Geral

Quando a preocupação com a saúde passa dos limites?

Sending
User Review
0 (0 votes)

O medo de ficar doente é uma preocupação comum entre muitas pessoas, mas para algumas, essa preocupação pode se tornar avassaladora, prejudicando significativamente a qualidade de vida. Conhecido como hipocondria ou transtorno de ansiedade por doença, esse distúrbio é caracterizado pelo receio excessivo de adquirir uma doença grave.

Segundo Filipe Colombini, psicólogo e CEO da Equipe AT, diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento desse transtorno, incluindo traumas, negligências durante a infância, episódios de doença na família e a presença de outros transtornos de ansiedade, como o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e a síndrome do pânico.

Os sintomas desse transtorno geralmente incluem uma angústia constante sobre a saúde, uma crença infundada de estar gravemente doente e um comportamento de busca excessiva por garantias de que está saudável. Esse estado de alerta contínuo pode levar ao isolamento social e ao uso excessivo de serviços médicos.

“O transtorno de ansiedade por doença pode fazer com que o paciente pare de viver a própria vida, tornando-se cada vez mais debilitado se não for tratado”, comenta Colombini. Além disso, ele destaca que existem sinais clássicos que podem indicar a presença desse transtorno, como a automedicação, a realização frequente de exames médicos, o medo de consultar um médico e a pesquisa constante sobre sintomas e doenças.

O tratamento desse transtorno geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar, incluindo avaliação médica para descartar outras condições de saúde, seguida por acompanhamento psiquiátrico e psicológico. “É essencial que o paciente receba apoio especializado para aprender a lidar com seus pensamentos obsessivos e desenvolver estratégias para promover uma melhor qualidade de vida”, enfatiza Colombini.

Se você ou alguém que você conhece está enfrentando esses desafios, buscar ajuda profissional é fundamental. Com o apoio certo, é possível aprender a controlar os sintomas e retomar o controle sobre a própria vida.

Para mais informações sobre transtorno de ansiedade por doença e tratamento, entre em contato com a Equipe AT.

Sobre Filipe Colombini Filipe Colombini é psicólogo, fundador e CEO da Equipe AT, empresa especializada em Acompanhamento Terapêutico (AT) e atendimento fora do consultório. Com ampla experiência em orientação parental e atendimento a crianças, jovens e adultos, Colombini é especialista em Clínica Analítico-Comportamental e possui mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Além de sua atuação clínica, ele também é professor do Curso de Acompanhamento Terapêutico do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas e coordenador acadêmico do Aprimoramento em AT da Equipe AT.

I

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 17 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page