Carlinhos Baiano
Entrevistas

Carlinhos Baiano – O brasileiro campeão de vendas da Toyota

Carlinhos Baiano é figura conhecida na comunidade brasileira do Sul da Flórida. Como o próprio apelido já entrega, o soteropolitano chegou aos Estados Unidos, através da ajuda da irmã, para trabalhar na Embaixada do Brasil em Washington D.C., onde permaneceu por 16 anos. Apesar da boa experiência na capital dos EUA, Carlinhos percebeu que tinha dom para vendas e veio para a Flórida, onde montou um restaurante baiano por um tempo. Porém, em 1985, sua vida mudou quando recebeu um convite para vender carros e nem ele imaginou que daria tão certo.

Carlinhos Baiano é hoje um dos maiores vendedores da Toyota, acumulando grandes recordes de vendas e uma vasta carteira de clientes brasileiros. A Acontece Magazine entrevistou Carlinhos e alguns integrantes de sua equipe como Ana Maia, sua parceira na Toyota. Confira o papo da Acontece Magazine com Carlinhos Baiano e sua trupe.

Carlinhos, você é um dos vendedores de carros da concessionária Toyota de Deerfield Beach mais conhecidos da comunidade e já recebeu muitos prêmios pelas vendas. Fale um pouco de seu trabalho e de sua equipe.
Graças a Deus já recebi muitos prêmios, sim, e muito porque amo o que faço. Tem até uma frase que adoro e combina com a minha trajetória: “a semeadura é opcional, mas a colheita é obrigatória”. Hoje sou o vendedor número 1 em cinco dealers da Toyota nos Estados Unidos. E junto com a minha equipe chegamos a vender até 50 carros por mês! Acho que esse reconhecimento se deve ao fato de que coloco o meu cliente, acima de tudo, transmitindo confiança, seriedade e explicando todos os detalhes da compra, e se possível, repetindo o processo quantas vezes forem necessárias, tudo na base da verdade.

Você é o vendedor dos brasileiros na Toyota de Deerfield Beach. Você ajuda o seu cliente na compra do começo ao fim do processo?
Antes de qualquer etapa, eu já digo para o meu cliente: “você vai passar uma ‘tarde em Itapuã’” (risos). Explico tudo, de A a Z. Estou sempre pronto para responder qualquer dúvida do meu cliente e faço questão de que ele entenda todo o processo, pois afinal de contas, com meu cliente satisfeito, tenho certeza que terei outros clientes recomendados por ele. Todos da equipe falam português e assim os clientes não terão problemas de comunicação na hora de fechar a compra.

Ana Maia
Ana, Fale um pouco sobre a sua função na equipe do Carlinhos Baiano
Meu trabalho é dar total assistência à equipe para que tudo esteja em ordem e com profissionalismo. Além do Jander e da Veruska, no financiamento, e para apoio de informação temos também a Renata Romano, que atende todas as chamadas e pedidos de internet. Nossa meta é informar todos os clientes como criar o crédito nos Estados Unidos que é um fator super importante para todos. Não queremos somente fazer uma venda, queremos que o cliente seja beneficiado com o sistema americano.

Como pode ser feito o financiamento na Toyota.
Aqui se pode financiar um carro sem carteira de motorista ou sem Social Security. Muitos não sabem também que trabalhamos tanto com veículos novos como também usados. 

O que é lease? Qual o perfil do cliente de leasing? E qual a melhor opção: lease ou financiamento?
O lease é interessante para pessoas autonômas e é preciso ter um crédito excelente para qualificar. No lease, o carro também é seu. Você pode sair dele antes do término do contrato (apesar de não ser aconselhável), pode vendê-lo ou até mesmo continuar com ele após o contrato, financiando o saldo (balance). No lease, você tem a oportunidade de trocar de carro de 3 em 3 anos sem se preocupar com a desvalorização do mesmo. Sempre estará com garantia para qualquer problema. O ideal é dar o mínimo de entrada, ter o cuidado quanto às milhas, que são limitadas no lease (uma média de até 12 mil milhas ao ano), e cuidar bem do carro em si.

Por Connie Rocha – Fotos: Bill Paparazzi

Veruska, Ana Maia, Ingrid

You cannot copy content of this page
X