Se seu pet estiver bebendo mais água que o normal, vale uma visita ao vet!
Pets

O que faz o meu pet beber mais água e perder pelos?

Sending
User Review
0 (0 votes)

Por Dra. Cecília Magalhães

Esta é uma pergunta que clientes fazem frequentemente. E uma das respostas para ela pode ser: uma doença comum que, infelizmente, muitos “pais” desconhecem.

Síndrome de Cushing, ou hiperadrenocorticismo, é uma doença endócrina, observada quando o organismo é exposto ao excesso de cortisona por um longo tempo. Pode afetar cães, gatos e até humanos.

Não existe cura mas, sim, tratamento para controlar os sintomas.

Essa cortisona chamada cortisol é guardada por uma pequena glândula, as adrenais. Quando o organismo está sob estresse, ela é liberada, preparando o corpo para a “guerra”.

Se seu pet estiver bebendo mais água e urinando excessivamente, com muito apetite, o abdômen aumentado, com fraqueza muscular, respiração acelerada, pressão alta ou perdendo pelos, vale uma visita ao veterinário. Seu peludo pode ter Cushing.

O processo da doença é um pouco complexo, mas simplificando, podemos dizer que uma outra glândula, a pituitária, localizada na base do cérebro, controla as glândulas adrenais, que ficam acima dos rins. Dependendo da glândula afetada, normalmente por um tumor, não necessariamente maligno, o diagnóstico e o tratamento podem variar. Em geral, fazemos exame de sangue, radiografias e ultrassom. O tratamento inclui de comprimidos até cirurgia.

A cortisona é um excelente anti-inflamatório e, dentre várias utilidades, pode ser usada para controlar dor e alergias. Mas existem diferentes “cortisonas”, portanto, é muito importante que usemos o tipo certo, para o problema certo, na hora certa e na dose certa.

Dica: muito cuidado com a automedicação. Não use cortisona injetável, na forma de comprimidos, pomadas ou cremes sem a orientação do seu veterinário. Você pode levar seu pet a desenvolver Cushing, uma doença crônica e debilitante.

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 18 jun.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page