Business

Você já ouviu falar sobre Metaverso?

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Recentemente eu assisti dois palestrantes falando sobre isso e percebi que um dos assuntos do momento é o metaverso. E tenho pensado bastante em como o Metaverso vai impactar o mundo dos negócios.

Confesso que tenho dúvidas se os pequenos negócios e empresas tradicionais serão impactadas pelo Metaverso, mas independente se a resposta é positiva ou negativa acredito que temos que acompanhar atentamente e estudar o assunto até para avaliar se podemos encontrar alguma oportunidade nessa nova tendência.

Para quem não conhece, o metaverso é um conceito que mescla o virtual e a realidade aumentada. Isso significa que o metaverso pode ser entendido como uma vivência em um espaço virtual, só que com influências reais nesse ecossistema.

Desde que Mark Zuckerberg anunciou a mudança de nome do Facebook para Meta, muito se tem debatido sobre o que é o metaverso. Considerado o “próximo capítulo da Internet”, o mundo virtual onde as pessoas poderão interagir e realizar qualquer atividade — trabalhar, jogar, fazer compras, se divertir — é a mais recente aposta das gigantes da tecnologia e promete dar novos contornos à comunicação humana.

Em alta desde que o Facebook trocou o nome para Meta, esse conceito é anunciado como um futuro não muito distante da nossa realidade hoje.

Foto: Freepik

Uma maneira mais fácil de explicar como funciona o metaverso é utilizando o exemplo dos óculos de realidade virtual. O uso desse instrumento “teletransporta” a pessoa para um mundo que existe, mas que não está ao nosso alcance no mundo real.

A diferença é que agora, o metaverso é uma realidade cada vez mais palpável e que promete revolucionar a forma de consumo que temos hoje no entretenimento, em produtos e em serviços.

Nesse sentido, o metaverso pode ser interpretado como um mundo virtual em 3D que pode ter referências do mundo real. Vale lembrar que muitos enxergam essa revolução como a maior desde a invenção dos smartphones.

Hoje, para acessar ao metaverso da Meta é preciso usar óculos de realidade virtual (RV), embora a empresa já tenha dito que pretende integrá-lo aos programas existentes. Isso tudo vai exigir que os internautas tenham um aparato técnico como internet rápida, óculos de RV e computador com boas configurações, o que seria inviável para algumas pessoas.

Mas para quem acha que o metaverso é algo muito novo, saiba que isso já vem sendo anunciado desde os anos 80 na literatura cyberpunk. Além disso, jogos que exploram o metaverso já existem desde os anos 2000. Um dos precursores dessa área é o Second Life, game que simula a vida real de uma pessoa num ambiente virtual.

Por fim, a imersão total em um mundo virtual ainda promete ser assunto durante muito tempo.

Uma coisa eu garanto que o Metaverso traz muitas oportunidades para novos negócios e oportunidades para ganhar dinheiro e no mínimo será um ambiente muito importante para o marketing e divulgação dos produtos e serviços para qualquer empresa. Por exemplo O Boticário montou uma loja no Metaverso e teve 9 milhões de visitas na loja virtual dentro do Metaverso, posso garantir que pelo menos uma pequena parte dessa população vai comprar algum produto do O Boticário.
O jeito é ficar atento às novidades desse mercado!

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 26 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page