Cecilia Magalhães Pets

Conhecendo as raças: Labrador Retriever

Não aja com impulso quando decidir “comprar” ou mesmo adotar um pet, pois este amiguinho vai fazer parte de sua vida e da sua família por muitos e muitos anos, dando e recebendo amor incondicional, companheirismo e cumplicidade. Planeje, estude, entenda as necessidades reais deste ser vulnerável que somente quer ser respeitado, cuidado e amado.
Sending
User Review
0 (0 votes)

Quem pode, na sua sã consciência, olhar nos olhos de um filhotinho da raça labrador e não se apaixonar imediatamente? Olhos doces, amendoados e parecendo que acabaram de ser maquiados com delineador, expressando somente um desejo: me ame.

Labrador retriever, de acordo com o American Kennel Club, é considerada a raça número 1 dentre 197. Uma raça extremamente simpática com temperamento alegre e energético. Ama estar com a sua família e se socializa bem com outros cães. É uma raça muito treinada como cão-guia, cão para terapia, para resgate de pessoas perdidas em desastres naturais ou mesmo em áreas de difícil acesso. São também policiais e militares, usados principalmente como farejadores de drogas e explosivos.

A raça não é muito antiga, originaria da Terra Nova, Canada. O labrador, que em espanhol é trabalhador, era usado originalmente pelos pescadores para ajudar a pegar (“retrieve”) os peixes nas redes. Foi levado para a Inglaterra por marinheiros em torno de 1800. Em 1916, foi fundado o primeiro clube da raça. Considerado de tamanho médio a grande, pesa em média entre 25 e 36 kg, a pelagem é curta mas com subpelo, densa, e de cores dourada, preto e chocolate. A cauda é larga na base, semelhante a da lontra, o que ajuda quando nadam.

Se você está considerando acrescentar à família um labrador, considere alguns fatores para avaliar se a raça é ideal para a sua família e seu estilo de vida.

  • Nesse lindo pacotinho de quatro patas encontramos uma fonte ilimitada de energia. A pergunta é, “Como anda a sua para ser um bom companheiro para o labrador?”
  • Ele gosta muito de nadar. Portanto, se tiver uma piscina em casa, lembre-se de treiná-lo a sair da piscina sozinho.
  • Uma grande vantagem é que são fáceis de treinar, mas podem brincar de teimosos para manter você bem alerta. E não se iluda, são inteligentes e muito sociáveis com outros cães e gatos se bem treinados.
  • A expectativa de vida do labrador é entre 10 e 12 anos, e necessita e exige muita atenção durante todos os anos de sua vida.
  • Precisa de espaço ou sua disponibilidade para exercitá-lo, solta muito pelo, e gosta muito de comer, com grande tendência a obesidade.
  • Quanto a saúde, são mais propensos a algumas enfermidades. Considerando as doenças hereditárias, transmitidas de geração a geração, as mais comuns são as displasias do cotovelo e dos quadris, luxação patelar e osteoartrite, que podem surgir mais precocemente se o cão for obeso e se exercitar de forma não apropriada ou em excesso.
  • O labrador também tem tendência a problemas de pele, como as alergias, atopias e tumores, em decorrência da falta de cuidado na escolha dos procriadores nos últimos anos quando a raça se tornou mais popular. São acometidos a infecções de ouvido e das patas.
  • Quanto aos filhotes devemos vaciná-los regularmente e protegê-los por mais tempo a exposição a outros cães com saúde desconhecida.

E aí? Pronto para receber seu novo membro da família com todo amor e responsabilidade que o labrador retriever demanda?

Na próxima edição, traremos informação de uma outra raça. Se tiver alguma preferência, pergunta ou curiosidade, nos mande que responderemos aqui.

Dica: Sempre procure a ajuda do seu veterinário, que além de diagnosticar, ajuda na prevenção e nos cuidados necessários para um animalzinho saudável.

O intuito desta matéria é ajudá-lo no planejamento da escolha da raça do seu próximo cachorro. Leia e estude sobre as raças que você tem interesse. E procure orientação profissional. Tente visualizar e planejar a sua vida e do seu pet pelos próximos 10-15 anos. Prepare sua casa e sua rotina para a entrada do seu novo companheiro. Nas próximas edições estaremos falando sempre de uma raça diferente. Visite a seção PET do site Acontece.com e navegue por vários temas relacionados. Caso tenha alguma raça de interesse ou dúvida mande um e-mail. Até a próxima!

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 22 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page