User Review
( votes)Exclusiva da plataforma Orelo, a áudio série é criada pelo músico Fernando Salem, pelo artista Tadeu Jungle e pelo cineasta Marcos Nisti e estará disponível a partir de 15 de dezembro
Em uma chácara mágica, três crianças vivem diversas aventuras desbravando o mundo do conhecimento. Esse é o ponto de partida de “Pirimbim”, a nova empreitada do compositor e roteirista Fernando Salem (“Cocoricó” e “Castelo Rá-Tim-Bum”), do diretor de cinema e artista multimídia Tadeu Jungle e do empreendedor social e cineasta Marcos Nisti, em parceria com a Orelo. O projeto, realizado com patrocínio do Instituto Alana, foi criado com apoio de consultoria de especialistas da área de pedagogia e inclusão social.
Disponível a partir de 15 de dezembro e contando com 12 episódios de 10 minutos cada, a produção poderá ser ouvida com exclusividade na Orelo, novo aplicativo de podcasts, e também no sie do projeto. Como parte do compromisso da distribuidora Flow com a democratização de acesso, a áudio série também estará disponível com ferramentas de acessibilidade – LIBRAS e legendas descritivas em português.
‘’Pirimbim’’ tem início com a viagem da família Valente, que tira férias da cidade grande para passar uma temporada com os amigos da família Campos em uma pequena chácara. Lá, a caçula Zizi e seu irmão Felipe se juntam à Aninha para se aventurar e acabam descobrindo o mundo de forma encantada e divertida, em meio a músicas e histórias fascinantes. Com a ajuda de um livro mágico, as três crianças aprendem lendas a respeito do surgimento do Universo, que variam de acordo com os povos e suas diferenças culturais; descobrem informações sobre o sistema solar e se espantam ao saber que o planeta Terra já foi uma estrela; e se divertem com dados sobre os animais, entre outras aventuras. “Pirimbim’’ usa as vivências das personagens para abordar temas como Meio Ambiente, Integração Social, História Cultural, Ciência e Tecnologia, sempre de forma descontraída e em uma linguagem acessível.
A diversidade entre as personagens chama atenção. Na história, a presença de Zizi, uma criança com Síndrome de Down, mostra a potência das interações que abraçam a neurodiversidade. Leda, uma mãe, cientista e grande contadora de histórias que veio da Angola para o Brasil ainda jovem, traz diferentes perspectivas sobre cultura e ancestralidade para a turma. Heitor, um agricultor criativo e autodidata, constrói – junto com as crianças – soluções mais sustentáveis para a vida em comunidade.
A escolha por desenvolver um produto sonoro também não foi por acaso: a série foi pensada como uma alternativa ao entretenimento em telas e um estímulo para a criatividade e imaginação de crianças de 6 a 10 anos – que podem acessar os episódios tanto em momentos de lazer quanto incentivadas por cuidadores, famílias e professores. “Nossa ideia foi criar um podcast diferenciado, com alta qualidade de produção e de conteúdo, que entretém e educa, e onde a realidade e a fantasia se misturam’’, conta Tadeu Jungle. “A história oral dispara a capacidade de imaginar. Escrever ‘Pirimbim’ com Jungle foi um exercício dessa capacidade que todos temos, mas que as crianças têm com maior intensidade e liberdade de criar’’, pontua Fernando Salem.
Um dos destaques de “Pirimbim” é justamente a trilha sonora assinada pelo maestro e compositor Luiz Macedo, autor de centenas de trilhas sonoras como as do Castelo Ra-tim-bum, Disney Clube e De Onde Vem. “A trilha sonora salta aos ouvidos, pela riqueza de detalhes e da maestria das composições”, aponta Jungle, que também dirigiu a série.
Produzida pela Junglebee, produtora de Tadeu Jungle, a áudio série conta com patrocínio do Instituto Alana. “Pirimbim é um convite para a criançada habitar o mundo de um jeito muito simples e potente: por meio da escuta e da imaginação. Um mundo que além de rico em diferentes formas de existência, de pensar, de conviver, também é um lugar cheio de coisas para aprender. Para os adultos é o momento de embarcar na força das narrativas orais com filhos, netos, sobrinhos. Um alimento para o vínculo afetivo no dia a dia das famílias. Sozinho ou acompanhado, Pirimbim é o refúgio seguro para experimentar a curiosidade, para se emocionar com as relações entre crianças e adultos e para se encantar com a vida humana e todas as suas invenções.” Raquel Franzim, coordenadora de educação do Instituto Alana.
Comente