Britto em seu estúdio em Wynwood. Foto: Romero Britto Studio
Arte Cinema Entretenimento

Das telas à telona: vida e obra de Romero Britto

Sending
User Review
0 (0 votes)

Natural de Pernambuco, o artista plástico Romero Britto conquistou o mundo misturando referências da pop arte, do cubismo e do grafite. Britto é o artista brasileiro que mais vende nos Estados Unidos, essa influência poderosa também se deve ao fato de o artista ter feito do estrangeiro sua nova casa.

Nascido em Jaboatão dos Guararapes, no nordeste do Brasil, Britto viveu e cresceu em uma família de oito irmãos. Autodidata desde jovem, ele pintava em pedaços de jornal, papelão ou qualquer meio que pudesse encontrar. Em 1983, viajou para Paris, onde se inspirou pelas obras de Matisse e Picasso.

Em 1989, Britto mudou-se para Miami, na Flórida, onde desenvolveu seu estilo artístico único de felicidade, diversão, amor e esperança, inspirando milhões em todo o mundo. Mesmo enfrentando tantas adversidades em sua história, o uso de cores vibrantes e padrões divertidos sempre refletiu sua visão otimista do mundo, características que se mesclam com a visão da sua vida em Miami.

“Gosto de compartilhar meu mundo com as pessoas”, ele afirma. Realmente, o mapa de sua existência é retratado em sua arte. O artista expressa os diferentes lugares que fizeram parte de sua vida, que agora inspiram sua obra. Miami, onde ele hoje vive, é um exemplo vivo da potência que cidade exerce sobre seu trabalho.

Mesmo depois de expor em mais de 100 países ao redor do mundo, as telas não foram suficientes para guardar a história do artista, que agora, ganha vida e novas dimensões nas telonas de cinema.

Seus fãs vão conhecer a trajetória dos seus primeiros anos como artista. A primeira fase de sua carreira foi um tempo em que o pernambucano lutou para sobreviver. Em uma jornada de superação, o filme se passará em locações ao redor do mundo, de forma a representar fielmente sua caminhada artística. Em uma das icônicas cenas do longa-metragem, Britto vai ao Buckingham Palace, entregar um quadro seu à Rainha Elizabeth.

O produtor de cinema de Miami, Armando Gutiérrez, é o cineasta por trás das câmeras, responsável por narrar a história do artista e os passos que Britto trilhou até o sucesso. A estreia do filme está programada para o final de 2021.

Para a agência de notícias espanhola EFE, Gutiérrez comenta: “Britto esteve à frente de seu tempo, acreditou em si mesmo e sempre foi criativo, com aquele espírito Walt Disney que o distingue”, se referindo a célebre frase de W.D, “Whatever you do, do it well” (O que quer que você faça, faça com excelência). Coincidentemente, o filme mais conhecido no currículo de Gutiérrez é “Walt Antes do Mickey”.

O espírito de vivacidade, coragem e positividade em relação à existência são características naturais do artista brasileiro, e foram justamente a fonte que inspirou o produtor de cinema americano a levar sua história para o cinema.

Sua obra transcendeu seus quadros e esculturas, e a partir do próximo anos, os entusiastas da obra de Romero Britto terão a oportunidade, pela primeira vez de conhecer momentos da vida do artista que não foram nunca antes noticiados. Britto espera que o longa-metragem sirva de inspiração para as pessoas.

Versão vibrante e alegre do logotipo ACONTECE criado por Romero Britto

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 19 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page