Foto: Razvan Chisu/Unsplash
Business

Saiba quais os mercados de trabalho mais promissores para 2022

Está pensando na graduação ou quer dar um novo direcionamento para a carreira? Conheça os mercados de trabalho que estarão em crescimento no próximo ano.
Sending
User Review
0 (0 votes)

O mercado de trabalho passou por uma grande revolução nos últimos anos, especialmente por conta da pandemia do novo coronavírus, que exigiu a realização do trabalho remoto por parte das empresas e acelerou os processos de automatização e de implantação de novas soluções e tecnologias como tendências de mercado.

Estão entre profissões emergentes aquelas que trabalham com soluções de big data, cloud, internet das coisas, e-commerce, inteligência artificial e diversos softwares e aplicativos. Esse processo exigiu a contratação de mais profissionais de tecnologia e que estão em falta no mercado. Segundo um relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), somente no Brasil, a área de Tecnologia da Informação (TI) deve contratar cerca de 420 mil profissionais até 2024.

Além da tecnologia, outras áreas também devem aparecer entre as carreiras em alta para 2022. Entre elas devem ganhar destaque os setores de recursos humanos, marketing, ciências contábeis, direito, engenharia e saúde.

Ah, mas essas profissões não estão saturadas no mercado? Eis aqui o diferencial: todos esses profissionais devem estar adaptados à cultura e às ferramentas digitais, que utilizam a inovação e a criatividade para serem estratégicos aos negócios.

O Relatório The Future of Jobs 2020, produzido pelo Fórum Econômico Mundial, traz algumas das profissões que devem ser tendências para os próximos anos. Trabalhos que apresentem características de redundância e repetição e que não se adaptem a esse novo cenário devem desaparecer. Segundo o estudo, 85 milhões de empregos podem deixar de existir por conta dessas transformações, enquanto 97 milhões de novos postos de trabalho podem emergir no mercado de trabalho nas 15 indústrias e 26 economias estudadas pelo relatório. Confira o relatório completo aqui.

Quer entender melhor quais são as tendências do mercado de trabalho em 2022? Confira quais são as carreiras em alta para o próximo ano.

TECNOLOGIA

Analista/cientista de dados

Nos tempos digitais, torna-se cada vez mais necessário coletar, armazenar e processar todos os dados das atividades de uma empresa. Mas isso não é tudo. É preciso analisar de fato o que os dados querem dizer. São informações valiosas que podem ajudar na identificação de problemas, na demanda por novos produtos ou serviços ou até mesmo para a exploração de novos mercados. Trata-se de um profissional cada vez mais essencial para as empresas.

Desenvolvedor de softwares e aplicativos

A demanda das empresas por mais presença digital durante a pandemia tem exigido a contratação de profissionais para o desenvolvimento de softwares e aplicativos. São especialistas em falta no mercado e que precisam ser capacitados para diferentes linguagens da programação. Com a demanda por mais soluções e tecnologia, essa área deverá apresentar enorme crescimento nos próximos anos. Outra área que cresce muito, especialmente por conta do mercado mobile, é a de desenvolvimento de games.

Especialistas em segurança da informação e proteção de dados (TI e Direito)

Se há a demanda por novas plataformas e ambientes digitais, uma das principais preocupações será a segurança. Afinal, são muitas as ameaças e é preciso garantir que os dados das empresas não sejam vazados ou utilizados de maneira indevida. Por isso, há grande demanda por suporte e por implantação de uma infraestrutura tecnológica eficaz para os profissionais de Tecnologia da Informação (TI). Em paralelo, também oferecerão esse suporte os profissionais de direito e advogados que atuem com crimes cibernéticos e com a proteção de dados, especialmente com a necessidade de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O Direito Digital é um campo muito promissor e conversa com diversas outras áreas.

RECURSOS HUMANOS

Especialistas em pessoas

Com a necessidade de contratar profissionais mais especializados e capacitados para as demandas do dia a dia, os recrutadores, incluindo analistas de RH e psicólogos, têm ganhado uma importância estratégica para as empresas. Já há empresas especializadas apenas para a contratação de profissionais de tecnologia, porém, esses especialistas em contratação de talentos são muito importantes para todas as áreas.

Hoje, além das qualificações técnicas, também é fundamental que os profissionais tenham as competências humanas necessárias e a inteligência emocional para encarar o mundo corporativo.

COMUNICAÇÃO

Profissionais de marketing digital

As empresas aderiram ao mundo digital e agora também precisam chamar a atenção e atingir seus clientes para realizar a venda de produtos e serviços. O marketing digital se tornou uma das ferramentas mais importantes nesse sentido, especialmente por ser mais barata e muito eficaz. Desde a produção de um conteúdo de interesse até a visibilidade em canais de busca e redes sociais e a conversão em futuros clientes, há espaço para diferentes profissionais. Da mesma maneira, especialistas em e-commerce, também passam a ser demandados para a impulsão das lojas digitais das empresas.

SAÚDE

Profissionais da saúde

A demanda por profissionais da saúde sempre existiu e eles se provaram ainda mais importantes durante a pandemia. O atendimento a pacientes idosos, especialmente na área da geriatria e no atendimento domiciliar com fisioterapeutas e enfermeiros, está em alta, assim como a área de saúde mental, tão necessária em um momento conturbado como o que vivemos.

SUSTENTABILIDADE

Especialistas em práticas sustentáveis

Profissões ligadas a questões ambientais e à sustentabilidade, como as relacionadas a energias renováveis e gestão de resíduos, também aparecem em alta, para planejarem novos conceitos e práticas que não agridam o meio ambiente. Inclusive, no agronegócio, que também aparece como um mercado de trabalho promissor, é preciso pensar em atuações profissionais com mais consciência sustentável.

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Advertisement

You cannot copy content of this page
X
X