Vida e Saúde

Perda da audição na infância, quais seus efeitos?

Sending
User Review
0 (0 votes)

Como o diagnóstico rápido da perda auditiva pode ajudar no desenvolvimento infantil

A perda auditiva em crianças, quando não diagnosticada, pode acarretar em sérios impactos em sua saúde geral e desenvolvimento. Especialistas alertam que essa condição negligenciada pode influenciar negativamente na linguagem, cognição e interações sociais dos pequenos.

A especialista Dra Iva Lanzarini fonoaudióloga da Fonocenter diz “O teste adequado a ser feito durante a infância e com acompanhamento, já que a perda pode ser gradual durante os primeiros anos de vida, caso não seja diagnosticada pode levar a um déficit significativo no aprendizado e no desenvolvimento emocional das crianças. A dificuldade em ouvir causa o atraso da fala, e essa dificuldade de comunicação traz o isolamento social.”

E como dito pelo Dr Matheus Chioro Corrêa
” Próteses auditivas têm sido uma poderosa ferramenta para amenizar esses impactos. Ao fornecer estímulos auditivos necessários, elas não apenas melhoram a capacidade de comunicação, mas também ajudam a criança a se integrar mais efetivamente em ambientes sociais e educacionais.”

É indispensável que os pais e profissionais de saúde estejam atentos aos sinais de perda auditiva em crianças, como falta de resposta a sons, dificuldade de fala e comportamento social retraído. A detecção precoce é a chave para iniciar intervenções cedo e garantir o desenvolvimento saudável da criança.

Investir na conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e no acesso a tecnologias de assistência auditiva é necessário para mitigar os efeitos adversos da perda auditiva em crianças, permitindo que elas alcancem seu pleno potencial em todas as áreas da vida.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 20 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page