News

Solução para o transporte urbano, Paris receberá teleférico em 2025

Sending
User Review
0 (0 votes)

Teleférico  promete cortar caminho pela capital francesa, levando até 11 mil passageiros por dia

Não é só de Torre Eiffel que vive Paris! Com inauguração prevista para 2025, a capital francesa receberá seu primeiro teleférico urbano. A novidade contará com 4,5 km de extensão, e promete ligar os subúrbios do sudoeste da cidade às linhas de metrô. O teleférico urbano, batizado de Câble 1, transportará passageiros do bairro de Villeneuve-Saint-Georges à estação Pointe du Lac, linha 8 do metrô parisiense, em Creteil, na região de Île-de-France. A viagem durará cerca de 17 minutos, menos da metade do tempo despendido no mesmo trajeto feito via ônibus. O projeto vem sendo considerado há alguns anos, e é necessário devido ao terreno montanhoso da comuna francesa. 

A ideia de implantar teleféricos para solução dos problemas em transporte urbano não é exatamente nova, e até encontra representantes aqui mesmo na América do Sul. A maior rede de teleféricos do mundo, com 31 km de extensão, está instalada em La Paz, na Bolívia, e é um grande sucesso no que se propõe. A forma inteligente de driblar as cidades congestionadas, aliada a uma linda vista, são fatores que melhoram a vida dos cidadãos, além da contribuição ambiental, por conta de seu gasto energético muito mais sustentável, baseado quase inteiramente em energia solar. Na Europa, Londres já conta com esse serviço desde 2012.

O Câble 1 terá um custo final estimado em cerca de € 132 milhões, o que equivale a aproximadamente R$ 675 milhões. O projeto do percurso prevê 5 paradas, espaçadas de 500 a 1.800 metros entre si: a conexão Creveil à Villeneuve-Saint-Georges passará ainda por Limeil-Brévannes e Valenton. O consórcio, liderado pelo Doppelmayer France SAS, será o responsável pelo design, pela construção e manutenção do teleférico. 

Cada cabine contará com 10 assentos, e os passageiros deverão viajar sentados. Os carros passarão pelas estações a cada 30 segundos nos horários de pico. A ideia é conseguir transportar cerca de 11 mil passageiros por dia. Dotada de portas largas, permitirá o embarque e desembarque em movimento sob baixa velocidade, cerca de 9 cm/s. Há ainda a preocupação com a acessibilidade, pensada de forma a ser universal: as estações serão dotadas de apenas um andar, que por sua vez, será dotado de rampas, evitando até mesmo escadas rolantes ou elevadores.

Além da praticidade, a opção pelo teleférico ainda tem a vantagem de garantir uma melhor adaptação ao paisagismo da cidade. Para a sustentação do equipamento, serão instalados 33 postes, em formatos de letra Y ou V, de aspecto liso e na cor branca, para diminuírem o impacto visual. Além disso, alguns postes ainda terão outras funções: servirão para instalação de painéis informativos, vegetação, bancos, bicicletários, entre outras finalidades. 

Se conhecer Paris está nos seus planos, a partir de agora, o Câble 1 será também passagem obrigatória, para além de todas as outras belezas que a cidade reserva. E para viajar com segurança, é essencial observar toda a documentação necessária para poder entrar na França. Além do passaporte, o país também exige outros documentos, como comprovante vacinal, seguro-viagem, passagem de volta comprada, entre outros. Para a exigência do comprovante financeiro, a maneira mais fácil de lidar é através da remessa online de dinheiro, uma maneira prática e segura de movimentar dinheiro para o exterior.

*Foto: iStock

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 16 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page