Business

Atividades em casa: da infância até a terceira idade

Sending
User Review
0 (0 votes)

O desenvolvimento humano é um processo contínuo de alterações que ocorrem no comportamento cognitivo, sociocultural e psicomotor, ao longo da vida, iniciado no nascimento e que termina somente na morte. Para que o indivíduo tenha uma formação global (desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo), é necessário que sejam oferecidos estímulos sensoriais, perceptivos e motores, os quais devem começar durante o período gestacional e serem realizados durante todo o ciclo vital.

No início da vida, as atividades psicomotoras proporcionam a compreensão e interação do corpo com os objetos e o mundo no qual estamos inseridos. Já, durante o processo de envelhecimento, os idosos necessitam de estímulos psicomotores para minimizar e retardar os prejuízos decorrentes do avanço da idade causados pelas mudanças no organismo e as alterações fisiológicas, físicas e funcionais.

Programas de atividades psicomotoras são comumente oferecidos em escolas, clínicas, hospitais e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), buscando melhorar o processo de aprendizagem da leitura, da escrita, estimulação de crianças atípicas e reabilitação de transtornos motores. Entretanto, os estímulos psicomotores podem e devem ser oferecidos em casa, com materiais simples.

Dicas de atividades em casa:

• Ultrapassar obstáculos de diferentes alturas;

• Andar sobre uma linha no chão; 

• Pular corda;

• Saltar dentro e fora do bambolê;

• Empilhar blocos de madeira; 

• Pegar bolinhas de papel com pegador de macarrão;

• Alinhavar figuras geométricas de papelão com barbante;

• Contornar e desenhar partes do corpo; 

• Passar por dentro do bambolê; 

• Arremessar e receber objetos;

Essas atividades desenvolvem a coordenação motora grossa e fina, equilíbrio, consciência corporal, organização espaço-temporal e lateralidade.   E que tal desenvolver atividades psicomotoras nas reuniões de família?  Pais, filhos, avós, todos podem participar juntos dos jogos e brincadeiras de caráter psicomotor, promovendo maior interação e fortalecimento dos laços entre os membros da família, além de contribuir para a melhora dos aspectos motores, cognitivos e socioafetivos, os quais beneficiam o processo de desenvolvimento e aprendizagem em todas as faixas etárias.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 19 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page