Eventos

12 dicas para aproveitar grandes eventos sem cair em golpes financeiros

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Para evitar que um momento de alegria e confraternização se transforme em problemas e preocupações, confira algumas dicas para celebrar com mais segurança e atenção e não se tornar mais uma vítima de golpes que podem ser aplicados em grandes eventos

Por Vinicius Cassimiro Carvalho, sócio-fundador da Kassy Consultoria & Gestão Empresarial

Priorize o pagamento em dinheiro:

Pagar em dinheiro é sempre a estratégia mais segura em grandes eventos, pois evita possíveis problemas relacionados ao uso de cartões, eliminando as chances de seus dados serem comprometidos durante as transações eletrônicas.

Golpes com cartões geralmente envolvem clonagem, roubo de informações ou cobranças indevidas que podem passar despercebidas no calor do momento e na empolgação de um show, por exemplo.

Ao utilizar somente dinheiro, você precisa se preocupar apenas com a segurança física do mesmo, prevenindo-se contra perdas ou roubos – não diferente do caso dos cartões –, mas com a vantagem de garantir totalmente a segurança dos seus dados.

Desconfie de erros contínuos nas maquininhas:

Se mesmo assim você optar por usar seus cartões, fique atento a erros nas máquinas de pagamento no momento da transação. Se a maquininha de cartão estiver apresentando erros contínuos, é importante abordar a situação com cautela.

Claro que alguns erros podem ser simples percalços técnicos, passíveis de resoluções rápidas, como problemas de conexão com a internet ou falhas temporárias de sistema. No entanto, se os erros persistirem ou se você perceber algo suspeito, como a máquina parecer modificada ou alguém tentar te distrair durante a transação, é recomendável interrompê-la e não inserir sua senha.

É sempre importante confiar em seus instintos. Se algo parecer errado, é recomendável interromper o processo para garantir sua segurança. Além disso, ao usar seu cartão é recomendável monitorar suas transações junto à instituição financeira em todos os casos, mas especialmente se você detectar algo suspeito, pelos vários meios disponíveis, como o recebimento de alertas por mensagem ou acesso ao aplicativo do próprio banco.

Evite usar cartões com pagamento por aproximação:

Usar cartões com pagamento por aproximação pode aumentar o risco de golpes durante eventos, pois os cartões de aproximação geralmente não requerem a inserção de senha para transações de baixo valor. Isso significa que alguém com um leitor portátil de cartões, conhecido como skimmer, poderia potencialmente escanear seu cartão sem o seu conhecimento em uma área lotada, por exemplo.

Para reduzir esse risco, é importante prestar atenção aos limites de valor para transações sem PIN, além de adotar algumas práticas, como manter seus cartões em um local seguro e verificar regularmente suas transações para detectar atividades suspeitas.

Leve no máximo um cartão e com limite baixo:

Levar apenas um cartão físico com um limite baixo para o evento pode ser uma boa medida de prevenção contra fraudes e golpes que envolvam valores substanciais, pois com um limite baixo você reduz o impacto financeiro no caso de haver alguma ocorrência.

Claro que, se o limite for muito baixo, é aconselhável que você leve também um pouco de dinheiro em espécie para não passar por nenhum perrengue.

Adesive o cartão para diferenciá-lo:

Perder cartões é bastante comum durante eventos que reúnem um grande número de pessoas. E os roubos de cartões também não podem ser descartados. Por isso, adesivar seu cartão para diferenciá-lo pode ajudar a identificá-lo mais facilmente, especialmente se você usar um adesivo único ou marcante. Isso pode ser útil ao relatar a perda ou o roubo às autoridades locais, pois você poderá descrever o adesivo para ajudar na identificação do cartão.

Lembre-se, porém, de que é importante usar adesivos de forma que estes não comprometam a funcionalidade do cartão, sem interferir na leitura do chip ou da tarja magnética. Evite também cobrir informações importantes impressas no cartão.

