Imagem: Los Muertos Frew/Pexels
Vida e Saúde

Inteligência Emocional no Prato: A Importância da Alimentação para o Bem-Estar Mental

Rebeca Macedo é mentora de Inteligencia Emocional @encontrandosuasestrelas
Contabilidade
Sending
User Review
5 (2 votes)

Na revista Acontece deste mês, trazemos uma série de dicas excelentes sobre restaurantes e como aproveitar as experiências gastronômicas. Além disso, vamos explorar a conexão profunda entre os alimentos que consumimos e nossa saúde mental. Estudos acadêmicos têm demonstrado que nosso estômago é considerado o segundo cérebro, destacando a importância de uma alimentação consciente para promover uma saúde mental forte, que é essencial para o desenvolvimento da inteligência emocional.

Depressão, ansiedade, declínio cognitivo, transtornos, déficit de atenção e alterações de humor são apenas algumas das condições que estão ligadas à nossa alimentação. Muitas vezes, essas condições são erroneamente diagnosticadas sem considerar o fator alimentar. Por mais que busquemos palestras motivacionais, livros de autoajuda e mergulhemos em imersões para aprimorar nossa vida, e que nos apropriamos de informações e ferramentas para dominar o mundo. É possível que depois tenhamos dificuldades na aplicação prática desses conhecimentos. Isso ocorre porque nossa saúde física e mental está intimamente conectada. Ou seja, o que ingerimos afeta diretamente o funcionamento do nosso corpo e o equilíbrio químico do cérebro. Além disso, nossa saúde mental também influencia nossas escolhas alimentares. É uma via de mão dupla. Portanto, adotar uma abordagem sistêmica que envolva a alimentação consciente é essencial para nutrir tanto o corpo quanto a mente.

Dra. Uma Naidoo, renomada psiquiatra nutricional e professora da Universidade de Harvard em Cambridge, Massachusetts. enfatiza que uma má alimentação pode desencadear inflamações no intestino, contribuindo para o desenvolvimento de condições como déficit de atenção, ansiedade e até mesmo depressão. Essas inflamações podem ocorrer em áreas do cérebro que estão diretamente ligadas às alterações de humor.

Comer bem é essencial para o bem-estar emocional. Imagem: Senivpetro/Freepik

Um prato com inteligência tem alimentos como:

  1. Nozes e castanha do Pará: Melhoram a funcionalidade do cérebro – Elas possuem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes dos ácidos graxos ômega-3, além de terem gorduras e óleos saudáveis que nosso cérebro precisa para funcionar bem.
  2. Chocolate Amargo: Melhora seu humor – Sendo uma fonte de ferro, ele ajuda a compor a cobertura que protege os neurônios.
  3. Cúrcuma: Traz efeitos positivos na ansiedade e pode ajudar também nos transtornos depressivos graves – Essa especiaria ajuda o cérebro a combater os radicais livres nocivos e, sendo assim atua diretamente na prevenção do estresse oxidativo, que pode danificar os tecidos. E um excelente antiflamatório natural
  4. Abacates: Auxilia na depressão – essa frutinha deliciosa possui altas quantidades de magnésio que é usado no tratamento da depressão.
  5. Alimentos fermentados (kombuchas, iogurtes com culturas ativas, chucrute, kimchi e missô soup): Tem ação no tratamento da ansiedade – Todas essas são fontes de bactérias vivas que podem melhorar a função intestinal saudável e diminuir a ansiedade.
  6. Folhas verdes: São proteção contra a demência, declínio cognitivo e ajudam na produção de neurotransmissores – as folhas verdes contêm vitamina E, carotenóides e flavonóides, que são nutrientes importantes para a cognição, além disso são uma fonte incrível de folato, uma forma natural de vitamina B9 que é importante na formação de glóbulos vermelhos.

Agora que já entendemos que a alimentação desempenha um papel crucial no bem-estar emocional. Vamos encher nosso prato com inteligência e aproveitar para adotarmos escolhas alimentares que nutrem nosso corpo e mente. E assim cultivar um terreno fértil para o florescimento da inteligência emocional, onde conseguirá aproveitar todas as ferramentas desse softskill para Encontrar as suas Estrelas e ter a uma vida mais equilibrada e emocionalmente inteligente.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: seg, 27 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page