Alexander Calder - National Gallery of Art
Arte Blima Efraim

Smithsonian Museus para os Românticos

Blima Efraim é artista plástica de nascença, formada pela escola da vida e que carrega na alma, as imagens do seu universo interior. E-mail: blimaefraim@gmail.com
Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

“Ah… L’amour…” Vocês se lembram dos desenhos animados do Looney Tunes quando o gambá Pepe Le Pew perseguia a gatinha Penélope incansavelmente, professando palavras de amor eterno? Pois então, o que vou escrever agora não tem nada a ver com esse desenho, eu só estava me lembrando dele porque fevereiro é o mês do amor, e nada mais fofinho do que eu ter me lembrado do Pepe.

Estive em Washington DC no mês passado para celebrar o meu aniversário e visitar os museus do Smithsonian que eu ainda não tinha visitado anteriormente. Sim! Adoro ganhar de presente viagens, especialmente aquelas que têm muita cultura, história e museus. Na vez passada visitei todos os monumentos e alguns museus. Desta vez escolhi 3 museus e nenhum monumento. – fomos no National Gallery Art Museum, National Portrait Gallery e Hirshhorn Museum and Sculpture Garden. Eu poderia passar um mês na cidade e ainda não conseguir ver todos eles. Em 99% desses museus, a entrada é grátis (não estou mentindo não). Em algum deles você tem que fazer antes uma reserva online, para mostras especiais que estão em salas separadas (de graça também). Te dou um exemplo, eu cheguei bem cedo no National Gallery Art Museum e lá dentro vi que eles estavam com uma mostra especial do “Vermeer!” Fiquei tão nervosa de não ter reservado uma hora para entrar, mas por sorte eles ainda tinham vaga, eu só teria que esperar 3 horinhas. Tudo isso de espera não foi nada nesse museu, você pode ficar o dia todo, e ainda não conseguir ver tudo o que tem lá dentro. Agora…adivinha quem estava lá? O meu amado Vincent Van Gogh, yes, ele estava me esperando para dar o meu presente do Dia dos Namorados – Uma parede com pinturas só dele para o meu delírio. Lá também estavam o Leonardo Da Vinci, Monet, Modigliani, Pissarro, Degas, Salvador Dalì, Andy Warhol, Klimt, Hopper, Frida, Rothko , Alexander Calder, e muitos outros mais, além da escultura gigante do galo azul, “Hahn/Cock”, por katharina Fritsch, doada pelo museu Glenstone. Maravilha, não é?

Os Museus Smithsonian no Distrito de Columbia (Washington DC), são administrados pela Instituição Smithsonian, criada em 1846 com o intuito de aumentar o conhecimento da população”. Hoje a instituição opera 19 museus (2 deles em NY e outro na Virginia), 21 bibliotecas, 9 centros de pesquisa e um Zoológico.

A maioria dos museus está localizada dentro e ao redor do Distrito de Columbia, ao redor do National Mall, e muitos deles estão entre os maiores e mais populares museus do mundo. Tem um ônibus especial localizado na circunferência do National Mall que a cada 10 minutos te leva de um museu a outro por somente $US 1. Juntos, esses museus cobrem a história e a pré-história americana com detalhes notáveis e cheias de perspectivas. Sem dúvida, para quem gosta de passeios como esse, deve pedir ao seu amor com jeitinho para te levar lá. Aproveita que ainda você tem um mês para se preparar.

Aqui está a lista de todos os museus Smithsonian localizados em Washington DC. Não vou falar de todos porque ainda não fui.

• National Air and Space Museum – simplesmente de cair o queixo! Mesmo que você não goste de ver aviões e foguetes, vai lá que você vai aprender a gostar.

• National Museum of Natural History – este é o museu de história natural mais popular do mundo e mais visitado (lembra do filme “Noite no Museu” com o Ben Stiller e Owen Wilson?). Oferece uma oportunidade de mergulhar na história do nosso planeta desde a sua formação há bilhões de anos. Ele é enorme, portanto, reserve um dia inteiro para visitar. Está aberto 364 dias por ano e ele também é grátis como eu já falei antes. Uma de suas exibições notáveis é a do Salão dos Dinossauros. A peça central desta exibição é o Tiranossauros Rex enfrentando um elenco de Triceratops. A exposição foi recentemente atualizada a um custo de US $45 milhões e reaberta desde 2019.

• Hirshhorn Museum and Sculpture Garden – o Museu de arte moderna e contemporânea, abrange uma das mais importantes coleções de arte pós-guerra do mundo, e tem o comprometimento de fornecer aos artistas de hoje uma plataforma global para explorar novas maneiras de criar, com performance, mídia digital, vídeo e tecnologia. O jardim do museu se encontra em reparos agora. Infelizmente eu não pude ver suas esculturas, uma pena, mas pude me realizar admirando as obras das “GUERRILLAS GIRLS” defendendo a nós mulheres nos campos das artes e da vida. Há uma mostra de Yayoi Kusama imperdível e que eu infelizmente perdi porque não fiz a reserva(grátis) anteriormente, aff. Fiquei quase uma hora na instalação incrível da artista Laurie Anderson onde ela foi convidada pelo museu a pintar o chão, o teto e as paredes cobrindo cada centímetro com frases controversas, desenhos e esculturas intitulado “Four Talks”. Imperdível.

Laurie Anderson – Hirshhorn Museum
Guerrilla Girls – Hirshhorn Museum

• National Portrait Gallery – esse eu pensei que ia ser meio “boring” mas não foi. Eu amei poder ver de perto os 45 retratos dos presidentes desde George Washington até… oh well…. O presidente Trump, que optou por não ter seu retrato pintado. Na parede só tem uma fotografia dele (vai saber o porquê). Adorei os retratos da Michelle e do Barack Obama pintados por Amy Sherald e Kehinde Wiley respectivamente. Fora os presidentes, há retratos de artistas, esportistas, atores de cinema e inventores como o famoso retrato de Benjamin Franklin (aquele que está na nota de 100 dólares), e Thomas Edison. Também adorei ver várias obras com paisagens, anjos, animais e estátuas, somando 23.000 obras no total. Tem até Frida Kahlo! Vi também no museu, as obras que participaram da competição “The Outwin 2022, American Portraiture. Super vale a pena ver! O Museu divide suas portas com o Smithsonian American Art Museum. Você já pode imaginar como é enorme. O prédio público é um dos mais antigos da cidade datado de 1836 com exemplos de arquitetura renascentista grega.

Michelle Obama – National Portrait Gallery

O que mais gostei até agora? O National Gallery Art Museum sem dúvida. Não vou dizer o porquê. Vai lá e vê por você mesmo aproveitando o Dia dos Namorados para passear e namorar bastante. Ahhhhh…L’amour!

Modigliani – National Gallery of Art
Katharina Fritsch – National Gallery of Art
Katharina Fritsch – National Gallery of Art

Abaixo estão as outras instituições do Smithsonian que eu ainda não visitei:

• Anacostia Community Museum

• Arthur M. Sackler Gallery

• Arts and Industries Building

• Freer Gallery of Art

• National Museum of African American History and Culture

• National Museum of African Art

• National Museum of American History

• National Museum of the American Indian

• National Postal Museum

• Renwick Gallery

• Smithsonian Institution Building (“Castelo”)

O site para mais conhecimento, visitas e horário é: https://www.si.edu/museums

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: seg, 15 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page