Não perca o cartão de vista durante os pagamentos:

Manter contato visual com seu cartão durante toda a transação reduz significativamente o risco de golpes, como clonagem ou uso fraudulento.

O ideal é que você mantenha o cartão em sua posse durante todo o processo, por isso evite deixar que alguém leve seu cartão para outro lugar sem sua presença, para passar em outra maquininha, por exemplo.

E, é claro, evite deixar seu cartão em locais desconhecidos ou com pessoas não autorizadas.

Confira o valor da compra:

É muito importante sempre conferir o valor da compra na maquininha antes de confirmar a transação usando sua senha. Verificar o valor garante que você está sendo cobrado corretamente pelo produto ou serviço que está adquirindo e evita possíveis erros ou cobranças indevidas.

Além disso, ao conferir o valor, você também pode identificar imediatamente qualquer atividade suspeita, como cobranças duplicadas ou valores diferentes dos acordados. Se notar alguma discrepância, é recomendável questionar imediatamente o valor antes de prosseguir com a transação.

Carregue seu celular em um local seguro:

Manter seu celular seguro reduz o risco de roubo e acesso não autorizado aos seus dados, sejam eles pessoais ou financeiros, o que pode ser usado para cometer fraudes.

Além disso, ao manter seu celular em sua posse, você garante que estará atento às mensagens de alerta da sua instituição financeira sobre atividades e compras suspeitas. Isso permite que você tome medidas imediatas caso algo pareça errado.

Bloqueie o acesso ao celular:

Pelos mesmos motivos, é sempre importante também estar atento à segurança de acesso ao seu celular, utilizando métodos de bloqueio como senha, biometria ou reconhecimento facial, garantindo que somente você poderá acessá-lo.

Pense na segurança também durante o uso do aparelho, evitando conectar-se a redes públicas não seguras, por exemplo.

Aprenda a bloquear o celular e apagar dados remotamente:

Saber como bloquear o celular e apagar dados remotamente são medidas importantes para proteger seus dados em caso de perda ou roubo do aparelho. Bloquear o celular impede que pessoas não autorizadas acessem seus dados pessoais, enquanto apagar os dados remotamente pode ajudar a proteger sua privacidade e evitar o uso indevido das suas informações.

Os principais sistemas operacionais móveis, como Android e iOS, têm recursos integrados para bloqueio e apagamento remoto. Os usuários podem configurar esses recursos nas configurações do dispositivo ou em aplicativos específicos para essas finalidades.

Sempre cheque o remetente das mensagens:

As mensagens de alerta das instituições financeiras são aliadas importantes na prevenção de golpes e fraudes, mas lembre-se de que é muito importante sempre verificar o remetente das mensagens para garantir sua veracidade. Muitas vezes, golpistas tentam se passar por instituições legítimas para obter informações pessoais ou financeiras das vítimas.

Ao receber um alerta ou mensagem de uma instituição financeira, verifique se o remetente é realmente seu banco e se a mensagem parece autêntica. Desconfie de mensagens que solicitam informações pessoais ou financeiras, como senhas, números de cartão de crédito ou códigos de segurança. Além disso, nunca clique em links suspeitos contidos nas mensagens.

Se tiver dúvidas sobre a autenticidade de uma mensagem, entre em contato diretamente com a sua instituição financeira por meio dos canais de comunicação oficiais.

Desconfie de ofertas muito vantajosas:

É sempre prudente desconfiar de ofertas que parecem muito vantajosas, ou boas demais para ser verdade. Golpistas podem se aproveitar de grandes eventos para oferecer produtos ou serviços falsos, com preços muito baixos ou condições extremamente chamativas, com o objetivo de enganar as pessoas para obter informações pessoais ou financeiras.

Siga sua intuição e desconfie. Se algo parecer suspeito ou fora do comum, é melhor não prosseguir com a transação e buscar mais informações ou ajuda de pessoas de confiança.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 23 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page