Didi Marchi trabalhando em uma tela
Arte

Didi Marchi conquistando novos horizontes

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Dircineia Marchi, a Didi, como é carinhosamente conhecida, engana facilmente quem costuma julgar um livro por sua capa! Pequena em estatura, mas com enorme determinação e incessante busca pelo novo, Didi vem conquistando cada vez mais espaço no mundo das artes. Filha de uma modista de alta costura e de um músico, Didi desde pequena já carregava nas veias o senso artístico e criativo, ajudando os pais quando criança tanto na música como na costura de vestidos e peças bordadas e desenhadas.

Aos 17 anos, mudou-se para São Paulo onde entrou em contato com as artes, visitando museus e galerias ao mesmo tempo em que completava duas universidades. Dircineia graduou-se em Serviço Social e depois em Psicologia Clínica e trabalhou por muitos anos com crianças com dificuldades motoras, intelectuais e emocionais. Um trabalho que também tem muito de arte terapêutica.

Eventualmente a artista casou-se com o primeiro e único grande amor de sua vida, Armando Marchi, e dali em diante a vida que aguardava seria repleta de mudanças e experiências ricas em comunidades vibrantes, fascinantes artistas e culturas diversas que viriam futuramente a influenciar seu trabalho como pintora, escultora e fotógrafa.

Durante o tempo em que morou em Salvador, Didi conviveu com artistas baianos como Mirabeaux, Calazans e Eduardo Carvalho, e ao se mudar para São Paulo iniciou aulas de pintura avançada no Museu da Escultura com a artista plástica Leda Catunda e de escultura com Cleber Machado. A partir daí, seus trabalhos começaram a ser expostos e vendidos, dando início a uma longa trajetória de sucesso.

No trabalho da artista está sempre presente a procura incessante de novos processos e novas soluções, sendo sempre fiel aos princípios da experimentação. Durante os anos em que morou em Michigan, Didi entrou para a Fine Art School e passou a usar várias técnicas de escorrimento com óleo e acrílico. Inicia trabalhos de pouring com acrílico e pigmentos em pó. Seu trabalho tem o compromisso de estabelecer uma relação direta com o observador através da imagem e da reação que provoca nele. As visões abstratas/expressionistas tornam-se simbólicas para lidar com as oposições cromáticas e evidenciar um comportamento lírico e efusivo sobre controle. Nesta fase, seu trabalho fica mais opulento e sugere vagas metamorfoses de céu, água, terra e horizontes, que permanecem até hoje como uma marca registrada de Didi.

““Hoje estou focada em uma pintura abstrata/expressionista“, diz a artista. “Quando começo uma nova tela não tenho nada esquematizado sobre o resultado final. A paixão por fazer arte tem sido uma constante em minha vida. O trabalho de preparar as telas, escorrer ou jogar as tintas, lavar, lixar, omitir, aceitar ou rejeitar… Aplicar múltiplas capas de tintas até chegar à composição que me agrada – e ainda assim coloco mais algumas camadas. Tenho aprendido que uma tela só está pronta quando eu decido que terminei!”

No mundo das esculturas, Didi usa bronze na maior parte das peças, porém não está limitada a apenas este material, usa também resinas, clay e gesso. “Minha técnica é de cera perdida para as esculturas de bronze e resina. Depois da criação de uma peça em barro ou gesso, faço um molde de silicone ou látex, onde injeto cera. O molde em cera, depois de polido, vai para a fundição para ser transformado em bronze. Com a resina, o molde já é preenchido e fundido por mim mesma.” No momento Didi está se preparando para suas próximas exposições em Miami e Nova York.

As core fortes na telas de Didi Marchi

Perfil

  • Artistas que te inspiram: Helen Frankentheler, Pollock e todos os mestres.
  • Seu estilo: abstrato/expressionista.
  • Maior desafio: cursar a universidade em inglês sem saber falar a língua.
  • Maior vitória: poder viver de minha arte.
  • Conselho para quem quer viver de arte: nunca desistir de seu sonho. Seguir sempre!

Foto: Jade Matarazzo

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 14 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page