Programe-se

‘Profissão Repórter’ revela quem é o responsável por pichação em cartão-postal de São Paulo

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Adrenalina. Muitos dos pichadores espalhados pelas ruas das grandes cidades buscam este sentimento quando se penduram em prédios, sobem em portões ou se arriscam em pontes para gravar a assinatura do grupo no concreto. No ‘Profissão Repórter’, Guilherme Belarmino inicia sua apuração à procura de quem pichou, a 140 metros de altura, o topo da Ponte Octávio Frias de Oliveira, popularmente conhecida como Ponte Estaiada, em São Paulo. Na pesquisa, ele chega ao nome da pessoa responsável por esta intervenção no novo cartão-postal da cidade.
Algo comum entre os pichadores é o fato de não quererem ser reconhecidos publicamente. “Eles não querem aparecer, por isso, são personagens tão interessantes. Eles têm a oportunidade de ficarem ‘famosos’, mas não é esse o objetivo. Para eles, é um hobby”, conta o repórter.
O que Caco Barcellos encontra nas ruas são pessoas que têm família, geralmente trabalhadores com bom comportamento, em geral. “Eles dizem que estão se expressando, que essa é a voz deles: o risco. E reclamam muito pela discriminação que sofrem quando comparados com os grafiteiros”, explica. A missão de Barcellos é flagrar a ação dos pichadores que se passam por moradores e entram nos prédios da cidade.
A repórter Eliane Scardovelli encontrou a primeira geração de pichadores que escreviam seus nomes nos muros de São Paulo. Pessoinha, da dupla Juneca e Pessoinha, virou advogado. Juneca trocou a pichação pelo grafite. Ela mostra também que alguns veteranos não conseguiram abandonar o spray e o picho.
Um caso grave envolvendo pichadores ganhou repercussão nacional. Victor Ferreira conversa com a família das vítimas deste crime. Um dentista foi assassinado depois de ter a casa pichada na zona norte de São Paulo e o pai foi agredido violentamente e perdeu um braço ao tentar defendê-lo.
Crédito: Globo/Divulgação
O ‘Profissão Repórter’ vai ao ar no canal internacional da Globo nesta quarta-feira, 21 de setembro, nas Américas; quinta-feira, dia 22, no Japão e Austrália; e quarta-feira, 28 de setembro, na Europa e África.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 18 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page