Mikaela Paim desfruta de um charuto enquanto se refresca
Gastronomia Mikaela Paim

Harmonização: a magia de criar o terceiro sabor

Mikaela Paim é a única brasileira sommelière de vinhos, especialista em todos os tipos de bebidas alcoólicas, água, chá café, azeites, charutos e técnicas multissensoriais, com mais de 15 anos de carreira na área gastronômica. @mikaelapaim - www.mikaelapaim.com
Sending
User Review
0 (0 votes)

No último mês de novembro, completei 10 anos atuando como Cigar Sommèliere, uma especialização extremamente desafiadora para o universo feminino e em especial para a minha carreira, trazendo uma contribuição ímpar somando todas as outras expertises em minha trajetória; como Sommelière Internacional de Vinhos e expert em Café, Chá, Azeite de Oliva, Chocolate e todas bebidas alcóolicas.

E essa atuação está sendo extremamente aproveitada no Oriente Médio, onde estou vivendo e trabalhando nos últimos 3 meses, um lugar incrível e poderoso onde posso executar o meu poder de inovação no país mais rico do mundo, o Qatar, à frente do Cigar Lounge mais exclusivo do mundo no endereço mais requintado de Doha. E nesse mais novo projeto, que leva a minha assinatura, a principal missão é guiar o atendimento de forma personalizada com toda expertise técnica minha e da minha equipe para entregar o mais alto nível de experiência em uma atmosfera pensada detalhe a detalhe para criar um ambiente com características sensoriais e latinas, para o mais intenso desfrutar.

A intenção é que através do conhecimento apurado, possamos mostrar a beleza por trás do glamour do charuto, compartilhando sua história, importância e ritual. Proporcionando com esse real conceito, a vivência de apreciar o momento presente durante a degustação e harmonização.

E quando falamos em harmonizar, logo vêm à mente a imagem do conhaque ou whisky fazendo esse casamento perfeito com as baforadas, porém esse é um universo tão amplo das bebidas e charutos que podemos ir muito além.

Harmonização é a magia de encontrar o terceiro sabor. Uma experiência técnica que só é possível quando unimos diversas características de ambos produtos por similaridade ou contraste, como por exemplo quando escolhemos o clássico coquetel cubano Mojito para harmonizar com outro clássico de Cuba Hoyo de Monterrey, pois ambos são de intensidade suave e tem o herbáceo como nota predominante. Um exemplo de contraste é quando unimos um vinho do porto com um charuto de médio a forte intensidade, como é o caso do famoso Cohiba, ambos com a mesma intensidade (similaridade) e tecnicamente criamos o equilíbrio por contraste através do dulçor e o amargor.

No mundo do Charuto existem cinco intensidades: suave, suave para médio, médio, médio para forte e forte. Portanto as possibilidades de combinação são muito amplas. Há charutos para harmonizar com champanhe, com mojito, cervejas, coquetéis, destilados, café, chá, com bebidas mais leves e até com um vinho do porto mais complexo.

E se ainda esses termos ou até a ideia parece algo distante pra você, deixe-me te aproximar mais dessa linha de raciocínio com um exemplo que faz parte da rotina de quem aprecia perfumes por exemplo: quando vamos escolher um novo, pedimos por notas mais cítricas ou florais, de madeira ou especiarias. E adivinha só, você também pode começar a se atentar nestas notas em suas próximas experiências etílicas e com tabaco e em breve irá se divertir com suas próprias harmonizações.

Este termo vem ganhando mais vida nos últimos tempos, mas não se sinta na obrigação de sempre ter que harmonizar. Lembre-se que harmonização é uma técnica para os técnicos, apenas use esse conhecimento para se divertir, tentar novas combinações e explorar novas formas de apreciar seus momentos. E claro que também vale não seguir nenhuma regra e combinar o os produtos que você gosta, o importante é deleitar-se.

E quando o assunto for uma experiência refinada para o paladar, chame o sommelier,- no meu caso, a Sommelière!
Aqui em Doha, todo o meu cardápio foi desenvolvido pensando na harmonização dos vinhos com o menu de comidas desenvolvido por um famoso Chef, as bebidas e coquetéis com a seleção singular de charutos e uma seleção dedicada aos chás exclusivos e o meu Blend de assinatura, o primeiro café do mundo criado para harmonizar com charutos e as diversas formas que apresentamos esse especial café.

E para te deixar com ainda mais água na boca, vou compartilhar um dos meus Coquetéis de assinatura favoritos, o Honey Comb, um coquetel que encanta por sua apresentação exótica e delicada, com um pedaço de colmeia de mel natural, açafrão e flor comestível. E surpreende com a fortaleza de tequila repousada e syrup de mel feito no Cigar Lounge. Essa joia harmoniza com o charuto cubano Quai d’Orsay feito especialmente para a França.

Vou adorar te receber e te servir no Vintage, o mais Exclusivo Cigar Lounge do mundo e te proporcionar uma experiência harmonizada criada por mim em Doha. Até o próximo texto!

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qui, 23 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page