Vários nomes do açucar
Vida e Saúde

Por que é importante limitar o consumo de açúcar

Um novo guia de nutrição foi recentemente publicado pelo governo americano e os especialistas que fazem parte do comitê do Dietary Guidelines Advisory 2015, determinaram que o limite de açúcar que pode ser adicionado a alimentos não deve ultrapassar 10% do total calórico diário – o que corresponde a uma média de 12 colheres de chá para adultos (48 gramas). Para se ter uma ideia, só uma lata de refrigerante já contém 33 gramas.
O motivo para esse limite é que o açúcar está relacionado a obesidade, diabetes tipo 2, colesterol alto e gordura no fígado, entre outras enfermidades. Para agravar a questão, a indústria alimentícia usa mais de 50 nomes diferentes para este vilão da saúde, com o objetivo de mascarar a adição de açúcar em seus produtos.
Assim, mesmo conscientes, não conseguimos fazer boas escolhas e reconhecer se o açúcar é natural ou adicionado ao produto, afinal ele pode aparecer em rótulos disfarçado de corn syrup, molasses, dextrose, agave etc.
Frutas, vegetais, leite e grãos são exemplos de carboidratos, ou seja açúcares. Porém, eles contêm nutrientes e fibras que ajudam a controlar a insulina e a taxa de glicose no sangue. Um copo de iogurte natural sem sabor contém 7 gramas de açúcar. Já o mesmo produto processado com fruta contém por volta de 25 gramas. Sucos, cereais e aveias instantâneas com sabor são outros exemplos de alimentos cheios de açúcar que são dados regularmente às crianças.
Por outro lado, os adoçantes artificias ainda estão em debate, já que há vários estudos ligando esses produtos a obesidade e diabetes, uma vez que os adoçantes alteram a flora intestinal e, com isso, a habilidade do corpo em processar a glicose.
No entanto, a melhor maneira de reduzir o consumo de açúcar é optar por alimentos naturais, como frutas e verduras, e prestar atenção sempre à quantidade de açúcar e aos ingredientes listados em rótulos de alimentos.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 14 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page