Wal Reis

Dona do seu nariz – Crônica por Wal Reis

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Quem somos nós para dizer o que está errado no outro?

“Como assim? Você não ia operar o nariz?” Entre todos os foras que dei na vida, talvez esse tenha sido o mais emblemático. Conversava com uma amiga, que acabava de sair entusiasmada de uma consulta com o cirurgião plástico. Tinha certeza que ela havia procurado o profissional para operar o nariz porque suas proporções – digamos – eram avantajadas. Mas essa certeza estava baseada somente na minha visão sobre o que estava errado nela.

A pergunta desastrada surgiu após a moça afirmar que colocaria próteses de silicone. “Meu nariz não me incomoda. É uma característica de família. Não sei de onde você tirou isso”, respondeu minha vítima, com cara de poucos amigos. Na verdade, eu sabia bem de onde havia tirado aquilo, mas também sabia que queria me atirar em um poço para não encarar aquele constrangimento. E era verdade: ela nunca tinha reclamado do nariz.

A situação me ensinou uma lição valiosa: nem sempre o que nos causa estranheza em nosso corpo é unânime e, outras vezes, o que alguém nos aponta como defeito, tiramos de letra. E é nossa opinião que deve prevalecer. Podemos mudar o que é passível de ser corrigido/melhorado – desde que as condições para isso sejam lícitas e estejam ao alcance –, mas apenas no caso de estarmos convictos de que aquela mudança promoverá um tratado de paz com a gente mesmo.

A injeção de autoestima que vem com uma dieta, uma cirurgia plástica ou até um novo corte de cabelo pode valer mais do que muito remédio ou terapia. É como começar um autonamoro, investindo em um relacionamento que precisa ser duradouro, primar pela fidelidade e não aceitar pitaco de ninguém. A construção de uma autoimagem positiva é a base de conquistas que transcendem a aparência: pontapé inicial para um empoderamento sustentável, responsável por nos levar adiante.

Sobre minha amiga? Ah, ela está desfilando os peitos novos por aí, convicta de que fez o que precisava fazer por si mesma. E sim: continua dona do seu nariz.

 *Wal Reis é jornalista, profissional de comunicação corporativa e escreve sobre comportamento e coisas da vida. Blog: www.walreisemoutraspalavras.com.br

Imagem: PublicDomainPictures (Pixbay)

#autorespeito #empatia #autoconhecimento #beleza #amorpróprio

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 16 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page