Furacão Irma esta com categoria 5 e coloca em alerta o Sul de Flórida
News

Furacão Irma se aproxima da Florida

Sending
User Review
0 (0 votes)

Terça-feira dia 5 de setembro de 2017

Furacão Irma esta com categoria 5 e coloca em alerta o Sul de Flórida

O furacão Irma atingiu o nível de potência máxima nesta terça-feira e chega na categoria cinco.  Segundo as previsões do Centro Nacional de Furacões dos EUA, na quarta-feira, dia 7 de setembro, o furacão passará por Porto Rico e Ilhas Virgens. Entre quinta e sexta-feira, poderia atingir a ilha do Haiti e a República Dominicana, primeiro, e Cuba logo depois. A partir daí, a previsão ainda é incerta, mas, se continuar sua trajetória de ascensão ao noroeste, entre sexta e sábado o furacão  poderia atingir o sul da Flórida, cujo Governo declarou na segunda-feira estado de emergência.

Os ventos sustentados do furacão em mar aberto atingiram picos de 280 quilômetros por hora,  O alcance de suas rajadas de ar é de 75 quilômetros. 
O governador da Flórida, Rick Scott, declarou emergência em 67 condados do Estado. “O furacão Irma é uma grande tempestade e que implica risco de morte, e a Flórida deve estar preparada”, escreveu o governador. 

Des de Segunda-feira, a população de Miami e adjacencia estão fazendo filas no supermercados para se prepararem com dias de antecedência da chegada prevista do Irma.

Imagem: http://www.nhc.noaa.gov 

 

Veja como se categoriza os Furacões.

O Saffir-Simpson Hurricane Wind Scale é uma classificação de 1 a 5 baseada na velocidade de vento sustentada de um furacão. Esta escala avalia possíveis danos à propriedade. Os furacões atingindo a categoria 3 e superior são considerados grandes furacões devido ao seu potencial de perda significativa de vida e danos. As tempestades das categorias 1 e 2 são ainda perigosas e requerem medidas preventivas. O termo super-tufão ( “super typhoon”) é usado para ciclones tropicais com ventos sustentados superiores a 150 mph.

 

Categoria 1 (74-95 mph / 64-82 kt / 119-153 km/h)

Furacões de categoria 1 os ventos vão de 119 a 153 km/h, o nível do mar se eleva de 1,2 a 1,6 metros e a pressão barométrica é maior que 980 hPa.
Os danos potenciais de um furacão desta categoria são os mais baixos, não provocando quaisquer danos em quedas de árvores ou abalos nas estruturas dos edifícios. A principal consequência registra-se ao nível das regiões costeiras, com possibilidade de pequenas inundações.Categoria 2 ( 96-110 mph / 83-95 kt / 154-177 km/h)
Furacões de categoria 2: os ventos vão de 154 a 177 km/h e o nível do mar se eleva de 1,7 a 2,5 metros, a pressão barométrica vai de 965 a 979 hPa.Os danos potenciais são em quebra de janelas, portas e telhados de casas, podendo ser arrancadas árvores com a força dos ventos, danos na agricultura, embarcações ancoradas junto à costa podem ser afectadas e há a possibilidade de inundações em zonas costeiras.

Categoria 3 ( 111-129 mph / 96-112 kt / 178-208 km/h)
Na categoria 3 os ventos são de 178 a 208 km/h com a elevação do nível do mar de 2,6 a 3,8 metros, pressão barométrica de 945 a 964 hPa
Pode provocar danos estruturais em pequenas casas e edifícios, destruindo construções feitas de madeira, inundações perto da costa destroem pequenas estruturas e danificam construções maiores, inundação de terrenos.

Categoria 4 (
130-156 mph / 113-136 kt / 209-251 km/h)
Os ventos são de 209 a 251 km/h, a elevação do nível do mar é de 3,9 a 5,5 metros, pressão barométrica de 920 a 944 hPa.
Podendo provocar grandes danos em áreas habitadas como casas e prédios podem ser derrubados pelos ventos, chuvas torrenciais provocam alagamentos em enormes áreas, grandes inundações, com isso, há a necessidade de retirar em larga escala todos aqueles que residem nas regiões por onde o furacão passe.Categoria 5 ( 157 mph or higher / 137 kt or higher / 252 km/h or higher)
Furacões de categoria 5 são os mais violentos, com ventos de mais de 252 km/h e o nível do mar elevando a mais que 5,5 metros com pressão barométrica menor que 920 hPa
Furacões deste tipo são considerados “raros” pelos meteorologistas, podendo destruir tudo que estiver no seu caminho. Áreas costeiras podem ser invadidas até dez km, com colapso das estruturas energéticas e sanitárias. É obrigatória a retirada de todas as pessoas que morem perto da costa.

 

Imagem: http://www.nhc.noaa.gov

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 26 jul.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page