O bacalhau e suas infinitas variedades - Foto: Arch.TdP
Culinária Gastronomia

A renomada e deliciosa culinária portuguesa

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Que a culinária portuguesa é uma das mais apreciadas do mundo, não há dúvidas. Do bacalhau aos famosos doces portugueses. Cada região do país lusitano tem seus pratos típicos e suas particularidades, mas todos igualmente deliciosos, um verdadeiro show de sabores para quem gosta de apreciar bons momentos gastronômicos quando viaja e conhece um país.

A cozinha portuguesa original tem influências oceânicas, com um consumo visível e tradicional de diversos tipos de peixes e mariscos. Em todo o país também se faz muito presente a chamada cozinha mediterrânea, onde a trilogia pão, vinho e azeite são ingredientes comuns à mesa. Soma-se a isso os produtos hortícolas, muito comuns no preparo de sopas e caldos, que normalmente são servidos como entradas, e carnes vermelhas como cabrito e porco, que podem estar presentes nos pratos principais ou em enchidos e fumados.

Com o fortalecimento do transporte marítimo, a cozinha portuguesa rapidamente também integrou o uso de especiarias e outros ingredientes no preparo de seus pratos, como o açúcar, o feijão e a batata. Uma das curiosidades da culinária em Portugal é que, embora seja um país pequeno, tem uma variedade imensa de pratos. E esta variedade pode ser notada mesmo em regiões semelhantes – duas cidades vizinhas, por exemplo, podem apresentar, com o mesmo nome, pratos com confecções bastante diferentes, ainda que partilhem a mesma receita como base.

Pão

O pão, é sem dúvida, um dos alimentos base da cultura portuguesa. Centenas de receitas podem ser encontradas em todo o país e a variedade oferecida não se restringe somente ao trigo, são muito comuns e apreciados também as broas que levam farinha de milho ou centeio como ingredientes principais.

Ele pode ser servido como entrada das refeições (em quase todos os restaurantes ele é oferecido puro ou combinado com outras iguarias como azeitonas e manteigas), como acompanhamento (para sopas e comidas com caldo), como ingredientes de pratos principais (como o bacalhau com broa, cuja receita leva uma crosta do pão ralado como cobertura do peixe assado ou o bacalhau espiritual, que leva miolo amolecido em sua receita), na forma de lanches (bolas de carne, pão com chouriço e bifanas são exemplos muito tradicionais) e até como sobremesa, nas famosas rabanadas (que em Portugal são servidas durante todo o ano e não só no Natal).

Azeite

Há quem diga que os azeites portugueses estão entre os melhores do mundo. E, de fato, para a cozinha lusitana, não pode faltar este ingrediente. No preparo do bacalhau (e também de outros peixes) quanto mais azeite melhor, segundo os próprios portugueses. Mas a iguaria também é usada para diversas outras receitas, que vão desde a massa de alguns pães até o preparo de algumas sobremesas como os bolos alentejanos. E claro, estão sempre presentes à mesa para regar as batatinhas no momento da refeição.

Peixes e Carnes

Como não falar do prato mais conhecido português, o famoso bacalhau? Ele é mesmo uma das estrelas da culinária no país, é apresentado de diversas formas e com variados acompanhamentos. Em postas no Bacalhau com Broa, no Bacalhau à Braga, no Bacalhau à Lagareiro. Desfiado nas versões à Brás, com Natas ou Zé do Pipo. Em forma de petisco no famoso e conhecido Pastel de Bacalhau (que também podemos chamar de bolinho) e na patanisca (uma versão do pastel com a farinha e ovo como substitutos da batata). Para quem aprecia o sabor intenso deste peixe de águas geladas, Portugal é realmente o lugar para se comer um bom bacalhau e não há sequer um estabelecimento que não ofereça opções com o ingrediente em seu cardápio.

As famosas sardinhas portuguesas
Foto: AT Alagrve
Frutos do Mar e Mariscos também são tradiconais na cozinha portuguesa
Foto: AT Alagrve
Patanisca de Bacalhau
Foto: Turismo de Portugal

Mas embora o bacalhau seja o mais famoso, os portugueses também apreciam vários outros tipos de peixes e frutos do mar. A sardinha é tradicional e pode ser encontrada de diversas formas, desde assada inteira, até em latas e patês. O polvo e o camarão (ou gambas, segundo o dicionário português) também são pratos muito comuns.

E quando se trata de carne vermelha, o porco e o cabrito são opções tradicionais na cozinha lusitana. A carne de porco (em Portugal existem diversas raças que são criadas de formas distintas e, para cada uma, existe uma particularidade no sabor da carne) talvez seja a mais usada com variedades: está presente nos enchidos, linguiças e salsichas, nas bifanas e empanados, nos recheios desfiados dos rissoles, nas feijoadas e cozidos, nos assados de peças inteiras e nos famosos presuntos defumados durante meses. Já o cabrito é um dos pratos tradicionais e tem lugar reservado nas mesas portuguesas em datas comemorativas. Marinados e assados lentamente (de preferência em fornos à lenha), a importância desta preparação tem relação direta com o gosto dos portugueses: quanto mais suculenta, melhor.

Enfim, as sobremesas!

Falar da cozinha portuguesa sem falar dos doces seria um pecado! A pastelaria em Portugal é uma das mais famosas e conhecidas no mundo e grande parte de sua origem está no conventos e mosteiros dos século XV e XVI. O uso abundante de gemas de ovos em muitas destas receitas está diretamente ligado com o uso das claras, usadas para a produção de hóstias e para engomar as vestimentas dos religiosos. Para não desperdiçar as gemas e aproveitar também o açúcar, vindo do “Novo Mundo” (leia-se, principalmente, do Brasil), os frades e freiras, com criatividade, aperfeiçoaram receitas ancestrais. Ovos moles, pasteis de nata, pudins, bolos, queijadas. Incorporados à frutas e castanhas regionais, são inúmeras as opções de sobremesa na mesa lusitana. É impossível citar todos os doces famosos de Portugal, porque, de fato, quase todas as localidades tem seu doce típico. O que os portugueses garantem (e quem experimenta também comprova) é que são igualmente deliciosos e fazem jus à fama que levam.

Pasteis de Nata são famosos doces portugueses
Foto: Turismo Lisboa

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 19 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page