Vida e Saúde

Viagens de longa duração podem causar problemas vasculares

Sending
User Review
0 (0 votes)

Enquanto muitos voltaram para o Brasil para aproveitar o verão brasileiro e explorar novos destinos, especialistas alertam para os riscos vasculares associados a longas viagens de avião, carro ou ônibus. Um estudo conduzido pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard revela que a cada duas horas de permanência na mesma posição, o risco de trombose aumenta em 26%.

O cirurgião vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Dr. Márcio Steinbruch, destaca que viagens superiores a 4 horas podem desencadear problemas vasculares nos membros inferiores. A falta de movimentação das pernas durante períodos prolongados diminui o fluxo sanguíneo, aumentando a possibilidade de coágulos, trombose venosa profunda e o desenvolvimento de varizes.

Para prevenir tais complicações, Steinbruch sugere medidas simples durante as viagens. Em deslocamentos terrestres, é aconselhável fazer pausas a cada duas horas para restabelecer a circulação sanguínea nas pernas. Em viagens aéreas, movimentar as pernas e pés em intervalos regulares, além de manter-se hidratado e evitar roupas apertadas, são estratégias eficazes.

O especialista ressalta que fatores de risco, como histórico de trombose, gravidez, cirurgias recentes e idade avançada, podem contribuir para o desenvolvimento dessas condições. No entanto, a prevenção é possível com a adoção de práticas simples.

“Não há necessidade de preocupação excessiva, mas as pessoas com varizes ou histórico de trombose devem procurar acompanhamento médico regular. O profissional orientará o paciente de maneira apropriada para evitar complicações”, destaca Steinbruch. Ele enfatiza que, após a viagem, qualquer persistência de dores, inchaços ou outros sintomas deve ser avaliada por um especialista para um diagnóstico e tratamento adequados.

Inchaço, formigamento, pele vermelha, dor, cansaço constante, perda de sensibilidade nas pernas, cãibras e dificuldade em permanecer em pé por muito tempo são sinais de alerta que não devem ser ignorados.

Sobre o Especialista:

  • Dr. Márcio Steinbruch: Graduado pela Universidade de São Paulo (USP), é médico com especialização em cirurgia vascular pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Possui título de especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, sendo membro efetivo dessa sociedade. Acesse o site www.livredevarizes.com.br/ e siga nas redes sociais: Instagram @livredevarizes e Facebook.com/marcio.steinbruch.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 19 jun.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page