Um passeio pelo mundo dos vinhos na Flórida
Mikaela Paim Turismo

ENOTURISMO: vinho e viagem, a melhor harmonização!

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

As férias chegaram e com início do mês mais quente do ano, é hora de aproveitar e decidir o melhor destino para curtir essa temporada.
E pensando nas melhores dicas aos leitores da Acontece Magazine, logo me veio uma harmonização em mente: vinho e viagem, o Enoturismo, uma vivência para se conectar à natureza, com passeios ao ar livre, muito conhecimento e, claro, degustação direto da fonte. Um deleite para os amantes dos vinhos e para quem deseja conhecer mais deste mundo da melhor maneira.

Como sommelière de vinhos, atuante há 16 anos, já tive a oportunidade de conhecer mais de 200 vinícolas pelo mundo e sempre me encanto com a beleza que essas viagens proporcionam, são lembranças inesquecíveis! E onde há bons vinhos, há bons hotéis, boa comida e pessoas memoráveis! partir daqui você já entendeu tudo, certo!? É a experiência completa.

Sem deixar de lado a preocupação com a pandemia, o enoturismo se torna ainda mais atrativo por proporcionar passeios no campo em grupos pequenos e muitas vezes privados, se tornando um destino perfeito para relaxar, fugir do estresse e ansiedade provocados por este longo período. E, atentos a isso, as vinícolas inovam e aprimoram seus roteiros, promovendo degustações em seus jardins, terraços e até piquenique embaixo dos parreirais.

Outro ponto positivo desta escolha, é que a localização das vinícolas que costumam ser longe das grandes cidades, em regiões rurais vitivinícolas, com grandes áreas de vinha e espaços verdes, tornando a experiência mais segura e permitindo desfrutar o melhor das férias ao ar livre.

É um lindo passeio conhecer de perto os parreirais, o cuidado dos produtores desde o plantio até a colheita anual, ver de perto a magia da uva se transformando em vinho, a mastreia do enólogo, (profissional responsável pela decisão de produção), a alta tecnologia aplicada e todos os profissionais dedicados e envolvidos para chegar até a melhor parte, o vinho pronto e engarrafado.

No seu passeio é possível conhecer na prática o terroir (palavra que se tornou famosa entre os apreciadores), observando e conhecendo cada detalhe da região como a altitude, longitude, as variações climáticas durante o ano, a quantidade de sol, chuva, o tipo de solo, os cuidados com a plantação durante as 4 estações, as suas decisões de fazer um vinho com apenas uma uva ou blend, fica mais claro compreender que cada detalhe faz a diferença na qualidade, aromas e sabores do vinho.

Até que chega o momento mais esperado, a degustação! Porém, mais do que beber algumas taças de vinho no fim do passeio, como profissional da área, posso afirmar, que este momento te leva além.

Ao realizar a degustação guiada, ouvindo cada explicação do produtor, você relembra as etapas vividas no passeio, o cuidado que a uva que recebe durante 1 ano para depois se transformar no líquido dos deuses, agregando a história e paixão família, a dedicação de cada produtor envolvido, o dia de apreciação da natureza local com sua geografia única e aquele vinho que só poderia ter sido criado ali, sendo impossível replicar. É inevitável que este conjunto de emoções te leve para a valorização do momento presente, se sentindo vivo com essa experiência e ganhando um novo patamar na sua jornada de enófilo (apreciador de vinho): será inevitável beber um vinho da mesma maneira depois dessa vivência.

A Flórida, recebe milhares de turistas em busca de suas famosas praias tropicais, parques temáticos e centros de compras e, agora, vem se destacado também no Enoturismo. As viagens com essa temática vêm ganhando potência e agradam visitantes e residentes.

E você deve pensar: vinhos na Flórida? A história que poucos conhecem é que foi na cidade mais antiga do país, St. Augustine, fundada por europeus, onde teve o primeiro cultivo de videiras em solo norte-americano, plantado por missionários espanhóis, em meados do século XVI, por volta de 1562, tornando a Flórida um importante cenário na história do vinho americano.

E a pouco mais de 300 milhas, você pode conhecer este roteiro que valoriza a região, promovido pela premiada San Sebastian Winery, que produz rótulos reconhecidos, como seus refrescantes espumantes, perfeitos para o verão. Não deixe de provar o delicioso vinho de sobremesa produzido com uvas Muscadine, nativas dos Estados Unidos.

A poucas milhas à Oeste de Orlando, em Clermont, você pode conhecer a maior vinícola da Flórida, a Lakeridge Winery & Vineyards, que realiza eventos e atrações o ano todo.

Com o aumento e valorização da demanda, a produção de vinhos na Flórida tem crescido e hoje já ultrapassa mais de 35 vinícolas só no Estado. Um dado curioso e muito especulado é que esta extensão é conhecida por suas altas temperaturas, o que conhecidamente é menos favorável para o cultivo de uva. Porém, assim como no nordeste e sudeste brasileiro, a viticultura foi adaptada ao clima local e uvas menos tradicionais ganharam espaço e variedades que tem maior adaptabilidade para resistem ao calor e umidade da região. A Flórida também ficou conhecida pela produção de “vinhos” com frutas tropicais como morango, carambola, mangas e lichias, que traduzem um sabor exótico e refrescante que combinam perfeitamente com as praias, calor e as conhecidas festas nesta região.

Para visitar e provar este “vinho” tropical, a apenas 45 minutos de carro ao sul de Miami, no caminho que leva a Florida Keys, você encontrar a Schenebly Redland’s Winery, em Homestead, que oferece tour com degustação, em ambiente de campo, mesmo próximo à praia, o que torna a degustação e harmonização perfeitas. Outra vinícola que também aposta neste tipo de bebida, são a Florida Orange Groves Winery em St. Petersburg e a The Naples Winery em Naples.

Dicas extras da Sommelière da Revista Acontece:

Sempre indico checar a disponibilidade e marcar os passeios com antecedência para não perder a viagem. Você pode checar as informações e programação atualizada visitando o site: www.visitflorida.com/eat-and-drink/wineries. Busque também por outras produções na região que for visitar como: azeites, maças, produtos artesanais e outros que podem complementar o seu tour.

Viajante prevenido, vinho bebido: Sempre leve com você um saca-rolhas e taças – de acrílicos funcionam bem para viagem. Vai que você descobre um momento perfeito para abrir aquele vinho que você acabou de comprar na vinícola?! Sua noite no hotel ou acompanhar um pôr-do-sol no parque pode se tornar inesquecível se você levar essa dica na mala.

Me encontre nas redes sociais e me conte quais dessas dicas tornaram sua viagem ainda melhor! Desejo a todos ótimas férias de verão e excelentes brindes!

Te encontro por aqui no próximo mês.

Mikaela Paim
A única brasileira sommelière de vinhos, especialista em todos os tipos de bebidas alcoólicas, água, chá café, azeites, charutos e técnicas multissensoriais, com mais de 15 anos de carreira na área gastronômica. @mikaelapaim – www.mikaelapaim.com

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 22 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page