User Review
( votes)Nascida no Rio de Janeiro, Anete Arslanian é professora formada em Letras pela Universidade Veiga de Almeida e desde os 18 anos de idade leciona língua portuguesa. Além da carreira no magistério, a professora Anete também foi modelo profissional no Rio e chegou a dirigir uma escola de modelos. No Rio, Anete trabalhou em escolas públicas e privadas e, logo no início de sua carreira, foi convidada para integrar a diretoria do CIEP Agostinho Neto como diretora-adjunta. Há vinte anos, Anete veio para a Flórida fazer turismo, mas se apaixonou por Miami e passou a desejar viver e trabalhar aqui, onde acabou se casando e tendo dois filhos. Atualmente ensina português em escolas americanas. Após ter fundado a American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP), a professora ganhou grande reconhecimento da comunidade brasileira nos Estados Unidos e recebeu diversos prêmios pelo seu importante trabalho.Anete conversou com a Acontece Magazine. Confira.
Como ingressou no magistério em Miami?
Qual o processo para se tornar professora em uma escola americana?
Eu ensino português na Miami Beach Senior High School, escola onde implementei o programa de ensino de português pioneiro nas escolas públicas da Flórida. Tudo começou com a minha paixão por lecionar. Não havia escola na Flórida com programa de português, mas isso não me impediu de procurar trabalho na escola Miami Beach High como professora substituta. Logo em seguida, fui convidada a largar a posição de professora substituta para iniciar o programa de português na escola. Em 2007, fui eleita Teacher of the Year (Professora do Ano). O processo para lecionar nos Estados Unidos requer algumas formalidades. Não basta ter permissão para trabalho neste país e ter certificação no seu país de origem, é necessário traduzir oficialmente este certificado e o histórico escolar. Além disso, é preciso validar este certificado e fazer a equivalência de toda a documentação escolar através de uma agência reconhecida pelo Estado da Flórida.
O que representa a AOTP para a comunidade brasileira na Flórida e como surgiu a entidade?
A AOTP surgiu da ideia de reunir os professores interessados em lecionar na Flórida e, ao mesmo tempo, de conhecer aqueles professores que já estavam trabalhando com o ensino de português. A organização, que começou com cinco professores em 2007, tem agora mais de 300 membros associados no mundo inteiro. A Organização de Professores de Português dá apoio aos professores com orientação para lecionar nos Estados Unidos e também organiza conferências anualmente, como o Encontro Mundial sobre o Ensino de Português (EMEP). Este evento começou apenas como um pequeno seminário dentro do Focus Brasil, e ganhou, com tempo e experiência dos diretores da AOTP, e em especial, do professor Luis Gonçalves, diretor executivo do evento, visibilidade mundial. O próximo evento já está marcado para os dias 7 e 8 de agosto, na Georgetown University, em Washington DC. O site para inscrição é emepsite.com. Fui presidente da AOTP de 2007 até 2015, quando passei o cargo para o então vice-presidente da associação, o professor Luis Gonçalves.
Como surgiu a parceria com o Focus Brazil?
Enquanto presidente, estabeleci parcerias sólidas com outras organizações. Uma delas é a valiosa parceria com a Focus Brasil Foundation e o Brazilian International Press Awards. Através destas parcerias, a organização de Professores de Português apresenta, a cada ano, uma homenagem formal a todos os professores e indivíduos que ajudam a propagar o ensino da língua portuguesa nos Estados Unidos. Trata-se do Prêmio de Promoção da Língua Portuguesa, em que os associados da AOTP fazem as indicações e votam em seus candidatos para o prêmio. As categorias são: Professor K-12 (ensino fundamental e médio), Professor Universitário, Escola, Universidade, Projeto, Livro ou artigo e Organização Comunitária. Para conhecer os vencedores deste ano do Prêmio AOTP de Educação, basta visitar o site da AOTP, em aotpsite.net
Qual a reação das crianças americanas nas aulas?
Elas gostam de aprender a língua e a cultura do Brasil ?
As disciplinas de português mais frequentemente ensinadas nos Estados Unidos são Português Língua Estrangeira (para alunos que não são brasileiros) e Português Língua de Herança (para alunos filhos de pais brasileiros ou pelo menos que tenham um dos pais sendo brasileiro). Dado ao número de crianças, jovens e adultos inscritos em programas de português como Língua Estrangeira pelos Estados Unidos afora, podemos dizer que nosso idioma está em alta e que eles realmente têm interesse em aprender uma língua que é bonita e que tem uma cultura muito rica e divertida a acompanhando.
Comente