Dr. Thierry Jacquemin
Entrevistas

Dr. Thierry Jacquemin – “Acredito muito na parte humana da medicina.”

Sending
User Review
0 (0 votes)

O doutor Thierry Jacquemin tem nome francês, coração brasileiro e muito orgulho de viver e trabalhar nos Estados Unidos. Nessa mistura de culturas e idiomas, ele se destaca na sua profissão como um médico competente, atencioso e preocupado com a prevenção e o bem-estar dos seus pacientes. A Acontece Magazine bateu um papo com ele, que falou um pouco da carreira, do amor pelo Brasil, da família e dos tratamentos que oferece em sua clínica em Miami. Confira.

Você nasceu no Brasil, é de descendência francesa e veio morar e estudar em Miami. Fale um pouco dessa mistura de culturas que o transformou em um cidadão do mundo.
Acho que essa mistura é exatamente o que define minha personalidade, meu foco no trabalho, e que me dá forças sempre. Eu consigo ver o mundo e atender pacientes com mais sintonia, porque entendo melhor o aspecto cultural de cada país, e não somente de um lugar, de uma cultura. Acho que me relaciono bem com vários tipos de pessoas vindas de lugares diferentes e por isso sempre me adapto à diversas situações como ser humano e como médico.

Como foi a mudança do Brasil para Miami e onde iniciou os seus estudos na medicina?
A mudança na verdade foi um choque cultural no início. Saí do Rio de Janeiro com 15 anos, onde me sentia o rei da minha cidade e estava acostumado com a língua e com a cultura, para batalhar em um país novo, com uma cultura completamente diferente. Não foi fácil, mas agora estou muito feliz e bem adaptado. Estudei medicina aqui em Miami na Universidade de Miami e na NSU, até me formar e abrir o meu consultório.

Qual a sua especialidade e qual o perfil dos seus pacientes? Atende muitos brasileiros?
Apesar de ser clínico geral, me especializo na área de beleza e bem-estar, que inclui tratamentos antienvelhecimento e perda e controle de peso. Gosto muito desses temas, porque acredito que nossa qualidade de vida vem de dentro para fora e de como cada pessoa se sente com ela mesma. Me preocupo muito em descobrir o que é melhor para cada paciente e meu foco é sempre em prevenção e manutenção. De um modo geral, meus pacientes são pessoas procurando manter a boa saúde, sempre se sentindo melhores ainda por dentro e por fora também, claro, porque isso faz parte de nossa qualidade de vida. Eu foco sempre em prevenção e optimização, tanto de saúde, como de beleza e bem-estar.

Você acredita que tratar da doença não é o suficiente na sua profissão, mas tratar da saúde geral do paciente. Fale um pouco sobre isso.
Acredito que tratar a doença deve ser sempre a última opção, porque, como médico, meu objetivo é prevenir, em primeiro lugar, que o meu paciente fique doente. Por isso foco muito na prevenção, optimização e qualidade de vida de meus pacientes. Isso com certeza é muito mais importante.

Que tipos de tratamento você oferece na clínica?
Ofereço diversos tratamentos por ser clínico geral, incluindo desde um check up anual, até coisas bem específicas, como tratamentos à base de hormônios. Na área de beleza sou especialista em botox, fillers, o famoso PRP, ou “Vampire Facial”, e Kybella, que é um tratamento revolucionário para perda de gordurinhas localizadas. Na área de bem-estar ofereço programas de emagrecimento, coquetéis de vitaminas que curam desde uma ressaca, até falta de energia, e muito mais. Como cada paciente precisa de uma atenção individualizada, meu objetivo é sempre encontrar as melhores soluções para cada caso.

Muitos brasileiros preferem um médico brasileiro, pela questão da proximidade e do cuidado com o paciente. O que você acredita ser esse diferencial?
O principal diferencial acredito que seja a diferença entre culturas. O brasileiro tem outra maneira na hora de interagir, é mais descontraído, mais relaxado e gosta de conversar mais, e muitas vezes isso se perde nos EUA. Por isso, o paciente acaba muitas vezes se sentindo um número aqui. E eu tento sempre fazer com que cada paciente meu se sinta importante, como uma pessoa e jamais como um número. Acredito muito na parte humana da medicina.

Como é a sua relação com o Brasil? Você mantém a cultura brasileira familiar? Tem proximidade com os brasileiros que vivem em Miami?
Adoro a cultura, o povo, a língua. Tento manter o máximo de proximidade com os brasileiros em Miami, não somente com meus pacientes, mas tenho amigos e tento ir a eventos importants da nossa sociedade sempre que posso.

Quando não está trabalhando, o que você gosta de fazer para se divertir? Que lugares de Miami você gosta de frequentar?
Meu tempo livre é sempre curto, porque trabalho muito e sou pai de dois meninos, acima de tudo. Então, gosto de praticar esportes, adoro correr e dedicar-me a muita leitura. Acredito em sempre trabalhar o corpo e a mente. Acima de tudo, tento fazer atividades com meus filhos e ser o melhor pai possível para os dois!

Brasil, EUA ou França? Qual o seu país de coração?
Brasil e França são meus países de origem e coração e amo morar nos EUA, então direi os três, porque meu coração é grande!

O Dr. Jacquemin oferece um atendimento VIP 24/7 pelo telefone /whatsapp 305-332-0338 e via DM no instagram @thierry jacquemin
Visite o site oficial drthierryjacquemin.com

Foto: Leo Vicario

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: seg, 22 jul.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page