linhas organizadas que auxiliam no processo de passar conhecimento por meio de recursos visuais. Com essa ferramenta, é possível manter toda a equipe atualizada, garantindo o sucesso do projeto e o cumprimento das metas estabelecidas.

Foto: zunateranaskote/Freepik

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 20 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page