Esporte Vida e Saúde

Medalhista nos Jogos de Tóquio dá dicas para atletas amadores

Sending
User Review
0 (0 votes)

Prata na maratona paralímpica no Japão, Alex Pires, integrante do Time Ajinomoto, faz um roteiro para quem quer comemorar o fim de ano sem perder o ritmo de treinos

Para os atletas chamados “amadores”, que não fazem parte do alto rendimento, mas mantêm um ritmo constante de treinos, o período das festas de final de ano sempre traz uma ponta de angústia. Afinal, como conseguir manter a forma física em meio às confraternizações com os amigos e a família, com muita comida e bebida? O medalhista de prata na prova da maratona nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, Alex Pires, integrante do Time Ajinomoto, fez um pequeno roteiro para ajudar esses atletas a não deixarem de comemorar e, ao mesmo tempo, não perderem a condição física.

“O melhor conselho para estes atletas é o de manter sua rotina o mais correta possível. Claro que neste período do ano é mais complicado, mas procure seguir sua sequência de treinamentos. Às vezes não será possível repetir os mesmos horários, mas busque sempre treinar, pois desta forma você conseguirá manter sua condição física e não aumentar tanto o peso”, explicou Alex Pires.

Segundo colocado nos Jogos Paralímpicos de Tóquio na maratona, classe T46 (deficiência nos membros superiores), quando inclusive quebrou o recorde das Américas para a distância (2h27min), Alex entende que o ideal seria uma carga variando de três a quatro treinos por semana.

“Dependendo da planilha que a pessoa já segue, se ela conseguir manter entre 50 a 70% do que faz normalmente terá um bom resultado, melhor do que não fazer nada. Além disso, é preciso manter muita atenção na questão da hidratação. Neste período do ano, a galera às vezes extrapola um pouquinho no álcool e por isso é necessário manter o corpo sempre hidratado, bebendo muita água”, explicou o maratonista do Time Ajinomoto.

Equilíbrio: o segredo para não sair da dieta

 Além da preocupação com os treinamentos, é importante que estes atletas amadores não descuidem da dieta alimentar que já seguem ao longo dos outros meses do ano. Para Marília Zagato, gerente de estratégias em Marketing-Nutrição, o segredo é o equilíbrio. “Essa é uma época do ano em que, além do Natal e Ano Novo, outras comemorações tendem a acontecer. Normalmente, há maior disponibilidade de comidas e alimentos diferentes do dia a dia. Os atletas podem participar e aproveitar das festividades. Isso significa ter a liberdade para comer de tudo que se tem vontade, mas com moderação”, afirma Marília.

“Vale reforçar que essas refeições que saem do padrão devem ficar mais restritas às festividades, porque muitas vezes o que acontece é ter um excesso de comida no Natal, por exemplo, e as pessoas continuarem a consumir aquelas refeições por mais alguns dias”, completou.

Ainda assim, não existem alimentos necessariamente proibidos, segundo Marília Zagato. “Não acredito que seja necessário evitar nada. Porém, se ainda assim o atleta quiser se manter mais na dieta, pode buscar opções mais leves com menor quantidade de gorduras, açúcar e sal”, afirmou. Ela citou como exemplos carnes como peito de frango ou de peru e peixe, além de pratos que não tenham grandes quantidades de queijo ou creme de leite. “Em relação ao açúcar, é ideal optar por sobremesas à base de frutas, além de evitar o álcool ou consumi-lo de forma moderada”, explicou.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 11 out.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page