Turismo

Passeio pelas flores

Conheça os parques e jardins de flores mais lindos do mundo

A primavera é uma das melhores épocas para viajar. Além de não ter um fluxo de turistas tão grande quanto no verão, as temperaturas mais amenas permitem que se passeie muito mais sem se cansar tanto. E para quem gosta de flores, há ótimos locais, em vários países, com jardins e parques com incontáveis tipos dela. Fizemos uma seleção dos melhores. Confira:

Parque Keukenhof, Holanda

Começamos já com o maior e mais famoso parque de flores do mundo. Localizado a aproximadamente 30 minutos de Amsterdã, entre as cidades de Hillegom e Lisse, Keukenhof possui mais de sete milhões de flores que são plantadas anualmente. São vários jardins e pavilhões repletos de tipos e cores de flores. A vista também merece destaque, com campos lindos, moinhos em que é possível subir, além uma atmosfera de calma e beleza.

A variedade de flores, inclusive de um mesmo tipo impressiona, existem 800 tipos de tulipas, sem contar os narcisos, açafrões, jacintos, rosas etc. Outro destaque que impressiona os turistas são as incontáveis esculturas feitas de flores, muita criatividade que vale a pena ser conhecida.

Anualmente, o parque recebe de 800 mil a um milhão de turistas do mundo inteiro e isso porque só fica aberto duas semanas por ano. Em 2020, Keukenhof não abriu devido à pandemia, mas houve um tour virtual que permitia que as pessoas assistissem ao show de beleza pela internet. Este ano, pelo menos até o fechamento desta edição, os tickets estavam sendo vendidos pela internet. As visitas estão previstas para ocorrerem de 30 de março a 9 de maio.

O parque tem uma grande estrutura com restaurantes, lanchonetes, lojas e locais para as crianças brincarem.

Hitachi Seaside Park, Japão

Com 190 hectares, o parque tem uma paisagem tão espetacular que nem o mais criativo dos desenhistas conseguiria imaginar. A variedade botânica é imensa, com mais de um milhão de narcisos, quatro milhões e meio de Nemophilas azuis, 170 tipos de tulipas, cerejeiras, lavandas, rosas, girassóis e muitas outras vindas de várias partes do mundo.

Uma das curiosidades do Hitachi Seaside é que ele fica aberto o ano todo. Em agosto, dentro do parque ocorre o Rock in Japan, que é o maior festival de rock do país, mas fique tranquilo, nenhuma flor é pisoteada já que o espaço é tão grande que existem locais para esse tipo de apresentação. Também há um parque de diversões e muitas trilhas para caminhar de bicicleta.

Temps de flors, Espanha

Quem gosta de flores e estiver na Espanha, certamente, terá atrações de sobra. Além dos jardins botânicos de Madri e Barcelona (ambos espetaculares), em maio ainda ocorre o Temps de flors, em Girona. Durante dez dias do mês de maio, as ruas da cidade se transformam em um museu a céu aberto com mais de 200 obras grandes de arte floral e 62 exposições. Sem contar as próprias casas que são devidamente enfeitadas pelos moradores, propiciando assim, uma recepção acolhedora aos 250 mil turistas que visitam nesses dias de festa.

Durante o festival, ainda é possível se deparar com feiras de arte, artesanato e muitas opções para comer e beber bem.

Monet’s Gardens, França

A pouco mais de uma hora de Paris, na cidade de Giverny, fica a casa em que o mestre do impressionismo, Claude Monet, morou de 1883 até sua morte, em 1926. Nela, havia os jardins que eram cultivados pelo próprio artista. Atualmente, o local virou uma espécie de museu, onde turistas do mundo inteiro, podem ver parte das obras do pintor, todos os cômodos da casa e, claro, os jardins cobertos de tulipas, ninféias, vitórias-régias, pomares, etc. O local fica aberto de abril até o fim de outubro, sendo que o ápice florido ocorre nos meses de junho e julho.

Uma curiosidade sobre o Monet’s Gardens é que ele serviu de inspiração para algumas obras do pintor. Anualmente, o local recebe mais de meio milhão de turistas, sendo assim, um dos pontos mais visitados da Normandia que é uma província no norte francês.

Lavender Fields, Inglaterra

A apenas 24 km de Londres, os turistas podem se encantar com uma vista inacreditável dos campos de lavanda do território de Mayfield Lavender Farm, em Banstead – Surrey. São dez acres de beleza, onde a cor roxa predomina e pode ser vista à distância. O local possui ainda uma plantação de café, mas o que predomina no ar é mesmo o perfume das flores.

Após caminhar por entre os campos, os turistas podem experimentar diversos produtos vendidos no local, tais como óleos essenciais, produtos de beleza, cidra e até biscoitos que levam a flor como um de seus ingredientes. Uma ótima pedida é ficar até o final da tarde, para tomar um chá com biscoitos apreciando a paisagem e sentindo a brisa perfumada. A propriedade fica aberta apenas entre 1º de junho e 17 de setembro.

Importante: devido à pandemia, vale consultar nos sites oficiais dos locais citados para saber se estarão abertos, pois mudanças podem ocorrer a qualquer momento.

You cannot copy content of this page
X