Vida e Saúde

Como cuidar da pele na gestação

Sending
User Review
0 (0 votes)

A gestação é sempre um momento especial na vida da mulher, mas durante o pré-natal surgem algumas preocupações que vão além da saúde do bebê. Uma delas é o cuidado com a pele da gestante, pois durante esse período surgem as terríveis estrias e aquelas famosas manchas escuras que podem aparecer nas bochechas e no queixo e que podem atingir até 90% das gestantes.
Essa pigmentação que surge na pele durante a gravidez é consequência da grande ação hormonal que geralmente ocorre na segunda fase da gestação. Os hormônios da placenta do bebê, aliados ao hormônio da própria mãe, atuam diretamente sobre a pele, provocando o aparecimento de manchas hiperpigmentadas quando expostas ao sol. Daí surgem os melasmas, que são manchas na pele.
Uma forma de evitá-los é, sem dúvidas, usar filtro solar todos os dias (mesmo quando estiver em casa). Lembre-se que o protetor solar é o produto mais poderoso na prevenção contra manchas e envelhecimento da pele, e que o ideal é não se expor diretamente ao sol, procurando usar sempre óculos escuros e chapéu.
Também durante a gravidez a pele pode ficar mais oleosa e propensa ao surgimento de acnes. Por isso é importante lavar o rosto duas vezes ao dia, preferencialmente de manhã e à noite, com sabonete de ph neutro, já que os comuns podem irritar a pele, pois quando usados em pele oleosa a tendência é estimular a glândula a produzir mais gordura. Já nas peles secas, esses sabonetes aumentam de forma considerável o ressecamento. A temperatura da água deve ser de morna a fria, para não retirar a oleosidade natural da pele.
Para prevenir estrias, cuide da alimentação. Abuse de alimentos ricos em vitamina A e C, presentes em cenoura, beterraba, tomate, mamão papaya e melancia. Eles são antioxidantes naturais e contribuem para a beleza da pele.
Cuidado também para não engordar excessivamente e use cremes e óleos (de preferência os de amêndoa, que ajudam a manter a elasticidade da pele).
Durma bem também. Tenha pelo menos oito horas de descanso diárias. Esse período é recomendado para renovação e nutrição da pele, além de deixá-la mais disposta e bem humorada para as atividades diárias.
Cuidados simples com alimentação, limpeza da pele, sono e proteção solar podem fazer grande diferença neste período tão especial e importante, permitindo que você esteja linda e volte à boa forma logo depois da chegada do bebê.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 23 jun.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page