Se no passado, se importar com beleza era quase que exclusividade do sexo feminino, isso mudou muito nos últimos tempos. Foto: Adobe Stock
Business

Mercado de beleza segue se expandindo nos EUA – Miami e Sul da Flórida são referências

Segmento cresce na América e brasileiros marcam presença, tanto com profissionais qualificados, quanto com clientes ávidos por mais beleza e qualidade de vida.
Sending
User Review
0 (0 votes)

Se a economia não anda tão bem em vários setores, o mesmo não se pode dizer do mercado de beleza nos Estados Unidos que apresentou um crescimento de receita de vendas de 15% em 2022. E é aqui, em Miami e no Sul da Flórida que um grande número de profissionais altamente capacitados de diversas áreas do setor, como salões de beleza, spas, roupas e vestuário, cirurgiões plásticos e cosméticos têm se estabelecido e se tornado referências na América.

Dentre as várias ramificações do segmento de beleza, o da cirurgia plástica é um muito requisitado. De acordo com o American Society of Plastic Surgeons, esse é um dos procedimentos estéticos mais populares nos Estados Unidos. E quando o assunto é cirurgia plástica, o Brasil tem amplo destaque no mundo, tanto que alguns de seus médicos atuam em diversos países, esse é o caso do doutor Décio Carvalho, considerado um dos melhores do mundo. Ele explica por que esse tipo de procedimento cirúrgico se tornou tão popular. “As pessoas procuram a cirurgia para se sentirem bem, aumentar a autoestima. Desde os anos 70 e 80, há uma grande preocupação com a saúde e estética. A ditadura da beleza está mais forte agora porque temos acesso a fotos e vídeos que são postados diariamente e uma avalanche de informação online. Acredito que essa obsessão com a beleza sempre esteve presente na história da humanidade, só que hoje é mais acessível”.

A ditadura da beleza está mais forte agora porque temos acesso a fotos e vídeos que são postados diariamente e uma avalanche de informação online. Foto: Pexels/Ana Shvets.

Boa parte das cirurgias feitas pelo Doutor Décio são de liposuction, abdominoplastias, cirurgia de mamas, aumento e redução. Além de atuar nos Estados Unidos, ele também já realizou cirurgias em outros países, como Inglaterra, Japão e vários da África.

Até mesmo médicos especializados inicialmente em outras áreas, estão rumando para o segmento voltado a procedimentos estéticos. É o caso do Doutor Jabal Uffelman que é ginecologista há 20 anos, mas há 13, decidiu ir também para a área da beleza e está desenvolvendo com produtos revolucionários e tratamentos avançados, como um chip que combate o envelhecimento, sintomas da menopausa e andropausa, além de realizar processos cirúrgicos como implantes, botox, preenchimentos etc. “Esse chip também ajuda a diminuir a gordura, a ganhar mais massa muscular, melhora a qualidade da pele porque dá mais colágeno nela, além de se sentir mais disposta”.

O Doutor Jabal, que é americano, mas conhece bem o povo e a cultura brasileira, tanto que fala português de maneira fluente, afirma que notou um crescimento dos pacientes por beleza e saúde. “Estou aqui na comunidade há 23 anos e noto que o mercado de beleza cresceu muito, é algo que vejo como contagiante, algumas pessoas começam a fazer tratamentos e outras vão seguindo, isso é muito bom, elas estão com a mente cada vez mais aberta para a parte estética”.

Os salões de cabeleireiros também se multiplicaram por Miami e pelo Sul da Flórida nos últimos anos e assim como em qualquer mercado, quem tem competência, está se dando bem. Um dos casos que podemos citar é o do panamenho Rogelio Gonzales, que atua como cabelereiro e maquiador. “Tenho mais de 25 anos no mercado da beleza, sendo 15 deles no Bal Harbour Shop. No Red Market Salón, oferecemos full service para cabelos, desde colorações, cortes, queratinas, penteados, também maquiagens e serviços de manicure/pedicure, e temos atendimentos vip in locations by request”.

Homens estão mais preocupados com a beleza

Se no passado, se importar com beleza era quase que exclusividade do sexo feminino, isso mudou muito nos últimos tempos, pois os homens estão cada vez mais vaidosos. “Hoje, eles não têm mais “vergonha” de ir ao cirurgião plástico, de se cuidarem. No caso da minha clínica, a maioria são mulheres, mas há outras que são completamente voltadas para o público masculino”, afirma o doutor Décio.

“Notei que os homens estão mais preocupados, muito estão fazendo botox, eles querem se cuidar, estão fazendo transplante capilar, colocando o nosso chip, mesmo os jovens. As pessoas, sejam homens ou mulheres, querem ter uma vida com saúde, não querem envelhecer e isso é bom”, revela o doutor Jabal.

Dr. Jabal Uffelman. Fotos: Divulgação.

Rogelio também concorda que os homens estão mais preocupados em ficar bonitos “Eles estão assumindo a vaidade e deixando de lado esse preconceito de que é uma coisa feminina. Hoje, se nota que além de normalizar os tratamentos em salões de beleza, os homens também são assíduos em clínicas de estéticas e cirurgias plásticas. Um homem não precisa esconder que fez uma lipo ou uma harmonização facial, e isso é libertador”.

A importância dos profissionais brasileiros em Miami e no Sul da Flórida

Independente da área voltada para a beleza, notamos que em Miami e no Sul da Flórida de uma maneira geral, há uma forte presença de brasileiros que são donos de salões, spas, clínicas etc. Isso se deve ao fato de que em nosso país, existe uma cultura voltada para a beleza e também porque os que vêm para América possuem garra para conquistar o seu espaço, por isso, buscam se especializar constantemente para oferecer o melhor. O doutor Jabal elogia o trabalho desses profissionais brasileiros. “Sem dúvida nenhuma, eles estão conquistando um campo muito grande aqui, porque trazem as coisas mais inovadoras e tecnologias ótimas do Brasil e as disponibilizam aqui”.

“Nos últimos anos, houve sim um crescimento muito significativo de brasileiros no mercado de Miami, não só do empresariado, mas também de profissionais devido  a grande quantidade de clientes brasileiras que estão migrando cada vez mais. Além da qualidade dos serviços e dos produtos brasileiros que encantam  o público em geral”, afirma Rogelio.

Rogelio González. Fotos: Divulgação.

Brasileiros também são importantes consumidores

Os três profissionais que entrevistamos, destacam a relevância também dos consumidores brasileiros no mercado de beleza de Miami e do Sul da Flórida. “A cliente brasileira é definitivamente mais preocupada e antenada com serviços de beleza, visitam salão com mais frequência e estão sempre querendo saber das últimas tendências, tratamentos e produtos, com certeza, é uma clientela muito mais vaidosa e conectada”, afirma Rogelio. “Tenho muitos clientes brasileiros”, destaca o doutor Décio.

Dr. Décio Carvalho. Fotos: Divulgação

“Em nossa clínica, o número de brasileiros vem crescendo, eu diria que eles já são 50% dos pacientes, 30% são latinos e 20% são americanos. Vejo que isso ocorre porque a cultura do Brasil foca em cuidar, de se manter jovem, melhorar a parte física e da saúde”, afirma o Doutor Jabal.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 21 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page